Questões sobre Sistema Nacional de Trânsito - SNT

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Indique, abaixo, a diretriz que NÃO se inclui entre as diretrizes gerais da Política Nacional do Trânsito.

  • A.

    Promover a educação para o trânsito.

  • B.

    Aumentar a segurança de trânsito.

  • C.

    Fortalecer o Sistema Nacional de Trânsito.

  • D.

    Intensificar a fiscalização de trânsito.

  • E.

    Promover o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade.

Indique abaixo a afirmativa falsa.

  • A.

    O trânsito de qualquer natureza nas vias internas pertencentes aos condomínios constituídos de unidades autônomas é regido pelo Código Nacional de Trânsito.

  • B.

    Um dos objetivos do Sistema Nacional do Trânsito é estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à defesa ambiental.

  • C.

    Cabe ao Sistema Nacional do Trânsito a organização dos órgãos e das entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários estaduais e municipais, estabelecendo os limites circunscricionais de suas atuações.

  • D.

    Estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades é um dos objetivos do Sistema Nacional do Trânsito.

  • E.

    Fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios administrativos para a execução das atividades de trânsito.

Compõem o Sistema Nacional de Trânsito:

  • A.

    o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, o Conselho de Trânsito do Distrito Federal, os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI.

  • B.

    o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações.

  • C.

    o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, o Conselho de Trânsito do Distrito Federal, um representante do Ministério dos Transportes, um representante do Ministério do Exército, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI.

  • D.

    o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, o Conselho de Trânsito do Distrito Federal, os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a Polícia Rodoviária Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações.

  • E.

    o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, um representante do Ministério dos Transportes, os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações.

O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades. Segundo Artigo 6º, do Capítulo II do CTB, são objetivos básicos do Sistema Nacional de Trânsito:

I. Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito e fiscalizar seu cumprimento.

II. Fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito.

III. Estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do sistema.

 Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmativa I é incorreta

  • B.

    Apenas a afirmativa II é incorreta.

  • C.

    Apenas a afirmativa III é incorreta.

  • D.

    As afirmativas I, II e III são incorretas.

  • E.

    As afirmativas I, II e III são corretas.

Uma vez instalados o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), as Agências Nacionais de Transportes Terrestres (ANTT) e Aquaviários (ANTAQ), ficaram extintos:

  • A. o GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes e a EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos;
  • B. o DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e a COFER – Comissão Federal de Transportes Ferroviários;
  • C. o GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes e a RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A.;
  • D. o PROCOFE – Programa de Concessão de Rodovias Federais e o CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito;
  • E. o DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, a RFFSA – Rede Ferroviária Federal S.A. e a PORTOBRAS – Portos Brasileiros S.A.

O condutor que teve seu recurso, relacionado a uma autuação do órgão municipal de trânsito, indeferido em primeira instância (Jari), pode interpor novo recurso

  • A.

    à Polícia Militar do Estado.

  • B.

    ao Detran − Departamento Estadual de Trânsito.

  • C.

    ao Cetran − Conselho Estadual de Trânsito.

  • D.

    ao Contran − Conselho Nacional de Trânsito.

  • E.

    ao Denatran − Departamento Nacional de Trânsito.

O Agente de Operação desempenha diversos papéis no procedimento da operação e fiscalização. Analise os itens a seguir: Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:

Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:

  • A.

    I; II; III;

  • B.

    I; IV; V;

  • C.

    I; II; III; IV;

  • D.

    I; II; III; IV; V;

  • E.

    III; IV; V.

Conforme proposta de transversalização do conteúdo trânsito, na estruturação do tema como principal projeto na escola, os passos abaixo descritos estão corretos, EXCETO:

  • A.

    Elaborar um plano de atuação. O conhecimento adquirido deve levar a um real compromisso com a "transformação da realidade-problema", como a manifestação de uma ética de valores e de cidadania. As mudanças cognitivas e atitudinais só poderão enraizar-se no indivíduo se as aplicar em situações reais, contribuindo para dar uma "funcionalidade social às aprendizagens. O próximo passo é a elaboração de um programa de atuação que não deve durar um tempo muito longo e os alunos devem ser os protagonistas dessas ações, auxiliados pelo professor.

  • B.

    Deve-se fazer uma avaliação tanto do ensino quanto da aprendizagem, utilizando-se estratégias de auto-avaliação (de cada aluno), de co-avaliação (nas equipes) e de heteroavaliação (avaliação uns dos outros). Na fase de proposição de novos problemas, as questões pendentes podem se constituir em um ponto de partida para um novo ciclo de ensino e aprendizagem e fonte de seleção de centros de interesse. Na avaliação final, deve-se trazer informações sobre aquilo que foi mais recorrente e sobre a necessidade, se for o caso, de se adotarem medidas corretivas no processo educativo.

  • C.

    Fazer um diagnóstico das atitudes, concepções prévias que os alunos têm em relação ao tema trânsito. Elaborar plano de atividades em torno dos principais interesses identificados pelo professor sobre o tema, problematizando-os. O plano de atividades, suas estratégias e recursos, deve ser construído pelo professor, considerando sua vivência e experiência na área. Os conceitos, previamente definidos pelo professor, deverão ser trabalhados em sala de aula de forma significativa para os alunos". Desenvolver o plano de atividades, a partir do qual o professor busca e repassa informações a serem trabalhadas pelos alunos.

  • D.

    Elaborar conclusões. Depois de realizar as atividades, os alunos deverão apresentar as respostas que obtiveram, as conclusões. Aqui também o papel do professor é fundamental para recompilar o que foi aprendido, verificar o que se sabe e o que ainda resta saber. Na etapa de comunicação e apresentação, o aluno comunica e divulga suas conclusões, responsabilizando-se pelo aprendido. Aqui ele tem a oportunidade de envolver-se como "agente educativo", redigindo, expressando e divulgando suas conclusões entre a comunidade mais próxima e mais ampla.

O conceito de município e sua valorização presente na concepção de municipalização para o trânsito estão ligados ao movimento de descentralização e de globalização verificado nos últimos tempos nas políticas governamentais. O local, cheio de singularidades, com seu conteúdo social como espaço de confrontos, diferenças e conflitos, opõe-se ao pensamento homogêneo e unificador da globalização. Para Ana Carlos (1994) "só é possível entendermos o mundo moderno a partir do lugar, enquanto localidade, pois é ali que se dá a unidade da vida social. O lugar guarda em si, e não fora dele, seu significado e as dimensões do movimento da história em constituição enquanto movimento, trânsito da vida." A partir de uma reflexão sobre o conteúdo do texto, é CORRETO afirmar:

  • A.

    As idéias contidas no texto estão de acordo com o Programa Nacional de Educação para Cidadania no Trânsito.

  • B.

    As idéias contidas no texto não estão presentes no Programa Nacional de Educação para a Cidadania no Trânsito.

  • C.

    O trânsito não deve ser trabalhado com uma visão local e sim global, considerando a grande possibilidade dos indivíduos de transportarem-se de um lugar para o outro.

  • D.

    Considerando o processo de globalização do transporte, caberá ao Estado e não aos Municípios, o planejamento, a organização, o controle e a fiscalização do trânsito.

Referente à conceituação de trânsito a ser enfocada em projetos educativos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O estudo do trânsito deve ser visto como uma oportunidade de desenvolver noções de direitos e deveres, de ética e de moralidade.

  • B.

    Trânsito deve ser trabalhado considerando vias, veículos, placas de sinalização e semáforos, entre outros, evidenciando com isso o seu significado predominantemente urbano.

  • C.

    Trânsito deve ter a pessoa humana como centro de referência de todo o processo de desenvolvimento da ciência e da técnica.

  • D.

    Trânsito deve ser enfocado como um espaço de manifestação de condutas, valores, convivência social e comunicação.

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