Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Paveri-Fontana (Helbing, 2001) desenvolveu um modelo para o fluxo de tráfego que leva em conta a aceleração individual de cada veículo. Nesse modelo, o estado do tráfego é caracterizado pela função de distribuição de cada veículo, que é descrita em função das seguintes variáveis:

  • A.

    posição, variação da velocidade, massa e trabalho;

  • B.

    variação da posição, taxa de aceleração/desaceleração e tempo;

  • C.

    massa, posição e velocidade final;

  • D.

    posição, velocidade, velocidade desejada e tempo;

  • E.

    quantidade de movimento, velocidade desejada e tempo.

A equação fundamental do fluxo do tráfego envolve as seguintes variáveis:

  • A.

    volume de serviço e distância de visibilidade;

  • B.

    fluxo médio diário anual e fluxo direcional;

  • C.

    nível de serviço e capacidade;

  • D.

    fluxo velocidade e densidade;

  • E.

    densidade, ocupação e headway.

Em relação à oferta e demanda por transporte analise as afirmativas a seguir:

I - Na condução da atividade de transporte há uma preocupação constante, seja por parte do transportador seja por parte do Poder Público, em definir o tamanho da demanda para adequar a capacidade da estrutura de transportes; no primeiro caso representado pela frota da empresa e no segundo pela infraestrutura de transportes da nação.

II - Um excesso de oferta por parte do transporte implicará em capacidade ociosa, maior ou menor, e, portanto custos maiores.

III – O tamanho da demanda por transportes é definido pelo tamanho do mercado de transportes.

IV - O Poder Público deve avaliar as necessidades futuras de transporte a partir das previsões de comportamento das atividades econômicas, geralmente traduzidas pela evolução do PNB.

V – Excetuando o caso em que um país é absolutamente carente de um determinado recurso, as trocas entre países de economia aberta tendem a um equilíbrio em razão da produtividade marginal decrescente.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, II, III e IV;

  • B.

    II, III, IV e V;

  • C.

    I, III, IV e V;

  • D.

    I, II, IV e V;

  • E.

    I, II, III e V.

Em relação à faixa de domínio, as afirmativas a seguir estão corretas, exceto uma. Assinale-a.

  • A.

    é a base física sobre a qual se assenta a rodovia;

  • B.

    é constituída pela pista de rolamento e pelos canteiros de obras, acostamentos e sinalização;

  • C.

    estende-se até o alinhamento das cercas que separam a estrada dos imóveis marginais ou da faixa de recuo;

  • D.

    pode ser permitido o seu uso para instalação de tubulações de petróleo, de gás, de esgotos, de águas, fibras óticas etc;

  • E.

    é usual adotar uma reserva, sob a responsabilidade do DNIT, de 100m, no caso de pista simples, e de 200m, no caso de pista dupla onde edificações particulares só podem ser construídas mediante autorização expressa.

“ O item Transportes não está incluído no item ________ que por sua vez está incluído no item _________”.

As lacunas são corretamente preenchidas por:

  • A.

    rendas / resultado do balanço de pagamentos;

  • B.

    transferências correntes / conta capital;

  • C.

    serviços / transações correntes;

  • D.

    balança comercial / conta financeira;

  • E.

    investimento direto / conta capital.

Em relação às fases que compõem o Programa de Exploração da Rodovia – PER avalie as afirmativas a seguir:

I - A fase de trabalhos iniciais vai da assinatura do contrato até o 6º mês de concessão.

II - A fase de recuperação inicia-se no 6º mês e vai até o 5º ano de concessão e tem por objetivo eliminar problemas emergenciais que signifiquem riscos pessoais e materiais iminentes dotando a rodovia de requisitos mínimos de segurança e conforto aos usuários.

III – a fase de manutenção dura até o final da concessão e visa a restabelecer as características de projeto da via.

IV - No decorrer das três fases devem ser realizados, em caráter permanente, os trabalhos de conservação, operação e de melhoramentos das rodovias.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e IV, apenas;

  • B.

    II e III, apenas;

  • C.

    I, II e III, apenas;

  • D.

    II, III e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Avalie as afirmativas a seguir:

I. A privatização das malhas ferroviárias criou condições para o aumento de investimentos, aumentando a competitividade deste subsetor.

II. Os investimentos do Governo Federal no subsetor hidroviário melhoraram as condições de navegabilidade dos rios.

III. Os arrendamentos de áreas portuárias reduziram os custos portuários, viabilizando a navegação de cabotagem.

Assinale a alternativa que faz a análise correta dessas afirmativas:

  • A.

    apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a matriz de transporte brasileira deverá permanecer inalterada;

  • B.

    apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a participação destas modalidades na matriz de transporte brasileira deverá diminuir devido à melhoria da qualidade das rodovias após as privatizações;

  • C.

    os investimentos do setor privado na modalidade ferroviária e do setor público no subsetor hidroviário não devem aumentar a participação destas modalidades na matriz de transporte;

  • D.

    a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá aumentar;

  • E.

    a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá diminuir devido à alta competitividade da modalidade rodoviária.

As rampas máximas recomendadas para rodovias expressas (classe 0) de rodovias rurais são:

  • A.

    2%;

  • B.

    3%;

  • C.

    4%;

  • D.

    5%;

  • E.

    6%.

De acordo com o Sistema Nacional de Viação (SNV), definese como infra-estrutura viária adequada:

  • A.

    a que se caracteriza pela gerência eficiente das vias, dos terminais, dos equipamentos e dos veículos, objetivando tornar mínimos os custos operacionais e, conseqüentemente, os fretes e as tarifas, e garantir a segurança e a confiabilidade do transporte;

  • B.

    a que torna mínimo o custo total do transporte, entendido como a soma dos custos de investimentos, de manutenção e de operação dos sistemas;

  • C.

    a que se apresenta com o nível de serviço aceitável pelos usuários em termos de qualidade do pavimento e dos dispositivos de segurança;

  • D.

    a que apresenta um volume de serviço de acordo com a classe de projeto;

  • E.

    a que apresenta os mínimos custos operacionais e adequadas condições de conforto e segurança.

Wardrop considerou que uma corrente de tráfego é composta de m sub-correntes subsidiárias i, cada uma delas com um fluxo qi , velocidade vi e concentração ki . Se q representa o fluxo de tráfego no trecho considerado, a velocidade média no tempo, no sentido de Wardrop, é expressa pela equação:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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