Questões sobre Sistema Nacional de Trânsito - SNT

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Com relação à superelevação não é correto afirmar que:

  • A.

    é a inclinação da via ferroviária com a elevação do trilho externo da curva, por intermédio da inclinação do dormente, de modo a criar uma componente que equilibre a força centrífuga;

  • B.

    é utilizada para evitar o tombamento dos veículos ferroviários;

  • C.

    deve ser calculada de modo que o valor da aceleração centrífuga não equilibrada não cause desconforto aos passageiros;

  • D.

    é colocada deslocando-se o trilho interno a fim de garantir a continuidade da curva do trilho externo que guia as rodas dianteiras;

  • E.

    deve ser calculada pelo critério da segurança ou estabilidade do veículo na curva e pelo critério do conforto aos passageiros, adotando-se o maior dos dois valores encontrados.

Observe as afirmações a seguir a respeito de pátios ferroviários:

I – Os pátios caracterizados pelo entroncamento de duas ou mais linhas ou ramais de uma ferrovia e/ou por pontos de quebra de tração, em virtude de mudança de perfil de linha pertencem à categoria dos pátios de cruzamento.

II – O trem ao chegar à estação entra no feixe de triagem onde os vagões são separados por destino geográfico.

III – Uma vez formado o trem, este é levado para o feixe de partida, onde aguarda o momento de ser ligado à locomotiva que o levará ao seu destino.

Assinale:

  • A.

    se apenas o item II está correto;

  • B.

    se apenas o item III está correto;

  • C.

    se apenas os itens I e II estão corretos;

  • D.

    se apenas os itens II e III estão corretos;

  • E.

    se todos estão corretos.

Não é uma função do lastro:

  • A.

    impedir os deslocamentos dos dormentes, quer no sentido logitudinal, quer no transversal;

  • B.

    facilitar a drenagem da superestrutura;

  • C.

    manter invariável a bitola;

  • D.

    distribuir sobre a plataforma os esforços resultantes das cargas dos veículos;

  • E.

    suprimir as irregularidades da plataforma.

Não compõe a superestrutura ferroviária:

  • A.

    trilho;

  • B.

    dormente;

  • C.

    sublastro;

  • D.

    talude de corte;

  • E.

    lastro.

Mesmo concretizado não é um fato suficiente para a extinção de uma concessão de serviço público de transporte ferroviário de cargas e passageiros:

  • A.

    encampação;

  • B.

    rescisão;

  • C.

    anulação;

  • D.

    caducidade;

  • E.

    desequilíbrio econômico-financeiro.

Assinale a alternativa que apresenta a principal causa de redução da demanda pela modalidade ferroviária de carga no período anterior às privatizações:

  • A.

    altos custos de implantação;

  • B.

    altos custos operacionais;

  • C.

    baixa confiabilidade;

  • D.

    baixa mobilidade;

  • E.

    baixa acessibilidade.

Assinale a alternativa que apresenta as fontes de recursos para a construção e a manutenção de rodovias federais:

  • A.

    tributos e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE;

  • B.

    pedágio e Fundo Rodoviário Nacional;

  • C.

    pedágio e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE;

  • D.

    tributos e Fundo Rodoviário Nacional;

  • E.

    tributos e pedágio.

São componentes da infra-estrutura rodoviária:

  • A.

    lastro, ILS e sub-lastro;

  • B.

    dormentes, lastro e sub-base;

  • C.

    base, reforço do sub-leito e lastro;

  • D.

    sub-leito, sub-base e revestimento;

  • E.

    revestimento, base e lastro.

Com relação à rede rodoviária federal já concedida à iniciativa privada e aquelas rodovias em processo de concessão, julgue os itens seguintes.

A habilitação de operadores de transporte multimodal está na área de atuação do DNIT.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência aos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), julgue o item abaixo.

O CONTRAN, na condição de órgão máximo do SNT, é responsável por estabelecer, em conjunto com as polícias militares, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito.

  • C. Certo
  • E. Errado
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