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Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Com relação à superelevação não é correto afirmar que:
é a inclinação da via ferroviária com a elevação do trilho externo da curva, por intermédio da inclinação do dormente, de modo a criar uma componente que equilibre a força centrífuga;
é utilizada para evitar o tombamento dos veículos ferroviários;
deve ser calculada de modo que o valor da aceleração centrífuga não equilibrada não cause desconforto aos passageiros;
é colocada deslocando-se o trilho interno a fim de garantir a continuidade da curva do trilho externo que guia as rodas dianteiras;
deve ser calculada pelo critério da segurança ou estabilidade do veículo na curva e pelo critério do conforto aos passageiros, adotando-se o maior dos dois valores encontrados.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Observe as afirmações a seguir a respeito de pátios ferroviários:
I Os pátios caracterizados pelo entroncamento de duas ou mais linhas ou ramais de uma ferrovia e/ou por pontos de quebra de tração, em virtude de mudança de perfil de linha pertencem à categoria dos pátios de cruzamento.
II O trem ao chegar à estação entra no feixe de triagem onde os vagões são separados por destino geográfico.
III Uma vez formado o trem, este é levado para o feixe de partida, onde aguarda o momento de ser ligado à locomotiva que o levará ao seu destino.
Assinale:
se apenas o item II está correto;
se apenas o item III está correto;
se apenas os itens I e II estão corretos;
se apenas os itens II e III estão corretos;
se todos estão corretos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Não é uma função do lastro:
impedir os deslocamentos dos dormentes, quer no sentido logitudinal, quer no transversal;
facilitar a drenagem da superestrutura;
manter invariável a bitola;
distribuir sobre a plataforma os esforços resultantes das cargas dos veículos;
suprimir as irregularidades da plataforma.
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Não compõe a superestrutura ferroviária:
trilho;
dormente;
sublastro;
talude de corte;
lastro.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Mesmo concretizado não é um fato suficiente para a extinção de uma concessão de serviço público de transporte ferroviário de cargas e passageiros:
encampação;
rescisão;
anulação;
caducidade;
desequilíbrio econômico-financeiro.
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Assinale a alternativa que apresenta a principal causa de redução da demanda pela modalidade ferroviária de carga no período anterior às privatizações:
altos custos de implantação;
altos custos operacionais;
baixa confiabilidade;
baixa mobilidade;
baixa acessibilidade.
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Assinale a alternativa que apresenta as fontes de recursos para a construção e a manutenção de rodovias federais:
tributos e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico CIDE;
pedágio e Fundo Rodoviário Nacional;
pedágio e Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico CIDE;
tributos e Fundo Rodoviário Nacional;
tributos e pedágio.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
São componentes da infra-estrutura rodoviária:
lastro, ILS e sub-lastro;
dormentes, lastro e sub-base;
base, reforço do sub-leito e lastro;
sub-leito, sub-base e revestimento;
revestimento, base e lastro.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à rede rodoviária federal já concedida à iniciativa privada e aquelas rodovias em processo de concessão, julgue os itens seguintes.
A habilitação de operadores de transporte multimodal está na área de atuação do DNIT.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência aos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), julgue o item abaixo.
O CONTRAN, na condição de órgão máximo do SNT, é responsável por estabelecer, em conjunto com as polícias militares, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito.
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