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A partir dos textos acima apresentados, que se referem aos propósitos do planejamento estratégico, julgue os itens de 1 a 8.
Caso seja elaborado um plano estratégico de desenvolvimento turístico na região de Parintins, no Amazonas, esse plano estratégico pode ser considerado um instrumento fundamental para determinar e selecionar prioridades para a evolução da atividade turística, possibilitando a definição de dimensões que estimulem ou restrinjam o desenvolvimento local ou regional.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O fenômeno turístico explica alguns aspectos da economia nacional e demonstra que transcende o Produto Nacional Bruto (PNB). A determinação da influência do fenômeno turístico no PNB é obtida pela diferença entre a:
oferta turística total e as exportações do turismo.
demanda total e as exportações do turismo.
demanda turística total e as importações do turismo.
oferta turística total e as importações do turismo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os museus podem ser classificados como:
Exteriores, ao Ar Livre e Museus-Jardim.
Interiores, ao Ar Livre e Museus-Parque.
Exteriores, Museus-Parque e Museus-Jardim.
Interiores, ao Ar Livre e Museus-Jardim.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A demanda turística pode ser entendida, em termos econômicos, como a quantidade de bens e serviços consumidos pelos turistas. Dentre os diversos tipos de demandas existentes, pode-se citar a excessiva, que é maior do que a empresa pode ou deseja ter. Nesse caso, a empresa deve utilizar a ferramenta de marketing chamada DEMARKETING. Qual o objetivo do uso desta ferramenta?
Reduzir a demanda por meio de ações, como: elevação de preços e redução de promoções e serviços.
Alavancar a demanda por meio de ações, como: redução de preços e aumento de promoções e serviços.
Manter a demanda por meio de ações, como: manutenção de preços e de promoções e serviços.
Diversificar a demanda por meio de inovações estratégicas, como: alterações de preços, produtos e serviços.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Dentre as Deliberações Normativas expedidas pelo Instituto Brasileiro do Turismo - EMBRATUR que regulam as atividades do turismo no Brasil, em qual delas as agências de viagens e turismo, registradas na EMBRATUR, se baseiam, para formatação dos contratos de seus programas de excursão?
DN 161
DN 616
DN 515
DN 618
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Segundo o Instituto Brasileiro do Turismo_ EMBRATUR existem quatro tipos de meios de hospedagem. Dentre as alternativas a seguir, qual demonstra a classificação oficial brasileira?
Hotel Urbano, Hotel de Lazer, Hotel tipo Spa e Albergues da Juventude.
Hotel, Hotel de Lazer, Hotel de Luxo e Pousada.
Hotel, Hotel de Lazer, Hotel Histórico e Pousada.
Hotel, Hotel Resort, Hotel de Luxo e Pousada.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma das funções do marketing é divulgar os bens e serviços para os segmentos de mercado visitados. No mercado turístico isso não é diferente. Pouco adianta ter um excelente produto ou serviço, com preços atraentes, se o público não tiver conhecimento dele. Daí a importância dos meios de comunicação, entre os quais a publicidade, tanto comercial quanto institucional. Para atingir tais objetivos, a publicidade, institucional ou comercial, compra "espaços" ou "tempos" da mídia (imprensa escrita, falada e televisionada), para enviar suas mensagens. Dentre as alternativas a seguir, qual a que corresponde à função da publicidade comercial e institucional?
Criar, manter e melhorar a imagem da empresa ou de uma marca junto ao público e persuadir o público a comprar produtos ou adquirir serviços.
Persuadir o público a comprar produtos ou adquirir serviços e criar, manter e melhorar a imagem da empresa ou de uma marca.
Criar, manter e melhorar a imagem do produto ou serviço e persuadir o público a comprar tais produtos ou adquirir tais serviços.
Persuadir o público a acreditar na imagem da empresa levando-o a, finalmente, a comprar seus produtos ou adquirir seus serviços.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Uma das atividades inerentes às técnicas de relações públicas para a atividade de organização de eventos é a Assessoria e a Consultoria para eventos. Dentre as opções a seguir, qual a que expressa a atividade realizada por este profissional?
Realiza os levantamentos que entende necessários para respaldo seguro de seu trabalho, fazendo pesquisas institucionais, pesquisas de opinião pública e análise de resultados.
Elabora planos, programas e projetos de relações públicas e requisita recursos humanos e materiais para sua execução.
Sugere, à alta administração, políticas para os setores da organização que trabalham com opinião pública, tais como: políticas de relações públicas, de publicidade institucional; de relações industriais; de marketing, e políticas no tratamento com os diversos setores da opinião pública.
Realiza todos os trabalhos concernentes à divulgação, comunicação com os públicos dos eventos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Qual das alternativas a seguir corresponde ao conceito de teorometria?
É a técnica de aplicação dos métodos econométricos à investigação do fenômeno turístico.
É a técnica de aplicação dos métodos econométricos à investigação da demanda turística de uma localidade.
É a técnica de aplicação dos métodos econométricos à investigação da oferta turística de uma localidade.
É a técnica de aplicação dos métodos econométricos à investigação do volume monetário gerado pelos eventos realizados em uma localidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um turista individualista é o que busca apenas sua satisfação durante uma viagem. Essa necessidade de liberdade pessoal em uma viagem provoca ações egoístas. Este ser humano exterioriza a falta de preocupação e de zelo com o ambiente, com o relacionamento interpessoal e com a preservação cultural dos povos visitados. Tal tipo de turista considera irrelevantes os efeitos que as viagens podem produzir em longo prazo. A partir deste texto, qual a afirmativa correta?
Os efeitos negativos da atividade turística não podem ser imputados ao turista, uma vez que ele está em seu direito de lazer e entretenimento.
Os problemas oriundos da atividade turística, no mundo globalizado, estão exclusivamente relacionados à irresponsabilidade do turista individualista.
A educação e a informação relativas aos efeitos negativos da atividade turística são fatores que contribuem para que o ser humano adquira consciência das conseqüências de seus atos.
Os efeitos de longo prazo do turismo sobre as comunidades são, invariavelmente, desastrosos para a população, a economia, o lazer, o ambiente e a sustentabilidade do local.
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