Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Em relação aos objetivos essenciais do Sistema Nacional de Viação avalie as afirmativas a seguir:

I – Dotar o País de infra-estrutura viária adequada.

II – Garantir a operação racional e segura dos transportes de pessoas e bens.

III – Promover o desenvolvimento social e econômico e a integração nacional.

IV - Aprovar as revisões periódicas das redes de transporte que contemplam as diversas regiões do País, propondo ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional as reformulações do Sistema Nacional de Viação que atendam ao interesse nacional.

V - Harmonizar as políticas nacionais de transporte com as políticas de transporte dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, visando à articulação dos órgãos encarregados do gerenciamento dos sistemas viários e da regulação dos transportes interestaduais, intermunicipais e urbanos.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, IV e V;

  • B.

    I, II, III e IV;

  • C.

    I, II e III;

  • D.

    II, III, IV e V;

  • E.

    III, IV e V.

Os principais componentes do modo rodoviário de transportes são:

  • A.

    a ANTT, o DNIT e o Ministério dos Transportes;

  • B.

    o automóvel, o caminhão e o ônibus;

  • C.

    o motorista, o pedestre, o veículo e a rodovia;

  • D.

    o usuário, o pedágio e a via;

  • E.

    a rodovia, o veículo e o pedágio.

Analise o gráfico da matriz de transportes de carga brasileira, no ano de 2006.

  • A.

    I-a, II-c, III-d e IV-b;

  • B.

    I-b, II-a, III-c e IV-d;

  • C.

    I-d, II-a, III-b e IV-c;

  • D.

    I-d, II-b, III-c e IV-a;

  • E.

    I-a, II-d, III-c e IV-b.

A fiscalização de obras e serviços numa concessionária é feita pelo atendimento:

  • A.

    ao Programa de Exploração da Rodovia;

  • B.

    ao Projeto de Uso Sustentável da Rodovia;

  • C.

    à definição de questões relevantes dos municípios atravessados pela rodovia;

  • D.

    à arrecadação da tarifa do pedágio;

  • E.

    ao relatório mensal da ANTT.

Segundo a CNT, o movimento do transporte rodoviário de cargas no Brasil, em 2005, foi de 485.625 milhões de tku.

Isto equivale:

  • A.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis por um quilômetro da rede rodoviária;

  • B.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem total da rede rodoviária;

  • C.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem média da rede rodoviária;

  • D.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis independente da quilometragem;

  • E.

    à quantidade total de carga que foi transportada por 485.625 milhões de quilômetros.

O Programa de Exploração da Rodovia (PER) é o instrumento utilizado para:

  • A.

    arrecadar pedágios pela concessionária;

  • B.

    definir o projeto básico de investimentos e atividades da concessionária;

  • C.

    alocar recursos para definição do plano de trabalho da concessionária;

  • D.

    retirar da rodovia materiais para sua conservação;

  • E.

    apropriar pessoal para trabalhar nos postos de pedágio.

Sobre a evolução do transporte rodoviário no Brasil associe corretamente a coluna da esquerda com os fatos apresentados à direita:

  • A.

    I-a, II-d, III-b e IV-c;

  • B.

    I-b, III-c, IV-d e VI-a;

  • C.

    I-c, II-a, V-b e VI-d;

  • D.

    I-d, II-b, IV-a e V-c;

  • E.

    II-c, III-a, IV-b e V-d.

No compartilhamento da infra-estrutura ferroviária, as concessionárias obrigam-se a firmar:

  • A.

    Termos de Permissão de Uso;

  • B.

    Acordos de Cooperação;

  • C.

    Contratos de Arrendamento;

  • D.

    Contratos Operacionais Específicos;

  • E.

    Contratos de Locação.

A política nacional de transportes ferroviário e rodoviário é de competência:

  • A.

    da ANTT;

  • B.

    do DNIT;

  • C.

    da Câmara dos Deputados;

  • D.

    do Ministério dos Transportes;

  • E.

    do Congresso Nacional.

Analise as seguintes afirmativas:

I – Os truques têm a função de prover suporte, amortecimento e guia aos veículos ferroviários em operação.

II – O processo de fadiga das rodas ferroviárias é causado pela carga térmica recebida das sapatas de freio.

III – As trincas térmicas ocorrem quando a carga térmica transferida das sapatas de freio para a superfície de rolamento e aro da roda ultrapassa o limite de escoamento.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I;

  • B.

    apenas a afirmativa II;

  • C.

    apenas as afirmativas I e II;

  • D.

    apenas as afirmativas II e III;

  • E.

    todas as afirmativas.

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