Questões de Turismo

Lista completa de Questões de Turismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao assunto abordado no fragmento e a temas correlatos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A Itália tem sido o maior alvo de turistas brasileiros que viajam para a Europa em busca de sexo, situação que explica a reunião entre a ministra de turismo italiana e seu colega brasileiro.

  • B.

    O Brasil apresenta-se, atualmente, como um dos principais destinos de turismo sexual do mundo, com grande ocorrência nas maiores cidades do Nordeste, o que justifica a assinatura do pacto mencionado no texto.

  • C.

    País do sudeste asiático, a Tailândia é, hoje, exemplo a ser seguido na questão do combate ao turismo sexual, já que criou nova legislação que impõe penas duríssimas a esse ato e praticamente eliminou a ocorrência de novos casos.

  • D.

    Inexiste, no âmbito do Ministério do Turismo, projeto ou programa especificamente destinado a combater o turismo sexual.

  • E.

    As perspectivas de redução do turismo sexual no Brasil são grandes, em especial pela recém-aprovada legislação que proíbe a entrada de homens europeus solteiros desacompanhados, salvo quando explicitamente a trabalho.

Entre as localidades brasileiras onde o turismo ecológico apresenta maior destaque, estão

  • A.

    Jalapão, no Tocantins, e Chapada dos Guimarães, em Goiás.

  • B.

    Pantanal Mato-grossense e Congonhas, em Minas Gerais.

  • C.

    Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e Parque Nacional da Serra da Capivara, no Maranhão.

  • D.

    Parque Nacional do Itatiaia, em São Paulo, e Lençóis Maranhenses.

  • E.

    Cataratas do Iguaçu, no Paraná, e Chapada Diamantina, na Bahia.

Acerca do Marketing Turístico é INCORRETO afirmar que:

  • A. É um processo administrativo, através do qual as empresas e outras organizações de turismo, identificam seus clientes(turistas) reais e potenciais e se comunicam para conhecer e influenciar suas necessidades, desejos e motivações.
  • B. Deve focar somente na publicidade a promoção dos produtos turísticos; não é um de seus objetivos formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação da demanda.
  • C. Compreende a descoberta do que os turistas desejam e isto é possível, através da pesquisa de mercado.
  • D. Há três leis que influem decisivamente e que se deve ter presente no momento de se estabelecer os planos de Marketing: Lei da Similitude, Lei da Proximidade e Lei da Simetria.
  • E. Toda ação de Marketing deve ser avaliada em função dos resultados obtidos no mercado.

A atividade turística hoje, possui uma representatividade no âmbito econômico, social e cultural. Com o Brasil não é diferente, pois possui um grande potencial: belezas naturais, histórico-culturais e hospitalidade do povo brasileiro se destacam. O turismo é visto hoje em dia, como uma atividade geradora de empregos e capaz de reduzir as desigualdades sociais e regionais do país. Entretanto, se esta atividade não for planejada e bem elaborada, possuirá duas vertentes distintas: um potencial para alavancar o desenvolvimento de uma região ou acarretar a degradação ambiental, cultural e o agravamento das injustiças sociais. Acerca disso, analise as afirmativas abaixo sobre planejamento turístico:

I. Processo que tem como finalidade ordenar as ações humanas sobre uma localidade turística, bem como direcionar a construção de equipamentos e facilidades, de forma adequada, evitando efeitos negativos nos recursos que podem destruir ou afetar sua atratividade.

II. Uma das etapas do planejamento turístico envolve a análise Macroambiental, que consiste em conhecer o entorno à organização, o mercado e a situação interna. É nesta etapa que se encontra o inventário turístico: o levantamento de todos os equipamentos e recursos turísticos que uma localidade dispõe.

III. O planejamento consiste em duas fases: diagnóstico e prognóstico. O diagnóstico é a fase de formular alternativas de intervenção, na qual o planejador deve criar caminhos para atingir os seus objetivos, ou seja, é a fase de decidir como fazer. Já o prognóstico, é a escolha, delimitação do tema, na qual o planejador deve decidir exatamente o que planejar e qual será o seu objeto de trabalho.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  • A. I, II, III
  • B. I
  • C. I, III
  • D. I, II
  • E. II

O fenômeno das viagens não é novo na história da humanidade. Desde que se formaram as primeiras sociedades, o homem sempre viajou, pelas mais diversas necessidades. Acerca disso, relacione as épocas apresentadas na 1ª coluna com as devidas motivações das viagens:

A sequência está correta em:

  • A. 3, 1, 2, 4
  • B. 4, 1, 2, 3
  • C. 3, 4, 2, 1
  • D. 4, 2, 3, 1
  • E. 4, 2, 1, 3

Evento é uma atividade dinâmica que possui uma ligação direta com a atividade turística, como um segmento forte e que vem se destacando cada vez mais: o Turismo de Eventos. Os eventos, conforme as características e peculiaridades que apresentam, podem ser classificados em diversos tipos. Relacione a 1ª coluna de acordo com as definições apresentadas na 2ª:

A sequência está correta em:

  • A. 2, 4, 5, 1, 3
  • B. 3,1, 5, 4, 2
  • C. 2, 5, 4, 1, 3
  • D. 3, 4, 5, 1, 2
  • E. 1, 2, 3, 4, 5

A palavra patrimônio pode assumir diversos sentidos. Sobre patrimônio cultural, analise as afirmativas abaixo:

I. Patrimônio cultural de um povo, nação ou de uma determinada região, somente pode ser representado pelos museus, onde é possível organizar e expor as heranças culturais.

II. A construção do patrimônio cultural é um ato que depende das concepções que cada época tem a respeito do que, para quem e por que preservar.

III. Atualmente, a noção de patrimônio cultural abrange somente bens tangíveis.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I, II, III
  • E. II, III

Para estudo e análise de turismo, o conhecimento e classificação de bens turísticos é de suma importância, principalmente no que tange ao planejamento da atividade. Acerca disso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Os bens turísticos classificados como materiais englobam monumentos, museus, galerias de arte, praias e outros.

( ) Produtos duráveis e perecíveis (artesanais ou gastronômicos) não podem ser classificados como bens turísticos.

( ) Os bens turísticos de capital são utilizados para produção de outros bens.

( ) Os bens imateriais são de difícil valoração e é indiscutível que estão hoje, adquirindo como nunca, altos valores econômicos devido aos conglomerados urbanos sempre crescentes e dificuldades de fruição por todos, de um estilo de vida natural.

A sequência está correta em:

  • A. V, V, V, V
  • B. V, V, V, F
  • C. V, F, V, V
  • D. F, V, F, V
  • E. V, V, F, V

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

O turismo, dependendo de como é planejado e executado, pode consistir em vetor de desenvolvimento o em fonte de agravamento de problemas sociais, ambientais, culturais e econômicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Segundo Hall (2001), existem paradoxos e problemas no desenvolvimento do turismo. A partir disso, podese pensar que encontrar soluções racionais para os paradoxos do desenvolvimento independe de uma visão sistêmica do turismo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...