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O elemento que impede que o patim do trilho exerça pressões horizontais sobre os pregos ou tirefonds é:
o retensor;
a placa de apoio;
a tala;
o dormente;
o lastro.
Com relação aos dormentes é correto afirmar que:
a escolha dos tipos de madeira para a confecção de dormentes é feita exclusivamente em função das propriedades e características técnicas das essências;
a forma prismática simples para a seção transversal dos dormentes deve ser considerada apenas como emergência;
após o tratamento preservativo os dormentes devem ser furados;
os dormentes de concreto são os mais indicados para dormentes especiais de AMV;
o comprimento dos dormentes e o modo de socaria devem ser tais que uma certa extensão média do dormente deve ficar fracamente apoiada ou mesmo livre.
Devido às funções do lastro os materiais a serem empregados na sua composição devem possuir determinadas características em relação à sua natureza, granulometria, geometria das partículas e resistência ao choque e ao desgaste. A esse respeito analise as afirmativas seguintes:
I Quanto à geometria das partículas empregadas, as formas cúbicas dificultam a socaria, o melhor é que se tenha a forma lamelar.
II A granulometria é importante não só sob o aspecto de facilitar a drenagem, mas também na ancoragem dos dormentes.
III As partículas devem possuir boa resistência ao choque.
Assinale:
se apenas a afirmativa I está correta;
se apenas a afirmativa II está correta;
se apenas as afirmativas I e II estão corretas;
se apenas as afirmativas II e III estão corretas;
se todas as afirmativas estão corretas.
Analise as afirmações a seguir sobre as corrugações:
I Submetem os trilhos a rápidas vibrações que afrouxam e desgastam prematuramente as fixações de trilho.
II Produzem um forte ruído sibilante.
III Diminuem a resistência à tração do veículo.
Assinale:
se apenas a afirmativa I está correta;
se apenas a afirmativa I está correta;
se apenas as afirmativas I e II estão corretas;
se apenas as afirmativas II e III estão corretas;
se todas as afirmativas estão corretas.
Os inúmeros defeitos que podem ocorrer nos trilhos têm origem principalmente na excessiva pressão de contato das rodas com os trilhos. Para o defeito produzido pelo excesso de pressão não é solução:
aumento do diâmetro das rodas;
ampliação da superfície de contato entre a roda e o trilho;
redução do raio de curvatura da superfície de rolamento do boleto do trilho;
aumento do número de eixos por truque;
redução da carga por roda.
É uma medida para reduzir o desgaste dos trilhos:
o tratamento com creosoto;
a lubrificação das superfícies de contato dos frisos das rodas com o trilho;
a utilização de areia;
a utilização de talas de junção;
o aumento da carga por eixo.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
No gráfico do movimento dos trens não se pode observar:
o número de carros ou vagões dos trens em circulação;
o tempo de viagem entre estações;
o tempo parado em uma estação;
a distância percorrida em um intervalo de tempo;
a distância entre estações.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Sobre a velocidade comercial é correto afirmar:
é a velocidade desenvolvida pelo trem nos diversos pontos da linha, marcada no velocímetro da locomotiva e que nunca poderá exceder a velocidade máxima autorizada;
é a velocidade uniforme, constante, adquirida pelo trem nas diversas fases do horário, tendo como mínima a velocidade que serviu de base para a lotação do trem e como máxima a velocidade máxima autorizada;
é a velocidade calculada em função do raio mínimo do trecho;
é a velocidade média entre duas estações, calculada mediante a divisão das distâncias entre as mesmas pelo tempo gasto no percurso;
é a velocidade que se obtém dividindo-se a distância de todo o percurso do trem (origem-destino) pelo tempo gasto, incluindo no mesmo todas as paradas durante o percurso.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Um determinado trecho ferroviário em linha singela tem 20 pátios de cruzamento, com distância de 10 km entre pátios. Considerando que a velocidade média é de 10km/h, para dobrar a capacidade de circulação nesse trecho uma possibilidade é:
aumentar a velocidade média para 15 km/h;
reduzir para 5 km a distância entre pátios;
implantar mais 10 pátios;
dobrar a distância entre os pátios;
eliminar 10 pátios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A força de tração de um veículo ferroviário é a capacidade de tração do veículo motriz. Ela é o resultado da energia mecânica aplicada às rodas motrizes dos veículos.
Analise as seguintes afirmativas com relação à força de tração:
I é diretamente proporcional à velocidade;
II é diretamente proporcional à potência no gerador;
III é inversamente proporcional ao rendimento na transmissão.
Assinale:
se apenas a afirmativa I está correta;
se apenas a afirmativa II está correta;
se apenas as afirmativas I e II estão corretas;
se apenas as afirmativas II e III estão corretas;
se todas as afirmativas estão corretas.
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