Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O transporte rodoviário de produtos perigosos pode ser realizado com grandes quantidades armazenadas em um único recipiente. Essa possibilidade refere-se à modalidade de transporte

  • A.

    a granel

  • B.

    a peso

  • C.

    a pressão

  • D.

    a vácuo

  • E.

    de volume

O pó metálico, material em que a zona de reação de combustão se alastra por todo o seu volume no tempo de 15 minutos, deve ser tratado como

  • A.

    sólido de fácil reação de combustão

  • B.

    sólido livre de reação comburente

  • C.

    produto apropriado a embalagens da classe III

  • D.

    substância com pouco risco de queima

  • E.

    carga para transporte em pequenas quantidades

As substâncias químicas que, em contato com o organismo humano, causam distúrbios no funcionamento de algum dos seus sistemas, são classificadas como substâncias

  • A.

    tóxicas

  • B.

    metálicas

  • C.

    neutras

  • D.

    adsorventes

  • E.

    adstringentes

O funcionário encarregado do controle de movimentação rodoviária de cargas perigosas, em uma empresa especializada nesse tipo de transporte, lida com variada gama de produtos e substâncias assim classificadas, além de algumas que, mesmo não se enquadrando nas classes de substâncias perigosas definidas, são tratadas como tais, porque

  • A.

    são uma carga de material hidrofílico, por exemplo.

  • B.

    apresentam riscos para o meio ambiente.

  • C.

    têm massa e volume específicos.

  • D.

    determinam o tipo de veículo transportador.

  • E.

    trafegam exclusivamente após às 18h.

Após o final das operações de limpeza e a completa descontaminação de um veículo ou equipamento que foi utilizado no transporte de produto perigoso, os rótulos de riscos e os painéis de segurança devem ser

  • A.

    cobertos, e descobertos quando da próxima operação de transporte.

  • B.

    descartados, pois são objetos sem valor ou importância intrínseca.

  • C.

    incinerados, pois estão, certamente, contaminados.

  • D.

    inutilizados, para que não sejam reutilizados na próxima remessa.

  • E.

    retirados do seu ponto de fixação no veículo ou equipamento utilizado.

Ao executar os procedimentos de controle da documentação que acompanha uma carga líquida, o técnico de logística de transporte constata que a carga é uma solução de líquido combustível de origem orgânica, miscível em água, com teor acima de 90% de água, em massa, e que, sob ensaio de inflamabilidade, foi incapaz de manter a combustão. Esse técnico pode afirmar que, nesse caso, a carga

  • A.

    deve estar acondicionada em embalagem da classe III.

  • B.

    deverá circular com autorização da ANTT.

  • C.

    terá que ser transportada em tanques herméticos.

  • D.

    não precisa ser considerada como líquido inflamável.

  • E.

    não pode ser transportada por via férrea.

O operador de uma ponte rolante deve exercer sua atividade com cuidados de segurança, entre os quais se inclui

  • A.

    obedecer ao período de descanso de 36 horas entre uma jornada de 12 horas e outra.

  • B.

    acelerar a operação de transferência em caso de a carga apresentar peças soltas.

  • C.

    executar a operação lentamente, caso haja algum trabalhador seguindo junto, sobre a carga içada.

  • D.

    evitar atitudes, tais como passar com a carga guindada sobre as pessoas.

  • E.

    inspecionar visualmente o equipamento e, tão logo o mesmo seja ligado, iniciar sua operação.

De acordo com a legislação brasileira sobre transporte rodoviário de produtos perigosos, para uma empresa levar, de sua base a seu canteiro de obras, a 100 km de distância, uma carga de tubos de dinamite, é obrigatório observar e atender a algumas determinações legais, entre as quais, a(o)

  • A.

    previsão meteorológica para o percurso previsto para o horário da viagem.

  • B.

    carga horária de trabalho do condutor, que não deve exceder a 12 horas.

  • C.

    norma específica do Ministério do Exército sobre produtos dessa classe.

  • D.

    uso do caminhão−tanque adequado para o transporte dessa carga.

  • E.

    uso de equipamento de proteção individual, como máscaras e capacetes.

As vias urbanas caracterizadas por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível, nas quais a velocidade máxima é 80 km/hora, são vias que, por seu desempenho e capacidade de tráfego, se classificam como

  • A.

    alternativas de escoamento rápido

  • B.

    avenidas de alta performance

  • C.

    avenidas de escoamento acelerado

  • D.

    vias de trânsito rápido

  • E.

    ruas de tráfego especial

As vias terrestres de tráfego rodoviário são classificadas em uma hierarquia que determina a velocidade de segurança para os veículos que nela transitam. Uma dessas classes é a denominada via coletora, cuja função é coletar e distribuir o fluxo de tráfego para as vias de trânsito rápido ou arterial. Qual a velocidade máxima, em km/h, permitida para as vias coletoras?

  • A.

    40

  • B.

    50

  • C.

    60

  • D.

    70

  • E.

    80

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