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Uma das anomalias comuns que ocorrem na lubrificação de motores a diesel em veículos transportadores de carga é a(o)
distribuição irregular do óleo de freio no circuito de frenagem.
redução da pressão de lubrificação por desgaste de bielas.
sobrecarga na bomba de combustível por superaquecimento.
aumento da distância de frenagem por falha na luz de freio.
mau funcionamento do sistema elétrico conectado ao radiador de óleo.
A lubrificação adequada de um motor de caminhão a diesel é obtida quando o óleo está à temperatura de 50 °C. Essa condição é conseguida e mantida pelo componente conhecido como
cárter.
condutor.
distribuidor.
virabrequim.
radiador de óleo.
Os componentes do motor a combustão interna, conhecidos como anéis de segmento, são fabricados em ferro doce ou em aço. As funções desses componentes são
assegurar a vedação do pistão e raspar o excedente de óleo.
facilitar o giro inicial do motor e envolver a câmara de combustão.
impedir a batida de pino e lubrificar o pistão.
lubrificar o pistão e vedar o alternador do contato com o óleo.
regular a potência do motor e produzir a força especificada.
Na primeira fase do ciclo térmico Diesel, ocorre a(o)
admissão de ar puro em quantidade máxima.
expulsão dos gases para reinício do processo.
pulverização do combustível para a reação adequada.
refrigeração do cilindro de combustão.
início do movimento do veículo pelo motor.
De tempos em tempos, é necessário efetuar a limpeza dos terminais da bateria dos veículos que ficam, após algum período de funcionamento, cobertos por um resíduo chamado, popularmente, de zinavre. A colocação de graxa nos terminais, a não ser após o devido aperto da braçadeira que prende os cabos, deve ser evitada. Nesse contexto, conclui-se que a limpeza dos terminais da bateria de um veículo de transporte deve ser feita porque o(a)
aumento de amperagem que ocorre na bateria pode provocar fagulhamento.
aumento da amperagem que ocorre na bateria pode provocar a corrosão desses terminais.
material ali acumulado reduz a vida útil dos faróis.
resíduo neles acumulados pode impedir a passagem da corrente elétrica.
intensidade da luz dos faróis é reduzida, podendo causar acidente.
A energia elétrica necessária ao funcionamento do motor de um caminhão
faz o alternador funcionar regulando a intensidade da corrente.
tem sua origem na bateria que a conduz ao alternador para ser distribuída.
é produzida pelo alternador, a partir do giro do motor, e acumulada na bateria.
circula pelo painel elétrico da cabine diretamente ligado à bateria do veículo.
poderá ter sua intensidade reduzida ao se ligarem os faróis, o que pode causar danos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
O vigilante devidamente habilitado poderá conduzir os veículos da empresa; contudo, sempre deverá observar os procedimentos preventivos de direção. Ao pretender efetuar uma ultrapassagem, deverá
optar por ultrapassar pela faixa da direita, se a esquerda estiver sobrecarregada ou lenta.
transitar somente pela faixa da direita, na menor velocidade possível, quando for dobrar à esquerda.
acionar o pisca-alerta, quando o fluxo, na direção pretendida, estiver sobrecarregado.
fazer o sinal regulamentar de braço apenas quando a direção pretendida for a esquerda.
indicar, com antecedência, a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Para cruzar a pista de rolamento, o pedestre deverá tomar todas as precauções de segurança, utilizando sempre as faixas de passagem a ele destinadas, observadas as seguintes disposições:
onde não houver faixa de passagem, o cruzamento será feito no sentido oblíquo ao do eixo de rolamento.
onde não houver faixa de travessia, os pedestres não devem atravessar a via e sim, permanecer na calçada.
uma vez iniciada a travessia de uma pista, o pedestre não poderá retornar de seu percurso ou parar sobre ela.
nos locais onde houver a presença de semáforo, a travessia não precisará ser realizada sobre a faixa de passagem existente.
os pedestres que estiverem atravessando a via sobre faixas delimitadoras para este fim terão prioridade de passagem.
aquaplanagem, que pode acontecer com qualquer tipo de veículo e em qualquer piso onde tenha ocorrido chuva, é o(a):
Trânsito e Serviço de Transporte - Competências dos órgãos de trânsito - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Para recorrer, a partir da notificação da penalidade, e em alguns casos específicos em segunda e última instância, o proprietário do veículo dispõe do(a):
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