Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um condutor trafegando com seu automóvel a 90 km/h numa rodovia pavimentada em trecho reto, fica de repente sem freios. A atitude correta, nesse caso, é

  • A.

    colocar o câmbio em ponto morto e aí puxar com força o freio de mão.

  • B.

    reduzir para a segunda marcha, deixar os pés nos pedais da embreagem e freio ao mesmo tempo e aí puxar com força o freio de mão.

  • C.

    deixar qualquer marcha engrenada, desligar a chave do contato e aí puxar o freio de mão suavemente.

  • D.

    reduzir as marchas sucessivamente, até chegar a primeira e aí puxar o freio de mão suavemente.

  • E.

    acionar as luzes de emergência (pisca-alerta), buzinar e aí puxar com força o freio de mão.

Quando a bateria do veículo está descarregada a ponto de não permitir mais a partida, deve-se fazer o veículo pegar no "tranco" (empurrar o veículo com a ignição ligada e a marcha engatada até que pegue). Esse recurso

  • A.

    é recomendável para veículos equipados com carburador.

  • B.

    não é recomendável para qualquer tipo de veículo.

  • C.

    é recomendável para veículos que possuem correia dentada.

  • D.

    é recomendável para qualquer tipo de veículo.

  • E.

    é recomendável para veículos equipados com injeção eletrônica.

A função de reduzir as oscilações da mola de suspensão é

  • A.

    dos amortecedores.

  • B.

    das barras estabilizadoras.

  • C.

    dos braços superiores da suspensão.

  • D.

    dos braços inferiores da suspensão.

  • E.

    das buchas dos braços de suspensão.

A função do catalisador no sistema de escapamento é

  • A.

    melhorar a eficiência do motor.

  • B.

    controlar a potência do motor, tornando o veículo mais econômico.

  • C.

    diminuir a emissão de poluentes.

  • D.

    reduzir os ruídos do motor, diminuindo a poluição sonora.

  • E.

    garantir que a compressão do motor seja ideal.

Com a finalidade de eliminar as bolhas de ar do sistema de freio, deve-se

  • A.

    ajustar o assentamento das sapatas.

  • B.

    trocar as pastilhas de freio.

  • C.

    ajustar a regulagem do freio de estacionamento.

  • D.

    trocar os tambores e cilindros da roda.

  • E.

    executar a sangria do sistema.

Um condutor ao utilizar-se de veículo para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus,

  • A.

    estará cometendo uma infração de natureza média.

  • B.

    estará cometendo uma infração de natureza leve.

  • C.

    estará cometendo uma infração de natureza gravíssima.

  • D.

    estará cometendo uma infração de natureza grave.

  • E.

    não estará cometendo uma infração.

Verifica-se, periodicamente, nos veículos automotores, pequeno consumo de óleo de motor. Visualmente, não havendo vazamento, esse consumo é

  • A.

    conseqüência, sempre, de vazamentos internos no motor, não identificados externamente.

  • B. sinal de algum problema sério no motor, pois somente motores desgastados consomem óleo.
  • C.

    um alerta para que se substitua o óleo do motor que está apresentando excesso de contaminação por combustível.

  • D.

    normal, pois até o próprio fabricante do veículo especifica no manual a proporção de consumo por quilômetros rodados.

  • E.

    normal quando o óleo aplicado é de viscosidade acima da recomendada pelo fabricante.

É considerada uma infração de trânsito: a imobilização do veículo na via por

  • A.

    falta de combustível.

  • B.

    falha mecânica.

  • C.

    falha no sistema elétrico.

  • D.

    falha no sistema de injeção eletrônica.

  • E.

    furo ou estouro de pneu.

Considere a representação abaixo.

O óleo do motor deve ser completado quando o nível estiver semelhante ao representado na vareta de óleo de número

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    IV.

  • E.

    V.

A ausência da válvula termostática faz com que o motor do veículo, em percursos livres de trânsito pesado, apresente

  • A.

    nível de líquido de arrefecimento acima do normal.

  • B.

    temperatura abaixo da normal.

  • C.

    temperatura acima da normal.

  • D.

    vazamento de líquido de arrefecimento.

  • E.

    alta pressurização no sistema de arrefecimento.

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