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Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O aparelho de mudança de via (AMV) tem a função de desviar os veículos com segurança e a uma velocidade comercialmente vantajosa. O seu custo de aquisição e de manutenção é elevado. A respeito do AMV, julgue os próximos itens.
Todo AMV é caracterizado por um número, que equivale à quantidade de partes que o compõem.
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O aparelho de mudança de via (AMV) tem a função de desviar os veículos com segurança e a uma velocidade comercialmente vantajosa. O seu custo de aquisição e de manutenção é elevado. A respeito do AMV, julgue os próximos itens.
As partes que compõem o AMV são denominadas agulha, coração (ou jacaré) e contratrilho.
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No que concerne a movimentação de trens, julgue os itens que se seguem.
A bifurcação de uma linha singela deve ser assimétrica, com raio longo e com aplicação de superelevação.
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No que concerne a movimentação de trens, julgue os itens que se seguem.
Nas vias percorridas por trens expressos, o desvio deve permitir o completo estacionamento das composições, sem prioridade em linhas paralelas, de forma a deixar a via livre para as composições expressas.
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No que concerne a movimentação de trens, julgue os itens que se seguem.
O cruzamento de trens que se deslocam em sentidos opostos, em via única, é garantido por desdobramentos da linha, que podem ser estratégicos dessa linha.
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As forças que se opõem ao movimento do trem podem ser classificadas como resistências normais e acidentais, sendo que estas últimas podem ser causadas pelas curvas ou pelas rampas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Na superlargura, o trilho interno recebe carga tangencial maior que o trilho externo.
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As forças que se opõem ao movimento do trem podem ser classificadas como resistências normais e acidentais, sendo que estas últimas podem ser causadas pelas curvas ou pelas rampas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A resistência decorrente das rampas é o valor da componente tangencial do peso da composição na rampa acrescido do atrito nas rodas.
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As forças que se opõem ao movimento do trem podem ser classificadas como resistências normais e acidentais, sendo que estas últimas podem ser causadas pelas curvas ou pelas rampas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A resistência acidental decorrente das curvas pode ser reduzida, diminuindo-se o desgaste entre friso e boleto, com a adoção da superelevação.
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As forças que se opõem ao movimento do trem podem ser classificadas como resistências normais e acidentais, sendo que estas últimas podem ser causadas pelas curvas ou pelas rampas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
As forças normais são aquelas que, em reta e nível, se opõem ao movimento do trem, tais como a resistência dos rolamentos dos aros das rodas sobre os trilhos e o atrito nos mancais dos eixos.
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Considerando que o dormente transmite pressão ao lastro, julgue os itens que se seguem.
Para cargas em repouso, a presença de lastro acima do nível do fundo do dormente tem pequeno ou nenhum efeito no aumento da carga máxima que pode ser suportada sem que esse lastro ceda.
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