Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Em relação aos objetivos essenciais do Sistema Nacional de Viação avalie as afirmativas a seguir:
I Dotar o País de infra-estrutura viária adequada.
II Garantir a operação racional e segura dos transportes de pessoas e bens.
III Promover o desenvolvimento social e econômico e a integração nacional.
IV - Aprovar as revisões periódicas das redes de transporte que contemplam as diversas regiões do País, propondo ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional as reformulações do Sistema Nacional de Viação que atendam ao interesse nacional.
V - Harmonizar as políticas nacionais de transporte com as políticas de transporte dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, visando à articulação dos órgãos encarregados do gerenciamento dos sistemas viários e da regulação dos transportes interestaduais, intermunicipais e urbanos.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, IV e V;
I, II, III e IV;
I, II e III;
II, III, IV e V;
III, IV e V.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Os principais componentes do modo rodoviário de transportes são:
a ANTT, o DNIT e o Ministério dos Transportes;
o automóvel, o caminhão e o ônibus;
o motorista, o pedestre, o veículo e a rodovia;
o usuário, o pedágio e a via;
a rodovia, o veículo e o pedágio.
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Analise o gráfico da matriz de transportes de carga brasileira, no ano de 2006.
I-a, II-c, III-d e IV-b;
I-b, II-a, III-c e IV-d;
I-d, II-a, III-b e IV-c;
I-d, II-b, III-c e IV-a;
I-a, II-d, III-c e IV-b.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A fiscalização de obras e serviços numa concessionária é feita pelo atendimento:
ao Programa de Exploração da Rodovia;
ao Projeto de Uso Sustentável da Rodovia;
à definição de questões relevantes dos municípios atravessados pela rodovia;
à arrecadação da tarifa do pedágio;
ao relatório mensal da ANTT.
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Segundo a CNT, o movimento do transporte rodoviário de cargas no Brasil, em 2005, foi de 485.625 milhões de tku.
Isto equivale:a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis por um quilômetro da rede rodoviária;
a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem total da rede rodoviária;
a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem média da rede rodoviária;
a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis independente da quilometragem;
à quantidade total de carga que foi transportada por 485.625 milhões de quilômetros.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O Programa de Exploração da Rodovia (PER) é o instrumento utilizado para:
arrecadar pedágios pela concessionária;
definir o projeto básico de investimentos e atividades da concessionária;
alocar recursos para definição do plano de trabalho da concessionária;
retirar da rodovia materiais para sua conservação;
apropriar pessoal para trabalhar nos postos de pedágio.
Trânsito e Serviço de Transporte - Teorias relacionadas aos transportes - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Sobre a evolução do transporte rodoviário no Brasil associe corretamente a coluna da esquerda com os fatos apresentados à direita:
I-a, II-d, III-b e IV-c;
I-b, III-c, IV-d e VI-a;
I-c, II-a, V-b e VI-d;
I-d, II-b, IV-a e V-c;
II-c, III-a, IV-b e V-d.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
No compartilhamento da infra-estrutura ferroviária, as concessionárias obrigam-se a firmar:
Termos de Permissão de Uso;
Acordos de Cooperação;
Contratos de Arrendamento;
Contratos Operacionais Específicos;
Contratos de Locação.
Trânsito e Serviço de Transporte - Competências dos órgãos de trânsito - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A política nacional de transportes ferroviário e rodoviário é de competência:
da ANTT;
do DNIT;
da Câmara dos Deputados;
do Ministério dos Transportes;
do Congresso Nacional.
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Analise as seguintes afirmativas:
I Os truques têm a função de prover suporte, amortecimento e guia aos veículos ferroviários em operação.
II O processo de fadiga das rodas ferroviárias é causado pela carga térmica recebida das sapatas de freio.
III As trincas térmicas ocorrem quando a carga térmica transferida das sapatas de freio para a superfície de rolamento e aro da roda ultrapassa o limite de escoamento.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I;
apenas a afirmativa II;
apenas as afirmativas I e II;
apenas as afirmativas II e III;
todas as afirmativas.
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