Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comete infração de trânsito gravíssima, punida com multa, suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação, o condutor que dirige sob a influência de álcool em nível superior a:
três decigramas por litro de sangue.
seis decigramas por litro de sangue.
oito decigramas por litro de sangue.
cinco decigramas por litro de sangue.
Para combater da melhor maneira possível os acidentes de trânsito, o Código criou um sistema de pontuação. Nesse sistema, cada infração será caracterizada como Gravíssima, Grave, Média e Leve, e estará valendo pontos. Para a infração:
leve são computados dois pontos.
grave são computados seis pontos.
gravíssima são computados oito pontos.
média são computados quatro pontos.
Ao deixar de usar o cinto de segurança, o condutor incorre numa infração:
grave, passível de multa e retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator.
grave, passível de retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator, apenas.
gravíssima, passível de multa e retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator.
gravíssima, passível de multa apenas.
A penalidade de advertência por escrito poderá ser aplicada pela autoridade de trânsito ao condutor do veículo quando:
se tratar de infração leve ou média, passível de multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses.
o agente de trânsito assim o desejar.
ficar caracterizado que a infração foi involuntária e sem gravidade, mesmo que reincidente.
o proprietário assumir a culpa pela infração.
Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de "A" a "E". O condutor habilitado na categoria "B" que dirigir uma motocicleta será punido com:
multa, apenas.
multa, retenção do veículo e cassação da Carteira Nacional de Habilitação.
multa, remoção do veículo e prisão.
multa, apreensão do veículo e recolhimento do documento de habilitação.
Ao condutor infrator, conforme o caso, podem ser aplicadas as seguintes penalidades:
multa, apreensão e cassação da Permissão para Dirigir, apreensão e remoção do veículo.
multa, advertência, apreensão e remoção do veículo e cassação da Carteira Nacional de Habilitação.
advertência por escrito, multa, suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo, cassação da CNH, cassação da Permissão para Dirigir e freqüência em curso de reciclagem.
multa, advertência, cassação da Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo, apenas.
Nas vias de mão dupla, a circulação de veículos pela contramão é:
possível quando houver pouca movimentação de veículos na via, em sentido contrário.
possível quando for ultrapassar outro veículo e, somente, pelo espaço necessário a esse fim.
sempre proibida.
possível nos trechos afastados dos cruzamentos.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê, por meio de legislação complementar (Resolução 146/2003 do CONTRAN - Anexo II), os requisitos técnicos mínimos à fiscalização da velocidade dos veículos automotores, reboques e semi-reboques em via pública. Baseado nesta norma, pode-se afirmar que quando um veículo passar a 75 km/h pelo controlador de velocidade numa via arterial, o seu condutor cometeu uma infração:
gravíssima
leve
grave
média
Considerando que a habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados em órgão ou entidade executivos do Estado, e que existe um período de validade do documento, assinale a alternativa adequada a essa exigência.
A validade da CNH não está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental. Se renova a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado.
A validade da CNH está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental. É renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado.
A validade da CNH está condicionada ao prazo de vigência do exame médico. Se renova a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado.
A validade da CNH não está condicionada ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental. Se renova a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de setenta anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado
Sabendo-se que o trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedece a determinadas normas, tem-se que os veículos destinados a socorros de incêndio, as ambulâncias e os de polícia:
têm prioridade, gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando identificados por dispositivos de alarme sonoro e luz vermelha intermitente, quando em serviço de urgência.
têm prioridade no trânsito, devendo obedecer às regras de circulação e à Legislação de Trânsito como qualquer outro tipo de veículo.
só têm prioridade e trânsito livre quando estiverem protegidos por batedores e identificados por dispositivos.
gozam de livre trânsito e estacionamento em qualquer situação porque atendem emergências.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...