Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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A fragmentação vertical da indústria de serviços de transporte ferroviário, separando a provisão de infra-estrutura da produção do serviço, resulta:

  • A. em maiores incidências potenciais de economia de escala na produção do serviço;
  • B. na redução dos custos de transação na indústria;
  • C. em aumento do grau de concentração industrial na atividade;
  • D. em maior contestabilidade no mercado de serviços de transporte;
  • E. na necessidade de subsidiar o provedor de infra-estruturas.

A existência de um mercado ativo de compra e venda de veículos usados é um fator que, com referência a contratos de permissão para prestação de serviços de transporte rodoviário de passageiros, atua no sentido de:

  • A. reduzir os prazos dos contratos, pois o capital imobilizado em veículos não pode ser considerado um custo fixo irrecuperável;
  • B. inibir as intenções do permissionário de manter seus veículos em uso além do prazo de depreciação;
  • C. estimular o regulador a aplicar métodos de depreciação acelerada para efeitos de cálculo tarifário;
  • D. elevar a idade média dos veículos componentes da frota em serviço;
  • E. reduzir a competitividade dos processos licitatórios para a escolha de permissionários.

Um dos objetivos mais importantes da adoção de uma estratégia de fragmentação no processo de desestatização do setor de transportes é o de ampliar a competitividade. Nesse sentido, quando são separadas infra-estrutura e operação, busca-se:

  • A. deixar o operador mais exposto à pressão competitiva oriunda de potenciais candidatos ao mercado;
  • B. reduzir os custos de transação na indústria e, com isso, obter menores custos de produção;
  • C. facilitar a formação de grupos econômicos com interesse em verticalizar a atividade;
  • D. explorar as vantagens potenciais de economias de escala e escopo;
  • E. estimular o desenvolvimento de processos de planejamento integrado no conjunto da atividade.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta dispositivo(s) de canalização rodoviária:

  • A.

    ilhas;

  • B.

    semáforos;

  • C.

    marcações viárias;

  • D.

    afunilamento;

  • E.

    canteiro central.

O único dormente que assegura, sem dispositivos especiais, o isolamento elétrico entre as duas fiadas de trilhos, facilitando o emprego de circuitos de via na sinalização automática é o:

  • A.

    dormente de aço;

  • B.

    dormente de concreto armado;

  • C.

    dormente de concreto bi-bloco;

  • D.

    dormente de concreto protendido;

  • E.

    dormente de madeira.

Os trilhos cujo emprego é limitado a desvios e vias de baixa intensidade de tráfego são:

  • A.

    os trilhos de classe 1 pintados de azul no topo;

  • B.

    os trilhos de classe 1 pintados de verde no topo;

  • C.

    os trilhos de classe 1 pintados de amarelo no topo;

  • D.

    os trilhos de classe 2 pintados de branco no topo;

  • E.

    os trilhos de classe X pintados de marrom.

O trilho assentado ou perfil de aço laminado que se assenta paralelamente a uma ou duas fiadas de trilhos de uma via férrea, no interior e, em certos casos, também no exterior da mesma, para proteger a fiada de trilhos contra danos provocados por veículo rodoviário nas passagens de nível, se chama:

  • A.

    gola;

  • B.

    contra-trilho;

  • C.

    guarda-trilho;

  • D.

    mata-burro;

  • E.

    semi-barreira.

A ausência de registrador gráfico ou equipamento similar no veículo de transporte rodoviário de passageiros é:

  • A. vedada;
  • B. tolerada;
  • C. admitida;
  • D. ignorada;
  • E. incentivada.

A frota mínima de veículos, com capacidade para 50 passageiros cada, a ser alocada para o serviço de uma linha rodoviária regular de passageiros com uma demanda média diária de 100 passageiros, cujo tempo de ciclo (volta completa) dura dois dias, é:

  • A. 1 veículo;
  • B. 2 veículos;
  • C. 4 veículos;
  • D. 5 veículos;
  • E. 10 veículos.

O serviço de carro-leito, com ou sem ar condicionado, e o serviço executivo são considerados serviços:

  • A. preferenciais;
  • B. especiais;
  • C. suplementares;
  • D. acessórios;
  • E. diferenciados.
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