Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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O índice de cumprimento da programação de transporte serve para evidenciar a qualidade:

  • A. dos serviços de manutenção da frota;
  • B. da gestão da demanda e da frota;
  • C. dos processos de delegação da permissão;
  • D. do treinamento do pessoal de operação;
  • E. do sistema de comunicação para o despacho.

O indicador de milhares de quilômetros percorridos em média entre a ocorrência de duas falhas sucessivas nos veículos de uma frota é conhecido pela sigla:

  • A. MTBF
  • B. MQBF
  • C. MKMF
  • D. MKBF
  • E. MHBF

O IPK de uma linha de transporte rodoviário de passageiros, com freqüência de 50 partidas mensais e 100 km de extensão, que tenha transportado 5.000 passageiros em um determinado mês foi:

  • A. 1
  • B. 2.500
  • C. 5.000
  • D. 10.000
  • E. 25.000.000

O valor da tarifa de uma linha regular de passageiros, com 100 km de extensão e coeficiente tarifário calculado pela planilha de custos igual a 0,10, é:

  • A. R$ 9,00;
  • B. R$ 9,90;
  • C. R$ 10,00;
  • D. R$ 10,10;
  • E. R$ 11,00.

A variação ponderada dos índices de custo ou preços relativos aos principais componentes de custo relativos à formação da tarifa contratual acarreta:

  • A. a diferenciação da tarifa;
  • B. a modulação da tarifa;
  • C. o realinhamento de preços;
  • D. a revisão da tarifa;
  • E. o reajuste da tarifa.

O peso bruto por eixo isolado para veículos que transitem por vias terrestres em território nacional é:

  • A. 45,0 toneladas;
  • B. 25,5 toneladas;
  • C. 15,0 toneladas;
  • D. 13,5 toneladas;
  • E. 10,0 toneladas.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas da sentença apresentada a seguir:

"De uma maneira geral, os bueiros são projetados para vazões correspondentes a um tempo de recorrência variando de dez a _______ anos. No caso de bueiros tubulares é usual, por razões econômicas, fazer-se o cálculo supondo-se que o bueiro trabalha _____ sobrecarga na entrada, com uma lâmina d'água na entrada menor ou igual a 1,2 vezes o diâmetro do bueiro, para vazões correspondentes a um tempo de recorrência de _______ anos, efetuando-se depois uma verificação para vazões correspondentes a um tempo de recorrência de _____ anos onde então se tolera uma sobrecarga máxima na entrada menor do que ____ vezes o diâmetro do tubo".

  • A. 50; sem; 10; 25; duas;
  • B. 100; sem; 25; 50; duas;
  • C. 50; com; 10; 25; quatro;
  • D. 100; sem; 10; 25; quatro;
  • E. 50; com; 25; 50; duas.

Infra-estruturas de transporte são bens públicos sempre que:

  • A. tenham sido financiadas por meio de recursos públicos, mesmo que operadas pelo setor privado;
  • B. sejam de uso tarifado e não apresentem congestionamento;
  • C. sejam de uso não-tarifado e estejam congestionadas;
  • D. não estejam congestionadas e sejam de uso não-tarifado;
  • E. estejam congestionadas e sejam de uso tarifado.

O Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre entre os Países do Cone Sul contempla os transportes ferroviário e rodoviário, sendo que entre Brasil e __________ refere-se apenas ao transporte rodoviário. O mesmo ocorrerá com a negociação que está em andamento com a Guiana.

De acordo com a afirmação acima, o país que completa corretamente a sentença é:

  • A. Bolívia;
  • B. Chile;
  • C. Venezuela;
  • D. Paraguai;
  • E. Argentina.

Em relação à responsabilidade do Operador de Transporte Multimodal, é INCORRETO afirmar que:

  • A. cobre o período compreendido entre o instante do recebimento da carga e a ocasião da sua entrega ao destinatário, mas cessa quando do recebimento da carga pelo destinatário, sem protestos ou ressalvas;
  • B. o atraso na entrega ocorre quando as mercadorias não forem entregues dentro do prazo expressamente acordado entre as partes ou, na ausência de tal acordo, dentro de um prazo que possa, razoavelmente, ser exigido tomando em consideração as circunstâncias do caso;
  • C. os operadores de terminais, armazéns e quaisquer outros que realizem operações de transbordo são responsáveis, perante o Operador de Transporte Multimodal de Cargas que emitiu o Conhecimento de Transporte Multimodal, por perdas e danos provocados às mercadorias quando da realização das referidas operações, inclusive de depósito;
  • D. o Operador de Transporte Multimodal é responsável pelas ações ou omissões de seus empregados, não tendo direito a ação regressiva contra os terceiros contratados ou subcontratados, para se ressarcir do valor da indenização que houver pago;
  • E. a responsabilidade acumulada do Operador de Transporte Multimodal não excederá os limites de responsabilidade pela perda total das mercadorias.
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