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Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
A mobilidade e a acessibilidade com segurança e qualidade ambiental devem ser garantidas a toda a população. As afirmações abaixo estão de acordo com esta diretriz, EXCETO:
Priorizar a mobilidade e acessibilidade das pessoas, considerando os usuários mais frágeis do trânsito, como: crianças, idosos, pessoas com deficiências e portadores de necessidades especiais.
Estimular a previsão na legislação municipal, estadual e federal de mecanismos que exijam a construção, manutenção e melhoria de calçadas e passeios.
Promover a circulação de veículos de aluguel destinados ao transporte de passageiros, liberando-os da autorização do poder público concedente, desde que haja aumento da demanda de usuários além da capacidade operacional do sistema de transporte.
Promover nos projetos de empreendimentos, em especial naqueles considerados pólos geradores de tráfego, a inclusão de medidas de segurança e sinalização de trânsito, incentivando que os planos diretores municipais prevejam mecanismos que minimizem os efeitos negativos decorrentes, inclusive com ônus ao empreendedor, quando couber.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Objetivando promover o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade, no desenvolvimento de programas de educação para o trânsito, o técnico de educação deverá ter como diretrizes, EXCETO:
Divulgar e disponibilizar à sociedade estudos técnicos, estatísticas, normas e legislação.
Estimular a participação da sociedade em movimentos voltados para a segurança e à cidadania no trânsito.
Promover a sensibilização da opinião pública para o tema trânsito, através da mobilização dos meios de comunicação social.
Estimular a utilização de situações condenadas pela legislação de trânsito, desde que atendam às expectativas da população.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Com relação à integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, de acordo com o Plano Nacional de Trânsito, é correto afirmar, EXCETO:
O atendimento a algumas exigências é condição indispensável à integração de cada município ao Sistema Nacional de Trânsito. Tais exigências estão expressas no Código do Trânsito Brasileiro, artigos 24 e 333, e em Resolução do CONTRAN.
A integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito depende de seu tamanho, sua receita e seu quadro de pessoal. É exigida a criação do órgão de trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito, ao qual cabe julgar os recursos interpostos pelos presumidos infratores.
É necessário ter-se em mente a relação biunívoca do uso do solo com o trânsito e o transporte, pois cada edificação gera uma necessidade diferente de deslocamento, que deve ser atendida e, por outro lado, a movimentação de veículos, pessoas e animais interferem na implantação e utilização das edificações.
Para implantação das orientações legais relativas à municipalização do trânsito, torna-se importante validar e implantar princípios e modelos alternativos para estruturação e organização dos sistemas locais, passíveis de adequação às diferentes realidades da administração municipal no Brasil e viabilizar apoio técnico-legal e administrativo aos municípios que buscam engajar-se nesse movimento de mudança.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
De acordo com o texto da Política Nacional de Trânsito, podemos afirmar em relação à educação para o trânsito, EXCETO:
A educação para o trânsito ensinada nas escolas da rede pública e privada pressupõe a utilização de metodologia previamente definida pelo Ministério da Educação – MEC, a fim de padronizar as informações a serem recebidas pelos alunos.
A educação inclui a percepção da realidade e a adaptação, assimilação e incorporação de novos hábitos e atitudes frente ao trânsito – enfatizando a co-responsabilidade governo e sociedade, em busca da segurança e do bem-estar.
A educação tem como mola mestra a disseminação de informações e a participação da população na resolução de problemas, principalmente quando da implantação de mudanças, e só é considerada eficaz na medida em que a população alvo se conscientiza do seu papel como protagonista no trânsito e modifica comportamentos indevidos.
A educação para o trânsito ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
A Política Nacional de Trânsito busca atingir cinco grandes objetivos, priorizados em razão de seus significados para a sociedade e para o cidadão brasileiro e de seus efeitos multiplicadores, em consonância com as demais políticas públicas. São objetivos da PNT, EXCETO:
Priorizar a preservação da vida, da saúde e do meio ambiente, visando à redução do número de vítimas, dos índices e da gravidade dos acidentes de trânsito e da emissão de poluentes e ruídos.
Estimular a mobilidade e a acessibilidade a todos os cidadãos, propiciando as condições necessárias para sua locomoção no espaço público, de forma a assegurar plenamente o direito constitucional de ir e vir.
Promover o exercício da cidadania, incentivando o protagonismo da sociedade com sua participação nas discussões dos problemas e das soluções, em prol da consecução de um comportamento coletivo seguro, respeitoso e não agressivo no trânsito.
Padronizar a atuação dos municípios, na área de segurança e educação para o trânsito, definindo estratégias básicas, para que ocorra maior controle por parte do Conselho Nacional de Trânsito das ações a serem desenvolvidas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, e fiscalizar seu cumprimento é um dos objetivos básicos do:
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2005
Em todo o território nacional, os números de telefone de emergência do Corpo de Bombeiros e da Polícia, são, respectivamente:
190 e 198
191 e 196
192 e 194
193 e 190
199 e 196
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Sabendo que o CTB determina que é infração punível com multa deixar de manter acesa a luz baixa, à noite, quando o veículo estiver em movimento, julgue os itens a seguir.
Embora a Polícia Militar do Distrito Federal (PM/DF) não faça parte do Sistema Nacional de Trânsito, se um agente da PM/DF identificar um automóvel trafegando com faróis apagados à meia-noite, ele pode multar o condutor, pois a competência para multar é inerente ao poder de polícia.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Com referência a conceitos e definições adotados pela legislação de trânsito brasileira, julgue os itens subseqüentes.
Praças são logradouros públicos; motonetas são motocicletas de baixa potência; caminhonete e camioneta são termos sinônimos.
O órgão máximo normativo do Sistema Nacional de Trânsito é:
o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran.
O Conselho Nacional de Trânsito – Conatran.
O Ministério da Justiça.
O Departamento Nacional de Trânsito – Detran.
A Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran.
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