Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A fadiga é uma circunstância orgânica que potencializa a possibilidade de ocorrência de acidentes em uma viagem ou mesmo durante a jornada de trabalho no trânsito urbano. Em caso de fadiga, o condutor do veículo deve

  • A.

    abreviar a viagem aumentando a velocidade do veículo.

  • B.

    entrar em contato com sua empresa para programar uma parada.

  • C.

    fazer uma ligeira parada para tomar um cafezinho.

  • D.

    parar para dormir, evitando risco de acidentes.

  • E.

    tomar um energético para melhorar seus reflexos e evitar o sono.

Para evitar o tombamento de um veículo de transporte de carga líquida numa curva em cima da estrada, o motorista desse veículo deve

  • A.

    acelerar, utilizando a potência máxima do motor e a velocidade do veículo.

  • B.

    atentar para os buracos, desviando deles, qualquer que seja a velocidade do veículo.

  • C.

    neutralizar a força centrífuga através do controle da velocidade do veículo.

  • D.

    frear o veículo, virando rapidamente o volante para o lado interno da curva.

  • E.

    virar o volante do veículo com movimentos sequenciais e descontínuos.

A presença de curvas, em nível ou em rampas, em trechos em que os alinhamentos horizontais são deficientes, afeta o desempenho das vias expressas porque o(a)

  • A.

    condutor tem que usar maior potência do motor nesses trechos.

  • B.

    veículo poderá acidentar-se caso esteja com pneus gastos.

  • C.

    veículo poderá desenvolver maior velocidade em outros trechos não afetados.

  • D.

    pista torna-se escorregadia nesses trechos, principalmente à noite.

  • E.

    velocidade dos veículos tem que ser reduzida nesses trechos.

O equipamento de transporte, dotado de carroceria e braço hidráulico telescópico, utilizado para cargas e descargas, em geral, de máquinas ou materiais que possam ser amarrados e içados, é denominado

  • A.

    betoneira

  • B.

    guindauto

  • C.

    empilhadeira

  • D.

    paleteira

  • E.

    ponte rolante

No Brasil, o caminhão destinado ao transporte rodoviário de derivados de petróleo, como gasolina, solventes, diesel, querosene de aviação, entre outros, é denominado

  • A.

    Veículo de Segurança Intrínseca

  • B.

    Caminhão de Segurança

  • C.

    Caminhão de Combustível

  • D.

    Carro-Tanque

  • E.

    Veículo-Tanque

Existe um fator de grande importância a ser considerado no que diz respeito à estabilidade de veículos transportadores de carga. Trata-se de uma ação lateral sobre o equipamento que pode levá-lo a tombar. Esse fator de instabilidade é a(o)

  • A.

    desaceleração.

  • B.

    força centrípeta.

  • C.

    força centrífuga.

  • D.

    atrito.

  • E.

    movimento circular.

Os veículos de transporte de cargas, como caminhões com reboque, que utilizam o sistema pneumático de freios, têm por característica o(a)

  • A.

    acionamento do circuito de freios do reboque algumas frações de segundo antes dos freios do caminhão trator.

  • B.

    acionamento intermitente das luzes de freio sempre que o sistema de freios for acionado em parada repentina do equipamento de transporte.

  • C.

    toque curto automático da buzina, em acompanhamento ao acionamento do pedal de freio, no caso de parada repentina.

  • D.

    travamento imediato e simultâneo das rodas do caminhão trator e do reboque quando for acionado o pedal de freio.

  • E.

    emissão de ruído característico de fuga de ar comprimido, conjugado com o acendimento das luzes de freio, sempre que o mesmo for acionado.

Um dos tipos de sistemas de freios utilizados em veículos de transporte de cargas é o pneumático. São características desse sistema:

  • A.

    considerável esforço exigido do condutor para a redução de velocidade do veículo quando carregado; utilização do ar comprimido na manutenção da pressão de pneus; acionamento dos limpadores de para- brisas.

  • B.

    derrame de grande quantidade de óleo a cada vez que ocorre a desconecção das mangueiras de freio dos reboques; baixo custo de manutenção no que diz respeito a peças; elevado nível de qualificação para operação.

  • C.

    facilidade de acoplamento ao sistema hidráulico, com mínimo volume de óleo derramado durante a operação; ação imediata sobre as rodas; cuidados em sua utilização para evitar travamento das rodas.

  • D.

    manutenção de elevado nível técnico; ocorrência de dano provocado por impactos nas tubulações com o veículo em movimento; grande eficiência quando se aplica a veículos pesados.

  • E.

    pouca exigência de manutenção; robustez e confiabilidade; utilização em caminhões com carretas rebocadas por evitar derramamento de óleo ao se desconectarem as mangueiras de freio dos reboques.

O sistema de freios hidráulicos é usado em caminhões leves e pick-ups, geralmente assistido ou reforçado pelos freios a vácuo ou a depressão. Quais partes desse sistema são responsáveis por empurrar lonas e/ou pastilhas de freio contra cubos e/ou discos de freio para frear os veículos?

  • A.

    O pedal, ao lado do pedal de embreagem e do freio de mão.

  • B.

    Os pistões dos cilindros dos freios, conhecidos como burrinhos.

  • C.

    Os tambores de freio, acionados pelo comando elétrico de pressão hidráulica.

  • D.

    As molas de acionamento final dos freios, denominadas molas de frenagem.

  • E.

    As tubulações de óleo de freio, dotadas de válvulas para alívio de pressão.

A direção hidráulica é um recurso cada vez mais utilizado na construção de veículos de transporte rodoviário de cargas, gerando redução de cansaço dos condutores, entre outros benefícios. O projeto desse componente se baseia na(o)

  • A.

    amplitude do raio de giro da carreta nas manobras em pátios pequenos.

  • B.

    capacidade dos mecanismos hidráulicos de multiplicar os esforços.

  • C.

    redução de custos gerais para a construção do equipamento de transporte.

  • D.

    conhecimento pelo motorista da estrada a ser percorrida para a entrega.

  • E.

    tempo gasto para a manutenção preventiva anual.

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