Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Não é um componente de um aparelho de mudança de via:
triângulo de reversão;
jacaré;
trilho de encosto;
agulha;
placa de deslizamento.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Não é uma função do lastro:
impedir os deslocamentos dos dormentes, quer no sentido logitudinal, quer no transversal;
facilitar a drenagem da superestrutura;
manter invariável a bitola;
distribuir sobre a plataforma os esforços resultantes das cargas dos veículos;
suprimir as irregularidades da plataforma.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Não compõe a superestrutura ferroviária:
trilho;
dormente;
sublastro;
talude de corte;
lastro.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Mesmo concretizado não é um fato suficiente para a extinção de uma concessão de serviço público de transporte ferroviário de cargas e passageiros:
encampação;
rescisão;
anulação;
caducidade;
desequilíbrio econômico-financeiro.
Trânsito e Serviço de Transporte - Competências dos órgãos de trânsito - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Não é uma obrigação contratual das Concessionárias de Transporte Ferroviário:
manter em dia o inventário e registro dos bens vinculados à concessão;
manter programas de treinamento de pessoal;
estimular a formação de associações de usuários;
cumprir e fazer cumprir todos os tratados, acordos e demais atos internacionais vigentes, no tocante ao setor ferroviário;
pagar as indenizações decorrentes da execução de obras, serviços e atividades necessárias à exploração da concessão.
Trânsito e Serviço de Transporte - Tipos de Transporte - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Considerando as características dos modos de transporte, podemos afirmar que:
I - O modo aéreo é o mais adequando para garantir melhor nível de serviço.
II - O modo ferroviário apresenta maiores economias de escala que o modo rodoviário.
III - Os modos marítimo e hidroviário apresentam alto consumo energético.
IV - O modo rodoviário é mais flexível que o modo aéreo.
V - O modo ferroviário é o mais adequado na operação de coleta de mercadorias.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, II, III e IV;
I, II e IV;
II e IV;
I, III e IV;
I, II, III, IV e V.
Considerando as principais regras para regulação de preços, assinale a alternativa que apresenta corretamente as regras tarifárias empregadas tradicionalmente.
tarifação a custo dos fatores e a custo médio / regulação por atividade econômica;
tarifação a preços de mercado e a custo total / regulação por decreto;
tarifação a custo dos fatores e a custo marginal / regulação por desempenho;
tarifação a custo de serviço e a custo marginal / regulação por incentivos;
tarifação a preços de mercado e a custo médio / regulação por incentivos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Analisando o comportamento da demanda em um segmento de transporte, observa-se que não haverá modificações no equilíbrio do consumidor, ou seja, o equilíbrio permanecerá estável enquanto as variáveis objetivas e subjetivas pertinentes ao processo permaneçam inalteradas. Assinale a alternativa que apresenta todas as possíveis causas ou combinações delas para o deslocamento do ponto de equilíbrio:
efeito-renda, efeito-preço e efeito-substituição;
custo total, custo marginal e compensações de custo;
custo médio, custo marginal e custo total;
desempenho, nível de serviço e custo total;
ocupação, ponto de nivelamento e compensações de custo.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta a principal causa de redução da demanda pela modalidade ferroviária de carga no período anterior às privatizações:
altos custos de implantação;
altos custos operacionais;
baixa confiabilidade;
baixa mobilidade;
baixa acessibilidade.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Assinale a alternativa que apresenta as fontes de recursos para a construção e a manutenção de rodovias federais:
tributos e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico CIDE;
pedágio e Fundo Rodoviário Nacional;
pedágio e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico CIDE;
tributos e Fundo Rodoviário Nacional;
tributos e pedágio.
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