Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008

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O elemento que impede que o patim do trilho exerça pressões horizontais sobre os pregos ou tirefonds é:

  • A.

    o retensor;

  • B.

    a placa de apoio;

  • C.

    a tala;

  • D.

    o dormente;

  • E.

    o lastro.

Com relação aos dormentes é correto afirmar que:

  • A.

    a escolha dos tipos de madeira para a confecção de dormentes é feita exclusivamente em função das propriedades e características técnicas das essências;

  • B.

    a forma prismática simples para a seção transversal dos dormentes deve ser considerada apenas como emergência;

  • C.

    após o tratamento preservativo os dormentes devem ser furados;

  • D.

    os dormentes de concreto são os mais indicados para dormentes especiais de AMV;

  • E.

    o comprimento dos dormentes e o modo de socaria devem ser tais que uma certa extensão média do dormente deve ficar fracamente apoiada ou mesmo livre.

Devido às funções do lastro os materiais a serem empregados na sua composição devem possuir determinadas características em relação à sua natureza, granulometria, geometria das partículas e resistência ao choque e ao desgaste. A esse respeito analise as afirmativas seguintes:

I – Quanto à geometria das partículas empregadas, as formas cúbicas dificultam a socaria, o melhor é que se tenha a forma lamelar.

II – A granulometria é importante não só sob o aspecto de facilitar a drenagem, mas também na ancoragem dos dormentes.

III – As partículas devem possuir boa resistência ao choque.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmações a seguir sobre as corrugações:

I – Submetem os trilhos a rápidas vibrações que afrouxam e desgastam prematuramente as fixações de trilho.

II – Produzem um forte ruído sibilante.

III – Diminuem a resistência à tração do veículo.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

Os inúmeros defeitos que podem ocorrer nos trilhos têm origem principalmente na excessiva pressão de contato das rodas com os trilhos. Para o defeito produzido pelo excesso de pressão não é solução:

  • A.

    aumento do diâmetro das rodas;

  • B.

    ampliação da superfície de contato entre a roda e o trilho;

  • C.

    redução do raio de curvatura da superfície de rolamento do boleto do trilho;

  • D.

    aumento do número de eixos por truque;

  • E.

    redução da carga por roda.

É uma medida para reduzir o desgaste dos trilhos:

  • A.

    o tratamento com creosoto;

  • B.

    a lubrificação das superfícies de contato dos frisos das rodas com o trilho;

  • C.

    a utilização de areia;

  • D.

    a utilização de talas de junção;

  • E.

    o aumento da carga por eixo.

No gráfico do movimento dos trens não se pode observar:

  • A.

    o número de carros ou vagões dos trens em circulação;

  • B.

    o tempo de viagem entre estações;

  • C.

    o tempo parado em uma estação;

  • D.

    a distância percorrida em um intervalo de tempo;

  • E.

    a distância entre estações.

Sobre a velocidade comercial é correto afirmar:

  • A.

    é a velocidade desenvolvida pelo trem nos diversos pontos da linha, marcada no velocímetro da locomotiva e que nunca poderá exceder a velocidade máxima autorizada;

  • B.

    é a velocidade uniforme, constante, adquirida pelo trem nas diversas fases do horário, tendo como mínima a velocidade que serviu de base para a lotação do trem e como máxima a velocidade máxima autorizada;

  • C.

    é a velocidade calculada em função do raio mínimo do trecho;

  • D.

    é a velocidade média entre duas estações, calculada mediante a divisão das distâncias entre as mesmas pelo tempo gasto no percurso;

  • E.

    é a velocidade que se obtém dividindo-se a distância de todo o percurso do trem (origem-destino) pelo tempo gasto, incluindo no mesmo todas as paradas durante o percurso.

Um determinado trecho ferroviário em linha singela tem 20 pátios de cruzamento, com distância de 10 km entre pátios. Considerando que a velocidade média é de 10km/h, para dobrar a capacidade de circulação nesse trecho uma possibilidade é:

  • A.

    aumentar a velocidade média para 15 km/h;

  • B.

    reduzir para 5 km a distância entre pátios;

  • C.

    implantar mais 10 pátios;

  • D.

    dobrar a distância entre os pátios;

  • E.

    eliminar 10 pátios.

A força de tração de um veículo ferroviário é a capacidade de tração do veículo motriz. Ela é o resultado da energia mecânica aplicada às rodas motrizes dos veículos.

Analise as seguintes afirmativas com relação à força de tração:

I –é diretamente proporcional à velocidade;

II – é diretamente proporcional à potência no gerador;

III – é inversamente proporcional ao rendimento na transmissão.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

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