Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A preferência de passagem será, numa rotatória, do veículo que

  • A.

    acionar, antes, sua luz indicadora de direção, ou seta.

  • B.

    desenvolver maior velocidade, à frente dos demais.

  • C.

    estiver circulando por ela, antes da chegada do outro.

  • D.

    for de maior porte em relação aos demais veículos.

  • E.

    se colocar à direita da próxima saída da via de trânsito.

Em uma via expressa de duplo sentido, colisões frontais são frequentes quando motoristas tentam entrar em vias secundárias à esquerda, entre outros motivos, por esses motoristas desrespeitarem a norma de trânsito na qual está determinado que a(o)

  • A.

    preferência será sempre do veículo que vem em sentido contrário.

  • B.

    buzina deverá ser acionada insistentemente, chamando a atenção para si.

  • C.

    velocidade de entrada na faixa de trânsito à esquerda deve ser máxima.

  • D.

    fluxo de veículos deverá ter velocidade compatível com a de seu veículo.

  • E.

    motorista não deve esquecer-se de fazer sinais manuais de forma a ser visto.

Um veículo de transporte de querosene de aviação aproxima-se de uma interseção cujo semáforo apresenta indicação luminosa favorável à sua entrada. Porém, o condutor constata que os pneus traseiros, do lado direito, esvaziaram-se. Nesse caso, o condutor deve

  • A.

    usufruir do sinal favorável e entrar no cruzamento de forma a ser visto, obrigando o trânsito transversal a reduzir sua velocidade ou parar.

  • B.

    frear o veículo, acender suas luzes e pará-lo, mesmo que na pista de rolamento, evitando incremento do dano para não onerar a logística de transporte.

  • C.

    fazer sinal manual de redução de velocidade e, mesmo com o risco do sinal luminoso do semáforo passar a indicar impedimento à passagem do tráfego, entrar cuidadosamente no cruzamento.

  • D.

    parar junto a guia, antes da interseção, evitando a possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área de cruzamento, obstruindo o trânsito transversal.

  • E.

    alertar a todos os circundantes ligando suas luzes de tráfego, acionando seu sinalizador de mudança de direção e, buzinando continuamente, mantendo-se na direção de entrada no cruzamento.

Diante de uma sinalização semafórica de advertência, em relação à possibilidade de travessia de crianças em idade escolar, o condutor de um veículo de transporte de cargas deve

  • A.

    acender os faróis e acionar as luzes de alerta para facilitar a visualização de seu veículo.

  • B.

    estacionar seu veículo e aguardar que as luzes parem de piscar, indicando a finalização do estado de advertência naquele ponto da via.

  • C.

    avaliar a possibilidade de aumentar a velocidade para passar mais rapidamente por aquele ponto da via, afastando-se do perigo.

  • D.

    buzinar de forma a despertar a atenção de qualquer pedestre que esteja nas imediações daquele ponto da via.

  • E.

    reduzir a velocidade e adotar as medidas de precaução compatíveis com a segurança para seguir adiante.

Como deve proceder o condutor de um veículo de transporte de produtos derivados de petróleo ao se aproximar de um cruzamento, não sinalizado, em relação aos veículos que transitam na direção que cruza com a que ele está seguindo?

  • A.

    Ceder a preferência de passagem ao veículo que vier da direita.

  • B.

    Ceder a preferência de passagem ao veículo que vier da esquerda.

  • C.

    Procurar manter velocidade acima daquela dos demais veículos e entrar à esquerda.

  • D.

    Reduzir sua velocidade e considerar sua a preferência à direita.

  • E.

    Aumentar gradualmente sua velocidade e tomar a direção de seu destino.

Nos fóruns internacionais que tratam da regulamentação e do controle dos transportes aquaviários, nos aspectos relacionados à segurança de navegação e à proteção ao meio ambiente marinho, o governo brasileiro é representado pela(o)

  • A.

    Marinha do Brasil.

  • B.

    Agência Nacional de Águas.

  • C.

    Ministério do Meio Ambiente.

  • D.

    Ministério das Relações Exteriores.

  • E.

    Gabinete Civil da Presidência da República.

O içamento e transporte de carga, numa ponte rolante, pressupõe a(o)

  • A.

    existência de aparato médico emergencial a postos, no local, durante a operação, prevenindo eventual acidente.

  • B.

    disponibilidade de qualquer funcionário da empresa para operar o equipamento, em caso de boas condições climáticas.

  • C.

    possibilidade de acelerar o processo de transporte com foco exclusivo na produtividade.

  • D.

    substituição da mão de obra para movimentação, por exemplo, dos contêineres que circulam, nos portos.

  • E.

    impedimento de tráfego de pessoas e/ou veículos na área por onde circula a carga içada naquele momento.

Caso apareça um pequeno foco de fogo na parte elétrica da bomba de um posto de combustível, durante uma operação de abastecimento de um veículo, os agentes extintores mais indicados para uso imediato, até que seja providenciado o total desligamento do equipamento da rede elétrica, são

  • A.

    água nebulizada ou dióxido de carbono.

  • B.

    dióxido de carbono ou água em jato compacto.

  • C.

    dióxido de carbono ou pó químico seco.

  • D.

    pó químico seco ou água em jato compacto.

  • E.

    pó químico seco ou água nebulizada.

Na modalidade de terceirização de serviços e em situação de emergência, por acidente ou avaria em que seja necessário o transbordo do produto perigoso ou o reboque do veículo transportador,

  • A.

    a responsabilidade pelos resultados da operação é do prestador de serviço contratado para aquele evento.

  • B. a responsabilidade pela operação é do expedidor e do profissional do reboque contratado para aquela ocorrência.
  • C.

    tornam-se únicos responsáveis solidários pela remediação da situação o profissional do reboque e o condutor da carga.

  • D.

    não há prejuízo da responsabilidade do fabricante, do expedidor e do transportador de manter pessoal treinado e qualificado para tais situações de emergência.

  • E.

    não se obriga o transportador contratado, por desnecessário, à qualificação para a atividade emergencial.

Uma caixa de lixo ao lado da mesa de trabalho estava repleta de papel rasgado, pedaços de lápis, canetas inúteis e um estojo de madeira quebrado. Ao retornar do almoço, um funcionário percebe que está saindo fumaça daquela caixa e se surpreende com a formação de uma pequena labareda. Treinado para combate a início de fogo, o funcionário toma a iniciativa de evitar que o fogo fuja de controle. Para esse princípio de incêndio, o agente extintor deve ser

  • A.

    aquele cuja ação é aumentar a concentração de oxigênio.

  • B.

    dióxido de carbono aspergido em jatos intermitentes.

  • C.

    derramamento de areia seca, normalmente disponível para tais situações.

  • D.

    qualquer agente que tenha a propriedade de umectar o ambiente.

  • E.

    jatos compactos de água, cuja ação extintora por resfriamento é eficaz.

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