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Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No sistema ferroviário, usam-se indicadores específicos na comparação entre as redes ferroviárias regionais, nacionais e continentais. No que concerne a esses indicadores, julgue os itens que se seguem.
A capacidade de investimento é medida em milhões de dólares PPP (purchase power parity) por quilômetro de ferrovia.
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No sistema ferroviário, usam-se indicadores específicos na comparação entre as redes ferroviárias regionais, nacionais e continentais. No que concerne a esses indicadores, julgue os itens que se seguem.
A produtividade é medida em termos de KTU por quilômetro de via permanente.
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No sistema ferroviário, usam-se indicadores específicos na comparação entre as redes ferroviárias regionais, nacionais e continentais. No que concerne a esses indicadores, julgue os itens que se seguem.
A segurança da ferrovia ou sistema ferroviário é medida com base no número de acidentes ocorridos por trem a cada quilômetro percorrido.
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No sistema ferroviário, usam-se indicadores específicos na comparação entre as redes ferroviárias regionais, nacionais e continentais. No que concerne a esses indicadores, julgue os itens que se seguem.
A capacidade de transporte (produção) de uma ferrovia ou de sistema ferroviário é medida em KTU, que consiste no somatório dos produtos das quantidades de toneladas úteis transportadas pelas respectivas distâncias percorridas.
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No sistema ferroviário, usam-se indicadores específicos na comparação entre as redes ferroviárias regionais, nacionais e continentais. No que concerne a esses indicadores, julgue os itens que se seguem.
A densidade ferroviária é medida dividindo-se quilômetro de ferrovia por quilômetro quadrado de território.
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Os trabalhos de manutenção, para que atendam características e necessidades específicas dos veículos, são classificados em tipos.
A verificação constante dos instrumentos e indicadores dos veículos ou equipamentos está relacionada diretamente com a:manutenção preventiva;
manutenção corretiva;
reforma de unidades;
manutenção da operação;
manutenção programada.
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Considere as seguintes atividades:
I. Previsão da demanda.
II. Determinação de um conjunto de viagens.
III. Determinação de um conjunto de vias a serem operadas na rede.
IV. Determinação da freqüência dos ônibus para operação das linhas.
V. Determinação dos horários de partida dos ônibus dos terminais das linhas.
VI. Determinação da alocação dos ônibus nos horários previamente determinados.
VII. Programação dos operadores diretos dos ônibus nas linhas.
Considerando essas atividades em conjunto, estamos diante de:
um roteamento de linhas de ônibus;
uma programação de frota de ônibus;
um sistema de alocação dinâmica de ônibus urbanos a rotas previamente definidas;
um processo de planejamento de um sistema de transporte coletivo por ônibus;
uma análise operacional de uma frota de ônibus.
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Em relação à pavimentação rodoviária, analise as afirmativas:
I Conservação é o conjunto de operações destinado a restabelecer o perfeito funcionamento da rodovia.
II O pavimento constituído por uma base de brita ou por uma base de solo pedregulhoso, revestido por uma camada asfáltica é um exemplo de pavimento flexível.
III O pavimento constituído por lajes de cimento tipo Portland é um exemplo de pavimento semi-rígido.
Assinale:
se apenas a afirmativa I está correta;
se apenas a afirmativa II está correta;
se apenas as afirmativas I e II estão corretas;
se apenas as afirmativas II e III estão corretas;
se todas as afirmativas estão corretas.
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Os custos de desgaste do pavimento são extremamente relevantes pois, para manter a rodovia em condições boas e estáveis, devem ser arcados por alguém. Esses custos são proporcionais à seguinte característica dos veículos:
velocidade;
comprimento;
peso por eixo;
distância entre eixos;
número de eixos.
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Entre as atividades necessárias para a realização de estudos hidrológicos não se inclui:
a escolha do posto ou dos postos meteorológicos para o projeto;
o estabelecimento das características de precipitação pluviométrica do posto ou postos meteorológicos na região do projeto;
a determinação das características das bacias de contribuição para projeto;
a determinação das vazões das bacias de contribuição para projeto;
a determinação das características do sistema fluvial para o projeto.
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