Questões sobre Mecânica

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Diferentes veículos e equipamentos usam turbo-compressor por diferentes razões. Poderia ser para aumentar o torque, para compensar a reduzida densidade de ar em grandes altitudes, ou - o mais comum – simplesmente para melhorar:

  • A. A vazão.
  • B. A economia de combustível.
  • C. O engate.
  • D. A elevação da calibragem.

O funcionamento do motor a diesel dá-se:

  • A. Em 2 tempos.
  • B. Em 3 tempos.
  • C. Em 1 tempo.
  • D. Em 4 tempos.

No motor à gasolina ou à álcool o calor é gerado pela centelha da vela. Já o motor à diesel não tem vela, o calor é gerado pela compressão do ar dentro do:

  • A. Vácuo.
  • B. Câmbio.
  • C. Cilindro.
  • D. Motor.

Com referência a noções de primeiros socorros, julgue os itens seguintes.

Não se deve aplicar ungüentos, graxas, bicarbonato de sódio ou outras substâncias em queimaduras. Também não se devem retirar corpos estranhos ou graxas das lesões nem furar as bolhas existentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

aquaplanagem, que pode acontecer com qualquer tipo de veículo e em qualquer piso onde tenha ocorrido chuva, é o(a):

  • A. ganho da aderência do pneu ao solo
  • B. deslizamento da pastilha de freio contra a pista de frenagem do disco.
  • C. momento que a roda trava e o pneu se atrita, arrastando-se no solo
  • D. perda da aderência do disco de freio ao pneu
  • E. perda da aderência do pneu ao solo.

Em algumas máquinas modernas, os freios de serviço são alimentados por dois acumuladores, um para cada circuito para frear a máquina em caso de falhas. Esses acumuladores contêm

  • A.

    nitrogênio.

  • B.

    hidrogênio.

  • C.

    oxigênio.

  • D.

    argônio.

  • E.

    ozônio.

No sistema de freio a ar, os cilindros que fazem o freio de serviço e de estacionamento, denominados acumuladores (mola), têm a finalidade de

  • A.

    frear o equipamento em caso de falta de ar.

  • B.

    amortecer as pulsações durante as freadas.

  • C.

    suavizar a frenagem em piso escorregadio.

  • D.

    retardar o retorno das sapatas de freio.

  • E.

    aumentar a eficiência do freio de serviço.

Em sistemas hidráulicos e pneumáticos é comum a utilização de solenóides para controles de fluxo. Seu comando é feito por

  • A.

    pressão.

  • B.

    tensão elétrica.

  • C.

    variação de área.

  • D.

    gravidade.

  • E.

    depressão.

Num virabrequim, em que o moente foi retificado na primeira medida e passou para a medida de 57,701 mm, seu diâmetro standard era de

  • A.

    56,951.

  • B.

    57,201.

  • C.

    57,451.

  • D.

    57,601.

  • E.

    57,951.

Nos sistemas hidráulicos, a cavitação é um fenômeno que pode ocorrer devido

  • A.

    ao fato de a válvula de alívio da bomba estar fraca.

  • B.

    ao entupimento na entrada da bomba.

  • C.

    ao excesso de óleo no reservatório.

  • D.

    à baixa rotação da bomba hidráulica.

  • E.

    ao fato de a correia da bomba hidráulica estar frouxa.

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