Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Uma das anomalias comuns que ocorrem na lubrificação de motores a diesel em veículos transportadores de carga é a(o)

  • A.

    distribuição irregular do óleo de freio no circuito de frenagem.

  • B.

    redução da pressão de lubrificação por desgaste de bielas.

  • C.

    sobrecarga na bomba de combustível por superaquecimento.

  • D.

    aumento da distância de frenagem por falha na luz de freio.

  • E.

    mau funcionamento do sistema elétrico conectado ao radiador de óleo.

A lubrificação adequada de um motor de caminhão a diesel é obtida quando o óleo está à temperatura de 50 °C. Essa condição é conseguida e mantida pelo componente conhecido como

  • A.

    cárter.

  • B.

    condutor.

  • C.

    distribuidor.

  • D.

    virabrequim.

  • E.

    radiador de óleo.

Os componentes do motor a combustão interna, conhecidos como anéis de segmento, são fabricados em ferro doce ou em aço. As funções desses componentes são

  • A.

    assegurar a vedação do pistão e raspar o excedente de óleo.

  • B.

    facilitar o giro inicial do motor e envolver a câmara de combustão.

  • C.

    impedir a batida de pino e lubrificar o pistão.

  • D.

    lubrificar o pistão e vedar o alternador do contato com o óleo.

  • E.

    regular a potência do motor e produzir a força especificada.

Na primeira fase do ciclo térmico Diesel, ocorre a(o)

  • A.

    admissão de ar puro em quantidade máxima.

  • B.

    expulsão dos gases para reinício do processo.

  • C.

    pulverização do combustível para a reação adequada.

  • D.

    refrigeração do cilindro de combustão.

  • E.

    início do movimento do veículo pelo motor.

De tempos em tempos, é necessário efetuar a limpeza dos terminais da bateria dos veículos que ficam, após algum período de funcionamento, cobertos por um resíduo chamado, popularmente, de zinavre. A colocação de graxa nos terminais, a não ser após o devido aperto da braçadeira que prende os cabos, deve ser evitada. Nesse contexto, conclui-se que a limpeza dos terminais da bateria de um veículo de transporte deve ser feita porque o(a)

  • A.

    aumento de amperagem que ocorre na bateria pode provocar fagulhamento.

  • B.

    aumento da amperagem que ocorre na bateria pode provocar a corrosão desses terminais.

  • C.

    material ali acumulado reduz a vida útil dos faróis.

  • D.

    resíduo neles acumulados pode impedir a passagem da corrente elétrica.

  • E.

    intensidade da luz dos faróis é reduzida, podendo causar acidente.

A energia elétrica necessária ao funcionamento do motor de um caminhão

  • A.

    faz o alternador funcionar regulando a intensidade da corrente.

  • B.

    tem sua origem na bateria que a conduz ao alternador para ser distribuída.

  • C.

    é produzida pelo alternador, a partir do giro do motor, e acumulada na bateria.

  • D.

    circula pelo painel elétrico da cabine diretamente ligado à bateria do veículo.

  • E.

    poderá ter sua intensidade reduzida ao se ligarem os faróis, o que pode causar danos.

O vigilante devidamente habilitado poderá conduzir os veículos da empresa; contudo, sempre deverá observar os procedimentos preventivos de direção. Ao pretender efetuar uma ultrapassagem, deverá

  • A.

    optar por ultrapassar pela faixa da direita, se a esquerda estiver sobrecarregada ou lenta.

  • B.

    transitar somente pela faixa da direita, na menor velocidade possível, quando for dobrar à esquerda.

  • C.

    acionar o pisca-alerta, quando o fluxo, na direção pretendida, estiver sobrecarregado.

  • D.

    fazer o sinal regulamentar de braço apenas quando a direção pretendida for a esquerda.

  • E.

    indicar, com antecedência, a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo.

Para cruzar a pista de rolamento, o pedestre deverá tomar todas as precauções de segurança, utilizando sempre as faixas de passagem a ele destinadas, observadas as seguintes disposições:

  • A.

    onde não houver faixa de passagem, o cruzamento será feito no sentido oblíquo ao do eixo de rolamento.

  • B.

    onde não houver faixa de travessia, os pedestres não devem atravessar a via e sim, permanecer na calçada.

  • C.

    uma vez iniciada a travessia de uma pista, o pedestre não poderá retornar de seu percurso ou parar sobre ela.

  • D.

    nos locais onde houver a presença de semáforo, a travessia não precisará ser realizada sobre a faixa de passagem existente.

  • E.

    os pedestres que estiverem atravessando a via sobre faixas delimitadoras para este fim terão prioridade de passagem.

aquaplanagem, que pode acontecer com qualquer tipo de veículo e em qualquer piso onde tenha ocorrido chuva, é o(a):

  • A. ganho da aderência do pneu ao solo
  • B. deslizamento da pastilha de freio contra a pista de frenagem do disco.
  • C. momento que a roda trava e o pneu se atrita, arrastando-se no solo
  • D. perda da aderência do disco de freio ao pneu
  • E. perda da aderência do pneu ao solo.

Para recorrer, a partir da notificação da penalidade, e em alguns casos específicos em segunda e última instância, o proprietário do veículo dispõe do(a):

  • A. CONTRAN.
  • B. CETRAN.
  • C. DETRAN.
  • D. CONTRANDIFE.
  • E. JARI.
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