Lista completa de Questões sobre Sistema Nacional de Trânsito - SNT para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Indique, abaixo, a diretriz que NÃO se inclui entre as diretrizes gerais da Política Nacional do Trânsito.
Promover a educação para o trânsito.
Aumentar a segurança de trânsito.
Fortalecer o Sistema Nacional de Trânsito.
Intensificar a fiscalização de trânsito.
Promover o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Indique abaixo a afirmativa falsa.
O trânsito de qualquer natureza nas vias internas pertencentes aos condomínios constituídos de unidades autônomas é regido pelo Código Nacional de Trânsito.
Um dos objetivos do Sistema Nacional do Trânsito é estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à defesa ambiental.
Cabe ao Sistema Nacional do Trânsito a organização dos órgãos e das entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários estaduais e municipais, estabelecendo os limites circunscricionais de suas atuações.
Estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades é um dos objetivos do Sistema Nacional do Trânsito.
Fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios administrativos para a execução das atividades de trânsito.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Compõem o Sistema Nacional de Trânsito:
o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, o Conselho de Trânsito do Distrito Federal, os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI.
o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações.
o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, o Conselho de Trânsito do Distrito Federal, um representante do Ministério dos Transportes, um representante do Ministério do Exército, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI.
o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, o Conselho de Trânsito do Distrito Federal, os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a Polícia Rodoviária Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações.
o Conselho Nacional de Trânsito, os Conselhos Estaduais de Trânsito, um representante do Ministério dos Transportes, os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal e as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O Sistema Nacional de Trânsito é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades. Segundo Artigo 6º, do Capítulo II do CTB, são objetivos básicos do Sistema Nacional de Trânsito:
I. Estabelecer diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito e fiscalizar seu cumprimento.
II. Fixar, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito.
III. Estabelecer a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do sistema.
Assinale a opção correta.
Apenas a afirmativa I é incorreta
Apenas a afirmativa II é incorreta.
Apenas a afirmativa III é incorreta.
As afirmativas I, II e III são incorretas.
As afirmativas I, II e III são corretas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Uma vez instalados o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), as Agências Nacionais de Transportes Terrestres (ANTT) e Aquaviários (ANTAQ), ficaram extintos:
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O condutor que teve seu recurso, relacionado a uma autuação do órgão municipal de trânsito, indeferido em primeira instância (Jari), pode interpor novo recurso
à Polícia Militar do Estado.
ao Detran − Departamento Estadual de Trânsito.
ao Cetran − Conselho Estadual de Trânsito.
ao Contran − Conselho Nacional de Trânsito.
ao Denatran − Departamento Nacional de Trânsito.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Agente de Operação desempenha diversos papéis no procedimento da operação e fiscalização. Analise os itens a seguir: Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:
Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:
I; II; III;
I; IV; V;
I; II; III; IV;
I; II; III; IV; V;
III; IV; V.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Conforme proposta de transversalização do conteúdo trânsito, na estruturação do tema como principal projeto na escola, os passos abaixo descritos estão corretos, EXCETO:
Elaborar um plano de atuação. O conhecimento adquirido deve levar a um real compromisso com a "transformação da realidade-problema", como a manifestação de uma ética de valores e de cidadania. As mudanças cognitivas e atitudinais só poderão enraizar-se no indivíduo se as aplicar em situações reais, contribuindo para dar uma "funcionalidade social às aprendizagens. O próximo passo é a elaboração de um programa de atuação que não deve durar um tempo muito longo e os alunos devem ser os protagonistas dessas ações, auxiliados pelo professor.
Deve-se fazer uma avaliação tanto do ensino quanto da aprendizagem, utilizando-se estratégias de auto-avaliação (de cada aluno), de co-avaliação (nas equipes) e de heteroavaliação (avaliação uns dos outros). Na fase de proposição de novos problemas, as questões pendentes podem se constituir em um ponto de partida para um novo ciclo de ensino e aprendizagem e fonte de seleção de centros de interesse. Na avaliação final, deve-se trazer informações sobre aquilo que foi mais recorrente e sobre a necessidade, se for o caso, de se adotarem medidas corretivas no processo educativo.
Fazer um diagnóstico das atitudes, concepções prévias que os alunos têm em relação ao tema trânsito. Elaborar plano de atividades em torno dos principais interesses identificados pelo professor sobre o tema, problematizando-os. O plano de atividades, suas estratégias e recursos, deve ser construído pelo professor, considerando sua vivência e experiência na área. Os conceitos, previamente definidos pelo professor, deverão ser trabalhados em sala de aula de forma significativa para os alunos". Desenvolver o plano de atividades, a partir do qual o professor busca e repassa informações a serem trabalhadas pelos alunos.
Elaborar conclusões. Depois de realizar as atividades, os alunos deverão apresentar as respostas que obtiveram, as conclusões. Aqui também o papel do professor é fundamental para recompilar o que foi aprendido, verificar o que se sabe e o que ainda resta saber. Na etapa de comunicação e apresentação, o aluno comunica e divulga suas conclusões, responsabilizando-se pelo aprendido. Aqui ele tem a oportunidade de envolver-se como "agente educativo", redigindo, expressando e divulgando suas conclusões entre a comunidade mais próxima e mais ampla.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
O conceito de município e sua valorização presente na concepção de municipalização para o trânsito estão ligados ao movimento de descentralização e de globalização verificado nos últimos tempos nas políticas governamentais. O local, cheio de singularidades, com seu conteúdo social como espaço de confrontos, diferenças e conflitos, opõe-se ao pensamento homogêneo e unificador da globalização. Para Ana Carlos (1994) "só é possível entendermos o mundo moderno a partir do lugar, enquanto localidade, pois é ali que se dá a unidade da vida social. O lugar guarda em si, e não fora dele, seu significado e as dimensões do movimento da história em constituição enquanto movimento, trânsito da vida." A partir de uma reflexão sobre o conteúdo do texto, é CORRETO afirmar:
As idéias contidas no texto estão de acordo com o Programa Nacional de Educação para Cidadania no Trânsito.
As idéias contidas no texto não estão presentes no Programa Nacional de Educação para a Cidadania no Trânsito.
O trânsito não deve ser trabalhado com uma visão local e sim global, considerando a grande possibilidade dos indivíduos de transportarem-se de um lugar para o outro.
Considerando o processo de globalização do transporte, caberá ao Estado e não aos Municípios, o planejamento, a organização, o controle e a fiscalização do trânsito.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Referente à conceituação de trânsito a ser enfocada em projetos educativos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O estudo do trânsito deve ser visto como uma oportunidade de desenvolver noções de direitos e deveres, de ética e de moralidade.
Trânsito deve ser trabalhado considerando vias, veículos, placas de sinalização e semáforos, entre outros, evidenciando com isso o seu significado predominantemente urbano.
Trânsito deve ter a pessoa humana como centro de referência de todo o processo de desenvolvimento da ciência e da técnica.
Trânsito deve ser enfocado como um espaço de manifestação de condutas, valores, convivência social e comunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...