Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Paveri-Fontana (Helbing, 2001) desenvolveu um modelo para o fluxo de tráfego que leva em conta a aceleração individual de cada veículo. Nesse modelo, o estado do tráfego é caracterizado pela função de distribuição de cada veículo, que é descrita em função das seguintes variáveis:
posição, variação da velocidade, massa e trabalho;
variação da posição, taxa de aceleração/desaceleração e tempo;
massa, posição e velocidade final;
posição, velocidade, velocidade desejada e tempo;
quantidade de movimento, velocidade desejada e tempo.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A equação fundamental do fluxo do tráfego envolve as seguintes variáveis:
volume de serviço e distância de visibilidade;
fluxo médio diário anual e fluxo direcional;
nível de serviço e capacidade;
fluxo velocidade e densidade;
densidade, ocupação e headway.
Trânsito e Serviço de Transporte - Tipos de Transporte - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Em relação à oferta e demanda por transporte analise as afirmativas a seguir:
I - Na condução da atividade de transporte há uma preocupação constante, seja por parte do transportador seja por parte do Poder Público, em definir o tamanho da demanda para adequar a capacidade da estrutura de transportes; no primeiro caso representado pela frota da empresa e no segundo pela infraestrutura de transportes da nação.
II - Um excesso de oferta por parte do transporte implicará em capacidade ociosa, maior ou menor, e, portanto custos maiores.
III O tamanho da demanda por transportes é definido pelo tamanho do mercado de transportes.
IV - O Poder Público deve avaliar as necessidades futuras de transporte a partir das previsões de comportamento das atividades econômicas, geralmente traduzidas pela evolução do PNB.
V Excetuando o caso em que um país é absolutamente carente de um determinado recurso, as trocas entre países de economia aberta tendem a um equilíbrio em razão da produtividade marginal decrescente.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, II, III e IV;
II, III, IV e V;
I, III, IV e V;
I, II, IV e V;
I, II, III e V.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Em relação à faixa de domínio, as afirmativas a seguir estão corretas, exceto uma. Assinale-a.
é a base física sobre a qual se assenta a rodovia;
é constituída pela pista de rolamento e pelos canteiros de obras, acostamentos e sinalização;
estende-se até o alinhamento das cercas que separam a estrada dos imóveis marginais ou da faixa de recuo;
pode ser permitido o seu uso para instalação de tubulações de petróleo, de gás, de esgotos, de águas, fibras óticas etc;
é usual adotar uma reserva, sob a responsabilidade do DNIT, de 100m, no caso de pista simples, e de 200m, no caso de pista dupla onde edificações particulares só podem ser construídas mediante autorização expressa.
Trânsito e Serviço de Transporte - Tipos de Transporte - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O item Transportes não está incluído no item ________ que por sua vez está incluído no item _________.
As lacunas são corretamente preenchidas por:rendas / resultado do balanço de pagamentos;
transferências correntes / conta capital;
serviços / transações correntes;
balança comercial / conta financeira;
investimento direto / conta capital.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Em relação às fases que compõem o Programa de Exploração da Rodovia PER avalie as afirmativas a seguir:
I - A fase de trabalhos iniciais vai da assinatura do contrato até o 6º mês de concessão.
II - A fase de recuperação inicia-se no 6º mês e vai até o 5º ano de concessão e tem por objetivo eliminar problemas emergenciais que signifiquem riscos pessoais e materiais iminentes dotando a rodovia de requisitos mínimos de segurança e conforto aos usuários.
III a fase de manutenção dura até o final da concessão e visa a restabelecer as características de projeto da via.
IV - No decorrer das três fases devem ser realizados, em caráter permanente, os trabalhos de conservação, operação e de melhoramentos das rodovias.
Estão corretas as afirmativas:
I e IV, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Avalie as afirmativas a seguir:
I. A privatização das malhas ferroviárias criou condições para o aumento de investimentos, aumentando a competitividade deste subsetor.
II. Os investimentos do Governo Federal no subsetor hidroviário melhoraram as condições de navegabilidade dos rios.
III. Os arrendamentos de áreas portuárias reduziram os custos portuários, viabilizando a navegação de cabotagem.
Assinale a alternativa que faz a análise correta dessas afirmativas:
apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a matriz de transporte brasileira deverá permanecer inalterada;
apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a participação destas modalidades na matriz de transporte brasileira deverá diminuir devido à melhoria da qualidade das rodovias após as privatizações;
os investimentos do setor privado na modalidade ferroviária e do setor público no subsetor hidroviário não devem aumentar a participação destas modalidades na matriz de transporte;
a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá aumentar;
a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá diminuir devido à alta competitividade da modalidade rodoviária.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
As rampas máximas recomendadas para rodovias expressas (classe 0) de rodovias rurais são:
2%;
3%;
4%;
5%;
6%.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
De acordo com o Sistema Nacional de Viação (SNV), definese como infra-estrutura viária adequada:
a que se caracteriza pela gerência eficiente das vias, dos terminais, dos equipamentos e dos veículos, objetivando tornar mínimos os custos operacionais e, conseqüentemente, os fretes e as tarifas, e garantir a segurança e a confiabilidade do transporte;
a que torna mínimo o custo total do transporte, entendido como a soma dos custos de investimentos, de manutenção e de operação dos sistemas;
a que se apresenta com o nível de serviço aceitável pelos usuários em termos de qualidade do pavimento e dos dispositivos de segurança;
a que apresenta um volume de serviço de acordo com a classe de projeto;
a que apresenta os mínimos custos operacionais e adequadas condições de conforto e segurança.
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Wardrop considerou que uma corrente de tráfego é composta de m sub-correntes subsidiárias i, cada uma delas com um fluxo qi , velocidade vi e concentração ki . Se q representa o fluxo de tráfego no trecho considerado, a velocidade média no tempo, no sentido de Wardrop, é expressa pela equação:
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