Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008

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A equação fundamental do fluxo do tráfego envolve as seguintes variáveis:

  • A.

    volume de serviço e distância de visibilidade;

  • B.

    fluxo médio diário anual e fluxo direcional;

  • C.

    nível de serviço e capacidade;

  • D.

    fluxo velocidade e densidade;

  • E.

    densidade, ocupação e headway.

Em relação à faixa de domínio, as afirmativas a seguir estão corretas, exceto uma. Assinale-a.

  • A.

    é a base física sobre a qual se assenta a rodovia;

  • B.

    é constituída pela pista de rolamento e pelos canteiros de obras, acostamentos e sinalização;

  • C.

    estende-se até o alinhamento das cercas que separam a estrada dos imóveis marginais ou da faixa de recuo;

  • D.

    pode ser permitido o seu uso para instalação de tubulações de petróleo, de gás, de esgotos, de águas, fibras óticas etc;

  • E.

    é usual adotar uma reserva, sob a responsabilidade do DNIT, de 100m, no caso de pista simples, e de 200m, no caso de pista dupla onde edificações particulares só podem ser construídas mediante autorização expressa.

Em relação às fases que compõem o Programa de Exploração da Rodovia – PER avalie as afirmativas a seguir:

I - A fase de trabalhos iniciais vai da assinatura do contrato até o 6º mês de concessão.

II - A fase de recuperação inicia-se no 6º mês e vai até o 5º ano de concessão e tem por objetivo eliminar problemas emergenciais que signifiquem riscos pessoais e materiais iminentes dotando a rodovia de requisitos mínimos de segurança e conforto aos usuários.

III – a fase de manutenção dura até o final da concessão e visa a restabelecer as características de projeto da via.

IV - No decorrer das três fases devem ser realizados, em caráter permanente, os trabalhos de conservação, operação e de melhoramentos das rodovias.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e IV, apenas;

  • B.

    II e III, apenas;

  • C.

    I, II e III, apenas;

  • D.

    II, III e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

As rampas máximas recomendadas para rodovias expressas (classe 0) de rodovias rurais são:

  • A.

    2%;

  • B.

    3%;

  • C.

    4%;

  • D.

    5%;

  • E.

    6%.

Wardrop considerou que uma corrente de tráfego é composta de m sub-correntes subsidiárias i, cada uma delas com um fluxo qi , velocidade vi e concentração ki . Se q representa o fluxo de tráfego no trecho considerado, a velocidade média no tempo, no sentido de Wardrop, é expressa pela equação:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Os principais componentes do modo rodoviário de transportes são:

  • A.

    a ANTT, o DNIT e o Ministério dos Transportes;

  • B.

    o automóvel, o caminhão e o ônibus;

  • C.

    o motorista, o pedestre, o veículo e a rodovia;

  • D.

    o usuário, o pedágio e a via;

  • E.

    a rodovia, o veículo e o pedágio.

A fiscalização de obras e serviços numa concessionária é feita pelo atendimento:

  • A.

    ao Programa de Exploração da Rodovia;

  • B.

    ao Projeto de Uso Sustentável da Rodovia;

  • C.

    à definição de questões relevantes dos municípios atravessados pela rodovia;

  • D.

    à arrecadação da tarifa do pedágio;

  • E.

    ao relatório mensal da ANTT.

O Programa de Exploração da Rodovia (PER) é o instrumento utilizado para:

  • A.

    arrecadar pedágios pela concessionária;

  • B.

    definir o projeto básico de investimentos e atividades da concessionária;

  • C.

    alocar recursos para definição do plano de trabalho da concessionária;

  • D.

    retirar da rodovia materiais para sua conservação;

  • E.

    apropriar pessoal para trabalhar nos postos de pedágio.

No compartilhamento da infra-estrutura ferroviária, as concessionárias obrigam-se a firmar:

  • A.

    Termos de Permissão de Uso;

  • B.

    Acordos de Cooperação;

  • C.

    Contratos de Arrendamento;

  • D.

    Contratos Operacionais Específicos;

  • E.

    Contratos de Locação.

Analise as seguintes afirmativas:

I – Os truques têm a função de prover suporte, amortecimento e guia aos veículos ferroviários em operação.

II – O processo de fadiga das rodas ferroviárias é causado pela carga térmica recebida das sapatas de freio.

III – As trincas térmicas ocorrem quando a carga térmica transferida das sapatas de freio para a superfície de rolamento e aro da roda ultrapassa o limite de escoamento.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I;

  • B.

    apenas a afirmativa II;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III;

  • E.

    todas as afirmativas.

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