Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008

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Nos motores Diesel de veículos pesados, monta-se cada vez mais uma superalimentação por um grupo "turbo-compressor". Os gases de escape são dirigidos para uma turbina cujo eixo de rotação aciona um compressor destinado a provocar uma pressão de alimentação:

  • A. na biela do motor;
  • B. no coletor de admissão;
  • C. no pistão;
  • D. no cabeçote;
  • E. na admissão terciária.

As dificuldades de arranque a frio de um motor diesel são sempre devidas a uma temperatura insuficiente do ar em fim de compressão. Quando um motor diesel tem "arranque" difícil, deve-se observar a saída dos gases de escape. Quando a combustão se efetua com excesso de combustível, o motor arranca, mas fica aos solavancos antes de tomar um regime regular. Nesse caso, a fumaça será:

  • A. inexistente;
  • B. branca;
  • C. negra;
  • D. cinzenta;
  • E. alaranjada.

Michele acabou de comprar um carro novo, bi-combustível, álcool/gasolina. Na primeira vez que foi abastecer, encheu o tanque do veículo com gasolina. Porém, quando estava com meio tanque, completou com álcool. Considerando esses dados, é correto afirmar que o carro de Michele

  • A. perderá, no mínimo, 30 cv (cavalos) de potência.
  • B. ganhará, no mínimo, 30 cv (cavalos) de potência.
  • C. não funcionará com essa mistura.
  • D. funcionará normalmente.

A quebra da "biela" ocorre quando:

  • A. Há pouco desgaste do equipamento.
  • B. Não há arranque e nem torque.
  • C. O motor atinge um elevado grau de desgaste.
  • D. O motor tem um baixo grau de potência e desgaste.

São os principais indicadores de que o motor está com problemas e precisa de uma retífica, exceto:

  • A. Alto consumo de combustível.
  • B. Fluidez.
  • C. Excesso de fumaça.
  • D. Redução de potência.

Seriam peças que não têm retífica e exigem substituição:

  • A. Anel.
  • B. Corrente.
  • C. Pistão.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

O sistema de embreagem transmite a energia do motor para o sistema de:

  • A. Alocação do motor.
  • B. Direção.
  • C. Fluxo.
  • D. Transmissão.

Ao efetuar inspeção de cabeçotes, o primeiro passo deve ser:

  • A. Observação de fluido.
  • B. Observação de elevação das peças.
  • C. Observação de ruídos.
  • D. Inspecionar presença de trincas.

Diferentes veículos e equipamentos usam turbo-compressor por diferentes razões. Poderia ser para aumentar o torque, para compensar a reduzida densidade de ar em grandes altitudes, ou - o mais comum – simplesmente para melhorar:

  • A. A vazão.
  • B. A economia de combustível.
  • C. O engate.
  • D. A elevação da calibragem.

O funcionamento do motor a diesel dá-se:

  • A. Em 2 tempos.
  • B. Em 3 tempos.
  • C. Em 1 tempo.
  • D. Em 4 tempos.
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