Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A sinalização que tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias, é a de
Orientação de destino.
Indicação.
Regulamentação.
Advertência.
Serviços.
Um agente da autoridade de trânsito ao utilizar num cruzamento entre duas vias urbanas, como sinal de apito sonoro dois silvos breves, associado ao respectivo gesto, está passando a seguinte ordem ao motorista que por ali circula:
Trânsito impedido em todas as direções.
Pare.
Siga.
Diminua a marcha.
Acenda a lanterna.
Considere a figura abaixo.
As linhas transversais no solo informam que, ao se aproximar do obstáculo "A", os condutores deverão
aumentar a velocidade e manter-se à direita.
manter-se à esquerda e acelerar.
estacionar a partir do ponto "A".
diminuir a velocidade de seus veículos.
dar preferência de passagem ao veículo que estiver mais próximo de "A".
Para transpor um trecho de rodovia alagado à sua frente o condutor deve
engatar a primeira marcha, manter o carro acelerado e regular a velocidade com a embreagem.
acelerar fundo e ao chegar ao trecho alagado colocar o câmbio em ponto morto.
acelerar fundo e entrar no trecho alagado em alta velocidade.
reduzir para a segunda marcha e entrar no trecho alagado em alta velocidade.
entrar no trecho alagado com o carro acelerado, colocar o câmbio em ponto morto e em seguida frear bruscamente.
Segundo dados do Anuário Estatístico de Transportes, o Brasil tinha em 2000 cerca de 165 mil km de rodovias pavimentadas. No tocante à infra-estrutura rodoviária, é correto afirmar que
o amplo programa de concessões executado pela União e alguns estados atingiu cerca de 20% do total da malha rodoviária pavimentada.
mais de 60% da malha rodoviária concedida a empresas privadas está sob jurisdição federal.
mais de 60% da malha rodoviária concedida a empresas privadas está sob jurisdição dos estados.
o amplo programa de concessões executado pela União e alguns estados atingiu cerca de 1/3 do total da malha rodoviária pavimentada.
as licitações das malhas rodoviárias federal e estaduais adotaram o modelo da menor tarifa de pedágio a ser cobrada dos usuários.
A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE/combustível, cuja distribuição de recursos foi recentemente regulamentada,
incide sobre o tráfego de veículos nas rodovias concedidas à iniciativa privada.
incide sobre cada veículo autorizado a trafegar no país, a ser pago junto com o licenciamento anual.
incide sobre a venda de gasolina nos postos de combustíveis.
terá seus recursos partilhados entre a União e os estados, em proporções iguais, para aplicação na infra-estrutura de transportes.
incide sobre a importação e a comercialização interna de combustíveis.
Na gestão da infra-estrutura e dos serviços de transporte terrestres, é de atuação regulatória da Agência Nacional de Transportes Terrestres − ANTT
a fiscalização da exploração da infra-estrutura ferroviária e do arrendamento dos ativos operacionais correspondentes.
o planejamento dos investimentos em infra-estrutura ferroviária e rodoviária.
a fiscalização do transporte rodoviário interestadual, intermunicipal e urbano.
a fiscalização de todos os concessionários privados que explorem a infra-estrutura rodoviária no território nacional.
a coordenação das ações de fomento aos investimentos em ferrovias e rodovias.
A privatização das ferrovias nos anos 90
foi acompanhada da criação da agência regulatória setorial, a ANTT.
implicou metas de produção, de redução de acidentes e pagamentos anuais à União pela exploração da concessão.
envolveu as malhas da antiga RFFSA, da FEPASA − Ferrovias Paulistas S.A. e os trens urbanos nas principais cidades.
envolveu, como em outras experiências internacionais, licitações separadas para a exploração da infra-estrutura e para o serviço de transporte.
eliminou a necessidade de uma política específica de planejamento nessa área.
Na área de transportes, com base na Constituição Federal e na legislação setorial, é INCORRETO afirmar que
não foi previsto na legislação setorial um Conselho semelhante ao Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, com a principal atribuição de propor políticas de integração dos diferentes modos de transporte.
a União está autorizada a delegar aos Municípios, Estados e ao Distrito Federal a administração e exploração de rodovias e portos federais.
compete à União, diretamente ou mediante concessão, permissão ou autorização a exploração da navegação aérea e a infra-estrutura aeroportuária.
compete à União, diretamente ou mediante concessão, permissão ou autorização a exploração dos portos marítimos, fluviais e lacustres.
compete à União instituir diretrizes para os transportes urbanos.
As cores das luzes dos semáforos utilizados para controle de fluxo de pedestres são vermelha, verde
verde intermitente.
amarela intermitente.
amarela piscante.
vermelha intermitente.
verde intermitente e vermelha intermitente alternadamente.
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