Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Primeiros Socorros são as primeiras providências tomadas no local do acidente. É o atendimento inicial e temporário, até a chegada de um socorro profissional. Essas providências são:

I - Fazer uma rápida avaliação da vítima.

II - Aliviar as condições que ameacem a vida ou que possam agravar o quadro da vítima, com a utilização de técnicas simples.

III- Acionar corretamente um serviço de emergência local.

Está correto o que se afirma em:

  • A. III, apenas;
  • B. I e II, apenas;
  • C. I e III, apenas;
  • D. II e III, apenas;
  • E. I, II e III.

A diferenciação visual entre as categorias na sinalização das rodovias é efetuada a partir de padronização própria de formas e cores, que favorece um ganho no tempo necessário para distinguir um dispositivo e absorver a sua mensagem, implicando portanto num menor tempo de reação por parte do usuário, o que é tanto mais indispensável quanto maior for a complexidade da operação da via.

No tocante a essa diferenciação, os sinais de advertência são de cor:

  • A.

    verde;

  • B.

    branca;

  • C.

    vermelha;

  • D.

    azul;

  • E.

    amarela.

São ações simples de manutenção e uso de veículos que ajudam a proteger o meio ambiente:

I - Fazer revisão periódica.

II - Manter o acelerador levemente pressionado quando o veículo estiver parado.

III - Lavar o veículo a cada dois dias, com muita água, para que ele esteja sempre limpo.

IV - Buzinar rapidamente, quando o semáforo abrir, para alertar imediatamente os veículos que estão à frente para que se movimentem.

V - Recolher e acondicionar adequadamente todo o lixo produzido no interior do veículo e jogá-lo em caixas coletoras (lixeiras).

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II e III, apenas;
  • B. I e V, apenas;
  • C. I, II, III e V, apenas;
  • D. II, IV e V, apenas;
  • E. I, III e V, apenas.

Em relação à pavimentação rodoviária, analise as afirmativas:

I – Conservação é o conjunto de operações destinado a restabelecer o perfeito funcionamento da rodovia.

II – O pavimento constituído por uma base de brita ou por uma base de solo pedregulhoso, revestido por uma camada asfáltica é um exemplo de pavimento flexível.

III – O pavimento constituído por lajes de cimento tipo Portland é um exemplo de pavimento semi-rígido.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

Os princípios a serem seguidos para o relacionamento e a convivência social no transito são, exceto:

  • A.

    a dignidade da pessoa humana, da qual derivam os valores e atitudes para o convívio social;

  • B.

    a igualdade dos direitos, da qual decorre a necessidade de considerar as diferenças entre as pessoas, o que fundamenta a solidariedade;

  • C.

    o principio da mobilização, que fundamenta o envolvimento da sociedade para avaliar os problemas do trânsito e suas conseqüências;

  • D.

    a co-responsabilidade pela vida social, que estimula a formação de atitudes em relação à segurança do trânsito e ao direito de mobilidade dos cidadãos;

  • E.

    a valorização da liberdade individual, que garante ao usuário o direito de estabelecer procedimentos isolados para garantir o seu direito de mobilidade.

Uma vez constatado excesso de peso na primeira etapa de pesagem, o veículo deve ser submetido a uma pesagem de precisão, passando pela balança a uma velocidade de:

  • A.

    10 km/h;

  • B.

    20 km/h;

  • C.

    40 km/h;

  • D.

    60 km/h;

  • E.

    80 km/h.

Os custos de desgaste do pavimento são extremamente relevantes pois, para manter a rodovia em condições boas e estáveis, devem ser arcados por alguém. Esses custos são proporcionais à seguinte característica dos veículos:

  • A.

    velocidade;

  • B.

    comprimento;

  • C.

    peso por eixo;

  • D.

    distância entre eixos;

  • E.

    número de eixos.

Entre as atividades necessárias para a realização de estudos hidrológicos não se inclui:

  • A.

    a escolha do posto ou dos postos meteorológicos para o projeto;

  • B.

    o estabelecimento das características de precipitação pluviométrica do posto ou postos meteorológicos na região do projeto;

  • C.

    a determinação das características das bacias de contribuição para projeto;

  • D.

    a determinação das vazões das bacias de contribuição para projeto;

  • E.

    a determinação das características do sistema fluvial para o projeto.

No projeto de terraplenagem, o material utilizado para a camada final dos aterros e o subleito dos cortes é do seguinte tipo:

  • A.

    material de 1ª categoria;

  • B.

    material de 2ª categoria;

  • C.

    material de 3ª categoria;

  • D.

    material de 4ª categoria;

  • E.

    material de 5ª categoria.

A divisão do “valor arrecadado por unidade de tempo” pelo “serviço prestado a usuários pagantes por unidade de tempo” é a expressão que calcula a tarifa:

  • A.

    média harmônica global;

  • B.

    mínima geral;

  • C.

    máxima geral admitida;

  • D.

    média para pagantes;

  • E.

    unitária.

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