Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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No retorno de um fim de semana prolongado, um motorista encontra um grande "engarrafamento". Ansioso, ele arremete pelo acostamento, ultrapassando os carros que estão parados.

Esse motorista não está respeitando o seguinte procedimento da direção defensiva:

  • A.

    o acostamento é destinado a paradas de emergência e ao tráfego de pedestres;

  • B.

    os acidentes são evitados quando se mantém distância segura do veículo que está à frente;

  • C.

    a ultrapassagem pode ser feita pelo acostamento em velocidade de segurança;

  • D.

    o motorista deve resolver individualmente as retenções dos fluxos de circulação;

  • E.

    o acostamento, espaço reservado para o pedestre, deve ser usado para liberar o trânsito.

Das cinco diretorias listadas abaixo, que normalmente administram as atividades de uma empresa de transportes, assinale a que está ligada diretamente à gestão de frotas:

  • A.

    administrativa;

  • B.

    operacional;;

  • C.

    financeira;

  • D.

    de marketing;

  • E.

    de recursos humanos.

Os trabalhos de manutenção, para que atendam características e necessidades específicas dos veículos, são classificados em tipos.

A verificação constante dos instrumentos e indicadores dos veículos ou equipamentos está relacionada diretamente com a:

  • A.

    manutenção preventiva;

  • B.

    manutenção corretiva;

  • C.

    reforma de unidades;

  • D.

    manutenção da operação;

  • E.

    manutenção programada.

Todos os sintomas listados abaixo foram observados em um caminhão de carga geral:

I. Má estabilidade.

II. Falta de aderência.

III. Iluminação deficiente (dos faróis).

IV. Sobrecarga nos eixos.

V. Desgaste prematuro de diversos componentes (material rodante, sistema de freios, suspensão e direção).

VI. Alto consumo de combustível.

O diagnóstico incorreto é:

  • A.

    distribuição incorreta da carga;

  • B.

    excesso de velocidade;

  • C.

    baixa pressão nos pneus;

  • D.

    balanceamento dos pneus fora dos parâmetros;

  • E.

    alinhamento deficiente das rodas.

Considere o seguinte indicador de transporte público por ônibus: passageiros-km/lugar ofertado-km.

Este indicador nos dá uma idéia de ______do sistema quanto a sua ______.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:

  • A.

    nível de serviço e produtividade;

  • B.

    nível de serviço e custo;

  • C.

    desempenho e utilização;

  • D.

    desempenho e produtividade;

  • E.

    nível de serviço e custo.

Um modelo de planejamento de transportes abrange pelo menos as seguintes etapas:

  • A.

    estudo de demanda, análise de custo benefício, análise de custo eficácia e analise de custo total;

  • B.

    estudo de marketing, finanças, análise contábil e estudo de equilíbrio entre oferta e demanda;

  • C.

    logística, estudo de marketing, benchmark e negociação;

  • D.

    geração modal, distribuição de tráfego, alocação de viagens e estudo de mercado;

  • E.

    geração de viagens, distribuição de viagens, divisão modal e alocação do tráfego.

Avalie o seguinte caso:

Um corredor de grande demanda, sem contribuição significativa no percurso, mas com grande áreas de demanda nas suas extremidades. Em um dos extremos encontra-se uma área urbana central com grande mobilidade interna.

Para esse caso, o sistema de transporte público de ônibus deve ser:

  • A.

    de linhas diretas sem transbordo;

  • B.

    troncal porta a porta;

  • C.

    tronco-alimentador sem transbordo;

  • D.

    circular-tronco-alimentador com transbordo;

  • E.

    circular porta a porta.

Para evitar o excessivo número de linhas de ônibus e a conseqüente baixa rentabilidade e freqüência, o procedimento correto é:

  • A.

    aumentar a tarifa;

  • B.

    aumentar a freqüência;

  • C.

    aumentar o tamanho dos ônibus;

  • D.

    aumentar a frota;

  • E.

    diminuir o número de linhas.

Considere as seguintes atividades:

I. Previsão da demanda.

II. Determinação de um conjunto de viagens.

III. Determinação de um conjunto de vias a serem operadas na rede.

IV. Determinação da freqüência dos ônibus para operação das linhas.

V. Determinação dos horários de partida dos ônibus dos terminais das linhas.

VI. Determinação da alocação dos ônibus nos horários previamente determinados.

VII. Programação dos operadores diretos dos ônibus nas linhas.

Considerando essas atividades em conjunto, estamos diante de:

  • A.

    um roteamento de linhas de ônibus;

  • B.

    uma programação de frota de ônibus;

  • C.

    um sistema de alocação dinâmica de ônibus urbanos a rotas previamente definidas;

  • D.

    um processo de planejamento de um sistema de transporte coletivo por ônibus;

  • E.

    uma análise operacional de uma frota de ônibus.

No Brasil, a regulação dos serviços de transportes terrestres de passageiros até 2001 e após 2001, era realizada respectivamente:

  • A.

    somente pelo DNER / somente pela ANTT;

  • B.

    pelo DNER, Ministério dos Transportes e Ministério da Fazenda / somente pela ANTT;

  • C.

    pelo DNER, Ministério dos Transportes e Ministério da Fazenda / pela ANTT e Ministério da Fazenda;

  • D.

    somente pelo Ministério dos Transportes / pela ANTT e Ministério da Fazenda;

  • E.

    somente pelo Ministério da Fazenda / pela ANTT e Ministério da Fazenda.

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