Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008

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Não é um componente de um aparelho de mudança de via:

  • A.

    triângulo de reversão;

  • B.

    jacaré;

  • C.

    trilho de encosto;

  • D.

    agulha;

  • E.

    placa de deslizamento.

Não é uma função do lastro:

  • A.

    impedir os deslocamentos dos dormentes, quer no sentido logitudinal, quer no transversal;

  • B.

    facilitar a drenagem da superestrutura;

  • C.

    manter invariável a bitola;

  • D.

    distribuir sobre a plataforma os esforços resultantes das cargas dos veículos;

  • E.

    suprimir as irregularidades da plataforma.

Não compõe a superestrutura ferroviária:

  • A.

    trilho;

  • B.

    dormente;

  • C.

    sublastro;

  • D.

    talude de corte;

  • E.

    lastro.

Mesmo concretizado não é um fato suficiente para a extinção de uma concessão de serviço público de transporte ferroviário de cargas e passageiros:

  • A.

    encampação;

  • B.

    rescisão;

  • C.

    anulação;

  • D.

    caducidade;

  • E.

    desequilíbrio econômico-financeiro.

Não é uma obrigação contratual das Concessionárias de Transporte Ferroviário:

  • A.

    manter em dia o inventário e registro dos bens vinculados à concessão;

  • B.

    manter programas de treinamento de pessoal;

  • C.

    estimular a formação de associações de usuários;

  • D.

    cumprir e fazer cumprir todos os tratados, acordos e demais atos internacionais vigentes, no tocante ao setor ferroviário;

  • E.

    pagar as indenizações decorrentes da execução de obras, serviços e atividades necessárias à exploração da concessão.

Considerando as características dos modos de transporte, podemos afirmar que:

I - O modo aéreo é o mais adequando para garantir melhor nível de serviço.

II - O modo ferroviário apresenta maiores economias de escala que o modo rodoviário.

III - Os modos marítimo e hidroviário apresentam alto consumo energético.

IV - O modo rodoviário é mais flexível que o modo aéreo.

V - O modo ferroviário é o mais adequado na operação de coleta de mercadorias.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II, III e IV;

  • B.

    I, II e IV;

  • C.

    II e IV;

  • D.

    I, III e IV;

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Considerando as principais regras para regulação de preços, assinale a alternativa que apresenta corretamente as regras tarifárias empregadas tradicionalmente.

  • A.

    tarifação a custo dos fatores e a custo médio / regulação por atividade econômica;

  • B.

    tarifação a preços de mercado e a custo total / regulação por decreto;

  • C.

    tarifação a custo dos fatores e a custo marginal / regulação por desempenho;

  • D.

    tarifação a custo de serviço e a custo marginal / regulação por incentivos;

  • E.

    tarifação a preços de mercado e a custo médio / regulação por incentivos.

Analisando o comportamento da demanda em um segmento de transporte, observa-se que não haverá modificações no equilíbrio do consumidor, ou seja, o equilíbrio permanecerá estável enquanto as variáveis objetivas e subjetivas pertinentes ao processo permaneçam inalteradas. Assinale a alternativa que apresenta todas as possíveis causas ou combinações delas para o deslocamento do ponto de equilíbrio:

  • A.

    efeito-renda, efeito-preço e efeito-substituição;

  • B.

    custo total, custo marginal e compensações de custo;

  • C.

    custo médio, custo marginal e custo total;

  • D.

    desempenho, nível de serviço e custo total;

  • E.

    ocupação, ponto de nivelamento e compensações de custo.

Assinale a alternativa que apresenta a principal causa de redução da demanda pela modalidade ferroviária de carga no período anterior às privatizações:

  • A.

    altos custos de implantação;

  • B.

    altos custos operacionais;

  • C.

    baixa confiabilidade;

  • D.

    baixa mobilidade;

  • E.

    baixa acessibilidade.

Assinale a alternativa que apresenta as fontes de recursos para a construção e a manutenção de rodovias federais:

  • A.

    tributos e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE;

  • B.

    pedágio e Fundo Rodoviário Nacional;

  • C.

    pedágio e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE;

  • D.

    tributos e Fundo Rodoviário Nacional;

  • E.

    tributos e pedágio.

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