Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em uma viagem na descida de uma serra, o condutor do veículo percebe que ao acionar o freio o pedal está mole e se aproximando do assoalho. Nesta situação, a causa e o procedimento devem ser, respectivamente,

  • A.

    aquecimento excessivo do freio; continuar a descida usando o freio de estacionamento.

  • B.

    aquecimento excessivo do freio; continuar a descida engrenado com cuidado.

  • C.

    aquecimento excessivo do freio; aguardar no acostamento até o resfriamento.

  • D.

    falta de fluído; continuar a descida usando freio motor.

  • E.

    vazamento de fluído; parar e completar.

Um veículo deslocando-se normalmente no trânsito tem uma parada de funcionamento do seu motor. Nesse caso, o seu condutor deve

  • A.

    deslocar o veículo até o meio fio e dar a partida até o consumo total da bateria.

  • B.

    manter o veículo no mesmo lugar e dar a partida até o consumo total da bateria.

  • C.

    sinalizar o veículo no mesmo local e aguardar socorro.

  • D.

    deslocar o veículo até o meio fio, sinalizar e verificar a falta de combustível ou de corrente elétrica.

  • E.

    manter o veículo no mesmo local e verificar a falta de combustível ou de corrente elétrica.

Na situação em que se necessita utilizar o extintor de incêndio de um veículo, o jato de seu conteúdo deverá ser

  • A.

    jogado em uma única direção, no centro da área em chamas.

  • B.

    dirigido para o meio do fogo.

  • C.

    dirigido para a base das chamas.

  • D.

    jogado aos poucos e em pequena quantidade.

  • E.

    jogado, uma única vez, no sentido de cima para baixo.

Uma das situações em que se deve retirar a vítima do veículo, antes da chegada do socorro profissional, é quando houver

I. perigo imediato de incêndio.

II. solicitação da vítima.

III. descontrole emocional da vítima.

IV. suspeita de fratura cervical.

Está correto o descrito APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

A posição correta ao dirigir evita desgaste físico e contribui para evitar situações de perigo. Considere as afirmativas abaixo.

I. Dirija com os braços e pernas ligeiramente dobrados, evitando tensões.

II. Apoie bem o corpo no assento e no encosto do banco, o mais próximo possível de um ângulo de 60 graus.

III. Ajuste o encosto de cabeça de acordo com a altura dos ocupantes do veículo, de preferência na altura dos olhos.

Está correto o que afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I e III, apenas.

Os pneus têm três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. Confira sempre o desgaste, pois o pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. A função dos sulcos é de

  • A.

    garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.

  • B.

    aumentar a estabilidade do veículo.

  • C.

    diminuir o consumo de combustível.

  • D.

    evitar o desgaste de outros componentes da suspensão.

  • E.

    alinhar a direção.

A primeira coisa a aprender no tocante à direção defensiva é que acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar. Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade. Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável. Portanto, os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com: os veículos, os condutores, as vias de trânsito e

  • A.

    os imprevistos e o comportamento das pessoas.

  • B.

    o ambiente e o clima.

  • C.

    o ambiente e o comportamento das pessoas.

  • D.

    a chuva e a neblina.

  • E.

    os pedestres e o clima.

O condutor de um veículo, quando do embarque e o desembarque de seus passageiros, deve cuidar para que isto ocorra sempre

  • A.

    pela esquerda.

  • B.

    do lado da calçada.

  • C.

    pela direita.

  • D.

    pelo lado da via.

  • E.

    por ambos os lados.

Algumas condições climáticas e naturais afetam as condições de segurança do trânsito. Sob estas condições, você deverá adotar atitudes que garantam a sua segurança e a dos demais usuários da via. Considere as afirmativas abaixo.

I. Sob neblina ou cerração, você deve imediatamente acender a luz baixa do farol e o farol de neblina, se tiver.

II. Nos casos de queimadas, redobre sua atenção e reduza a velocidade. Ligue a luz baixa do farol e, depois que entrar na fumaça, não pare o veículo na pista.

III. Sob chuva intensa, você deve imediatamente parar no acostamento.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

A sinalização semafórica pode ser dividida nos seguintes grupos:

  • A.

    regulamentação e advertência.

  • B.

    regulamentação e veicular.

  • C.

    veicular e pedestre.

  • D.

    veicular, pedestre e ciclista.

  • E.

    vermelho, amarelo e verde.

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