Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em veículos equipados com estepe diferente dos pneus de rodagem, recomenda-se não incluí-lo nos rodízios nem usá-lo em distâncias superiores a

  • A.

    100 km.

  • B.

    200 km.

  • C.

    500 km.

  • D.

    1000 km.

  • E.

    1500 km.

O auxílio de pessoas sinalizando o acidente é bastante eficiente, porém arriscado. Ao se colocar pessoas para sinalização em dia ensolarado, é necessário que:

I. Suas roupas sejam coloridas para contrastar com o terreno.

II. Fiquem na lateral da pista, sempre de frente para o fluxo dos veículos.

III. Prestem muita atenção e fiquem preparados para o caso de surgir algum veículo desgovernado.

IV. Agitem o tempo todo um pano colorido para alertar os motoristas.

V. Sejam vistas de longe pelos motoristas, sendo contraindicado ficar logo depois de uma curva ou outro local perigoso.

Está correto o que afirma em

  • A.

    I, II , IV e V, apenas.

  • B.

    I, III, IV e V, apenas.

  • C.

    II, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

Um motorista envolveu-se em um acidente de trânsito à noite com chuva em uma rodovia cujo limite de velocidade permitido é de 100 Km/h. Não houve vítimas, mas é necessário sinalizar o local para que não ocorram outros acidentes. Sabendo-se que a sinalização deve começar antes do local do acidente ser visível, a distância em que ela deve ser colocada é de

  • A.

    60 passos largos.

  • B.

    200 passos largos.

  • C.

    160 passos largos.

  • D.

    100 passos largos.

  • E.

    80 passos largos.

A vítima de um acidente de trânsito sofreu um corte profundo na perna esquerda e está perdendo sangue em quantidade moderada. Para estancar o sangramento deve- se fazer

  • A.

    torniquete no membro superior esquerdo para dificultar a chegada do sangue arterial nas pernas.

  • B.

    torniquete logo abaixo da lesão e cobrir a vítima para evitar perda de calor.

  • C.

    compressão direta no ferimento com gaze ou pano limpo.

  • D.

    compressão direta no ferimento com pó de café que é um coagulante natural.

  • E.

    compressão direta no ferimento com uma pasta de vaselina e açúcar.

Via caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível é caracterizada como

  • A.

    via arterial.

  • B.

    via de trânsito rápido.

  • C.

    estrada.

  • D.

    via local.

  • E.

    passarela.

  • A.

    advertência, apenas.

  • B.

    infração média.

  • C.

    infração grave.

  • D.

    infração gravíssima.

  • E.

    falta de cortesia, apenas.

Em uma via urbana não sinalizada com placas de velocidade máxima permitida e caracterizada como via arterial, o motorista não poderá trafegar com velocidade superior à

  • A.

    20 km/h.

  • B.

    30 km/h.

  • C.

    60 km/h.

  • D.

    50 km/h.

  • E.

    40 km/h.

No procedimento da verificação de alguns itens do veículo, o nível de óleo do cárter do motor deve ser feito

  • A.

    logo após o motor ter sido desligado.

  • B.

    com o motor frio em funcionamento em marcha lenta.

  • C.

    com o motor quente em funcionamento em marcha lenta.

  • D.

    com o motor desligado depois de um determinado tempo.

  • E.

    logo após o motor ter sido ligado ainda frio.

Durante um determinado percurso, o condutor de um veículo percebeu que em subidas a rotação do motor aumentava, mas o deslocamento do veículo não aumentava. Esse sintoma pode ser atribuído à deficiência do sistema de

  • A.

    alimentação.

  • B.

    embreagem.

  • C.

    lubrificação.

  • D.

    ignição.

  • E.

    arrefecimento.

Em uma inspeção visual no veículo, observou-se desgaste excessivo no centro da banda de rodagem dos pneus. Isto pode ser causado por

  • A.

    calibração baixa dos pneus.

  • B.

    calibração alta dos pneus.

  • C.

    desalinhamento das rodas.

  • D.

    desbalanceamento das rodas.

  • E.

    desalinhamento do agregado da suspensão.

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