Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um veículo equipado com direção servo assistida esterça facilmente para um dos lados e para o outro lado o volante fica pesado. A causa pode ser

  • A.

    rolamento do telescópio da suspensão desgastado.

  • B.

    terminal da direção com folga.

  • C.

    uma das válvulas da caixa de direção defeituosa.

  • D.

    correia da bomba da direção hidráulica patinando.

  • E.

    baixo nível de óleo no reservatório da direção hidráulica.

O ângulo da geometria de direção que obriga a manga de eixo a descrever uma trajetória inclinada em relação ao solo é

  • A.

    a convergência negativa.

  • B.

    o cáster nulo.

  • C.

    o câmber positivo.

  • D.

    o câmber negativo.

  • E.

    o cáster positivo.

Mesmo com as rodas perfeitamente balanceadas e com discos de freio novos, o volante de direção de um veículo com tração traseira continua apresentando vibração quando em velocidade entre 80 e 110 km/h. A causa pode ser

  • A.

    aro trincado.

  • B.

    cubo de roda empenado.

  • C.

    pivô de suspensão com folga.

  • D.

    amortecedor sem pressurização.

  • E.

    pneu remanufaturado.

A junta homocinética de veículos deve ser lubrificada com

  • A.

    graxa de sabão de lítio.

  • B.

    óleo lubrificante de alta viscosidade.

  • C.

    óleo lubrificante mineral SAE 90.

  • D.

    graxa aditivada com óleo SAE 90.

  • E.

    graxa de lítio com dissulfeto de molibdênio.

No percurso de uma volta de teste nota-se que o veículo "pula" muito quando passa em ondulações. Estando os pneus do veículo devidamente calibrados, o defeito é causado por

  • A.

    uma mola quebrada.

  • B.

    um pivô da suspensão com folga.

  • C.

    amortecedores defeituosos.

  • D.

    terminal de direção excessivamente apertado.

  • E.

    uma bucha de suspensão desgastada.

As suspensões que utilizam três braços ou mais de ligação para cada roda são conhecidas como

  • A.

    MultiLink.

  • B.

    DoubleLink.

  • C.

    Hidroativa.

  • D.

    McPherson.

  • E.

    Pneumática.

Reduzir a inclinação da carroceria quando o veículo faz curva é função

  • A.

    do braço inferior.

  • B.

    do braço superior.

  • C.

    do braço tensor.

  • D.

    da barra estabilizadora.

  • E.

    do terminal de suspensão.

O sistema ABS de freios só entra em atuação quando

  • A.

    ocorre uma diferença de rotação entre as rodas ao frear.

  • B.

    o motor entra em funcionamento.

  • C.

    o veículo está acima de 80 km/h.

  • D.

    é ligada a chave de ignição.

  • E.

    o freio é acionado violentamente.

No recondicionamento de um sistema de freio servoassistido para se realizar a substituição do fluído de freio deve-se fazer a sangria completa do sistema com

  • A.

    álcool etílico.

  • B.

    álcool isopropílico.

  • C.

    mistura equilibrada de fluído limpo com álcool anidro.

  • D.

    fluído de freio limpo.

  • E.

    vaselina líquida neutra.

Com base nas informações recebidas de cada um dos sensores de velocidade das rodas, a unidade de comando ABS emite sinais para os seguintes componentes:

  • A.

    cilindro mestre e bomba de alívio de pressão.

  • B.

    válvulas eletromagnéticas ou bomba de alívio de pressão.

  • C.

    câmara acumuladora eletropneumática e bomba de alívio de pressão.

  • D.

    válvulas eletromagnéticas ou câmara acumuladora eletropneumática.

  • E.

    cilindro de roda e câmara acumuladora eletropneumática.

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