Questões sobre Infraestrutura Viária e Rodoviária

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No projeto de terraplenagem, o material utilizado para a camada final dos aterros e o subleito dos cortes é do seguinte tipo:

  • A.

    material de 1ª categoria;

  • B.

    material de 2ª categoria;

  • C.

    material de 3ª categoria;

  • D.

    material de 4ª categoria;

  • E.

    material de 5ª categoria.

Avalie as definições de Índices de Desempenho a seguir:

I - Índice de condição da rodovia (IC) é calculado considerando parâmetros cujas medições em campo são procedidas periódica e sistematicamente em trechos de 20 km da rodovia concessionada.

II - Índice de qualidade do pavimento (IP) é a média aritmética dos parâmetros diretamente relacionados com a visão do usuário.

III - Índice de qualidade da rodovia - é a média aritmética de três índices: IP, IS e IC, em que IS é o índice do nível de serviço da rodovia.

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    I, apenas;

  • B.

    I e II, apenas;

  • C.

    I e III, apenas;

  • D.

    II e III, apenas;

  • E.

    I, II e III.

Wardrop considerou que uma corrente de tráfego é composta de m sub-correntes subsidiárias i, cada uma delas com um fluxo qi , velocidade vi e concentração ki . Se q representa o fluxo de tráfego no trecho considerado, a velocidade média no tempo, no sentido de Wardrop, é expressa pela equação:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Analise as seguintes afirmativas:

I – Os truques têm a função de prover suporte, amortecimento e guia aos veículos ferroviários em operação.

II – O processo de fadiga das rodas ferroviárias é causado pela carga térmica recebida das sapatas de freio.

III – As trincas térmicas ocorrem quando a carga térmica transferida das sapatas de freio para a superfície de rolamento e aro da roda ultrapassa o limite de escoamento.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I;

  • B.

    apenas a afirmativa II;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III;

  • E.

    todas as afirmativas.

Com relação ao transporte urbano, julgue os itens que se seguem.

A alimentação de energia de composições metroviárias elétricas pode advir tanto de rede aérea quanto de um terceiro trilho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao transporte urbano, julgue os itens que se seguem.

No cálculo tarifário, a tarifa é obtida pela soma dos custos variáveis com o quociente dos custos fixos pelo IPK.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao transporte urbano, julgue os itens que se seguem.

No financiamento de um projeto de transporte urbano da CBTU por meio de uma parceria público-privada nos moldes previstos pela Lei n.º 11.079/2004, um seguro-garantia concedido pela Caixa Econômica Federal pode garantir as obrigações pecuniárias da União.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os modelos usados para o planejamento das redes de transporte urbano tiveram um grande desenvolvimento nas últimas décadas. A necessidade de sofisticar os modelos, usados tanto para a quantificação da demanda de viagens quanto para a simulação da escolha de rotas nas redes de transporte urbano, resultou na introdução de muitas variáveis aos processos, já baseados originalmente em quatro passos: geração/atração de viagens, distribuição das viagens, escolha modal e alocação de viagens. Com esse crescimento de variáveis e do número de modelos matemáticos implementados, foram criados softwares flexíveis o suficiente para suportar e comparar diferentes cenários concebidos. Considerando as possibilidades oferecidas por essas ferramentas de planejamento multimodal de transportes, a CPTM implantou o software EMME/2 para apoiar as decisões do planejamento do futuro de sua rede e realizar estimativas dos padrões operacionais do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo. Esse sistema oferece a toda a CPTM a possibilidade de simular o comportamento do usuário, em face do incremento da oferta de transporte coletivo (ou infra-estrutura para transporte individual) na área de abrangência (RMSP) e horizontes definidos para o estudo. Por meio de um processo de calibração do modelo, a partir de dados reais dos padrões operacionais vigentes nos sistemas disponíveis, são ajustados os parâmetros do instrumento, de forma que, quando da representação de potenciais alternativas relativas à oferta de transporte, a demanda prevista para o horizonte de estudo seja alocada de forma compatível com os modelos de escolha típicos dos usuários atendidos.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

O processo de elaboração de um plano de mobilidade se divide nas fases de concepção, análise, simulações e seleção das propostas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os modelos usados para o planejamento das redes de transporte urbano tiveram um grande desenvolvimento nas últimas décadas. A necessidade de sofisticar os modelos, usados tanto para a quantificação da demanda de viagens quanto para a simulação da escolha de rotas nas redes de transporte urbano, resultou na introdução de muitas variáveis aos processos, já baseados originalmente em quatro passos: geração/atração de viagens, distribuição das viagens, escolha modal e alocação de viagens. Com esse crescimento de variáveis e do número de modelos matemáticos implementados, foram criados softwares flexíveis o suficiente para suportar e comparar diferentes cenários concebidos. Considerando as possibilidades oferecidas por essas ferramentas de planejamento multimodal de transportes, a CPTM implantou o software EMME/2 para apoiar as decisões do planejamento do futuro de sua rede e realizar estimativas dos padrões operacionais do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo. Esse sistema oferece a toda a CPTM a possibilidade de simular o comportamento do usuário, em face do incremento da oferta de transporte coletivo (ou infra-estrutura para transporte individual) na área de abrangência (RMSP) e horizontes definidos para o estudo. Por meio de um processo de calibração do modelo, a partir de dados reais dos padrões operacionais vigentes nos sistemas disponíveis, são ajustados os parâmetros do instrumento, de forma que, quando da representação de potenciais alternativas relativas à oferta de transporte, a demanda prevista para o horizonte de estudo seja alocada de forma compatível com os modelos de escolha típicos dos usuários atendidos.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Os modelos gravitacionais têm sua concepção embasada na analogia com a lei gravitacional de atração mútua dos corpos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os modelos usados para o planejamento das redes de transporte urbano tiveram um grande desenvolvimento nas últimas décadas. A necessidade de sofisticar os modelos, usados tanto para a quantificação da demanda de viagens quanto para a simulação da escolha de rotas nas redes de transporte urbano, resultou na introdução de muitas variáveis aos processos, já baseados originalmente em quatro passos: geração/atração de viagens, distribuição das viagens, escolha modal e alocação de viagens. Com esse crescimento de variáveis e do número de modelos matemáticos implementados, foram criados softwares flexíveis o suficiente para suportar e comparar diferentes cenários concebidos. Considerando as possibilidades oferecidas por essas ferramentas de planejamento multimodal de transportes, a CPTM implantou o software EMME/2 para apoiar as decisões do planejamento do futuro de sua rede e realizar estimativas dos padrões operacionais do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo. Esse sistema oferece a toda a CPTM a possibilidade de simular o comportamento do usuário, em face do incremento da oferta de transporte coletivo (ou infra-estrutura para transporte individual) na área de abrangência (RMSP) e horizontes definidos para o estudo. Por meio de um processo de calibração do modelo, a partir de dados reais dos padrões operacionais vigentes nos sistemas disponíveis, são ajustados os parâmetros do instrumento, de forma que, quando da representação de potenciais alternativas relativas à oferta de transporte, a demanda prevista para o horizonte de estudo seja alocada de forma compatível com os modelos de escolha típicos dos usuários atendidos.

Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens a seguir.

Os modelos de quatro etapas se compõem das fases sucessivas de geração, alocação, distribuição e repartição modal de viagens.

  • C. Certo
  • E. Errado
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