Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A sinalização que tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, é a de

  • A.

    Orientação de destino.

  • B.

    Indicação.

  • C.

    Regulamentação.

  • D.

    Advertência.

  • E.

    Serviços.

Um agente da autoridade de trânsito ao utilizar num cruzamento entre duas vias urbanas, como sinal de apito sonoro dois silvos breves, associado ao respectivo gesto, está passando a seguinte ordem ao motorista que por ali circula:

  • A.

    Trânsito impedido em todas as direções.

  • B.

    Pare.

  • C.

    Siga.

  • D.

    Diminua a marcha.

  • E.

    Acenda a lanterna.

Considere a figura abaixo.

As linhas transversais no solo informam que, ao se aproximar do obstáculo "A", os condutores deverão

  • A.

    aumentar a velocidade e manter-se à direita.

  • B.

    manter-se à esquerda e acelerar.

  • C.

    estacionar a partir do ponto "A".

  • D.

    diminuir a velocidade de seus veículos.

  • E.

    dar preferência de passagem ao veículo que estiver mais próximo de "A".

Para transpor um trecho de rodovia alagado à sua frente o condutor deve

  • A.

    engatar a primeira marcha, manter o carro acelerado e regular a velocidade com a embreagem.

  • B.

    acelerar fundo e ao chegar ao trecho alagado colocar o câmbio em ponto morto.

  • C.

    acelerar fundo e entrar no trecho alagado em alta velocidade.

  • D.

    reduzir para a segunda marcha e entrar no trecho alagado em alta velocidade.

  • E.

    entrar no trecho alagado com o carro acelerado, colocar o câmbio em ponto morto e em seguida frear bruscamente.

Segundo dados do Anuário Estatístico de Transportes, o Brasil tinha em 2000 cerca de 165 mil km de rodovias pavimentadas. No tocante à infra-estrutura rodoviária, é correto afirmar que

  • a.

    o amplo programa de concessões executado pela União e alguns estados atingiu cerca de 20% do total da malha rodoviária pavimentada.

  • b.

    mais de 60% da malha rodoviária concedida a empresas privadas está sob jurisdição federal.

  • c.

    mais de 60% da malha rodoviária concedida a empresas privadas está sob jurisdição dos estados.

  • d.

    o amplo programa de concessões executado pela União e alguns estados atingiu cerca de 1/3 do total da malha rodoviária pavimentada.

  • e.

    as licitações das malhas rodoviárias federal e estaduais adotaram o modelo da menor tarifa de pedágio a ser cobrada dos usuários.

A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE/combustível, cuja distribuição de recursos foi recentemente regulamentada,

  • a.

    incide sobre o tráfego de veículos nas rodovias concedidas à iniciativa privada.

  • b.

    incide sobre cada veículo autorizado a trafegar no país, a ser pago junto com o licenciamento anual.

  • c.

    incide sobre a venda de gasolina nos postos de combustíveis.

  • d.

    terá seus recursos partilhados entre a União e os estados, em proporções iguais, para aplicação na infra-estrutura de transportes.

  • e.

    incide sobre a importação e a comercialização interna de combustíveis.

Na gestão da infra-estrutura e dos serviços de transporte terrestres, é de atuação regulatória da Agência Nacional de Transportes Terrestres − ANTT

  • a.

    a fiscalização da exploração da infra-estrutura ferroviária e do arrendamento dos ativos operacionais correspondentes.

  • b.

    o planejamento dos investimentos em infra-estrutura ferroviária e rodoviária.

  • c.

    a fiscalização do transporte rodoviário interestadual, intermunicipal e urbano.

  • d.

    a fiscalização de todos os concessionários privados que explorem a infra-estrutura rodoviária no território nacional.

  • e.

    a coordenação das ações de fomento aos investimentos em ferrovias e rodovias.

A privatização das ferrovias nos anos 90

  • a.

    foi acompanhada da criação da agência regulatória setorial, a ANTT.

  • b.

    implicou metas de produção, de redução de acidentes e pagamentos anuais à União pela exploração da concessão.

  • c.

    envolveu as malhas da antiga RFFSA, da FEPASA − Ferrovias Paulistas S.A. e os trens urbanos nas principais cidades.

  • d.

    envolveu, como em outras experiências internacionais, licitações separadas para a exploração da infra-estrutura e para o serviço de transporte.

  • e.

    eliminou a necessidade de uma política específica de planejamento nessa área.

Na área de transportes, com base na Constituição Federal e na legislação setorial, é INCORRETO afirmar que

  • a.

    não foi previsto na legislação setorial um Conselho semelhante ao Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, com a principal atribuição de propor políticas de integração dos diferentes modos de transporte.

  • b.

    a União está autorizada a delegar aos Municípios, Estados e ao Distrito Federal a administração e exploração de rodovias e portos federais.

  • c.

    compete à União, diretamente ou mediante concessão, permissão ou autorização a exploração da navegação aérea e a infra-estrutura aeroportuária.

  • d.

    compete à União, diretamente ou mediante concessão, permissão ou autorização a exploração dos portos marítimos, fluviais e lacustres.

  • e.

    compete à União instituir diretrizes para os transportes urbanos.

As cores das luzes dos semáforos utilizados para controle de fluxo de pedestres são vermelha, verde

  • A.

    verde intermitente.

  • B.

    amarela intermitente.

  • C.

    amarela piscante.

  • D.

    vermelha intermitente.

  • E.

    verde intermitente e vermelha intermitente alternadamente.

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