Lista completa de Questões de Turismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A função da publicidade dentro do marketing é fazer com que se conheçam os produtos e serviços turísticos, difundir uma imagem de marca ou a imagem da empresa, diferenciando-a dos da concorrência para que o receptor da mensagem possa identificá-los. (MONTEJANO, 2001). Com base na figura e no texto, é correto afirmar:
I- A comunicação, enquanto técnica publicitária, é uma informação com características persuasivas.
II- A comunicação publicitária turística está baseada no esquema denominado atenção (A), interesse (I), desejo (D) e ação (A).
III- Os meios de comunicação de massa têm uma considerável importância social, pois recebem e transmitem os valores dominantes.
IV- A comunicação, enquanto técnica publicitária, é uma informação com características dissuasivas.
V- A publicidade é a principal fonte de financiamento dos meios de comunicação de massas.
O correto está somente em:
I, II e III.
II, IV e V.
I e IV.
I, II, III e V.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A cultura tradicional e popular é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundada na tradição, expressadas por um grupo ou por indivíduos e que, reconhecidamente, respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social, as regras e os valores se transmitem oralmente, por imitação ou de outras maneiras. Suas formas compreendem, entre outras, a literatura, a música, a dança, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato, a arquitetura e outras artes. (UNESCO, 1989).
Nesse sentido, é correto afirmar que o trabalho das vendedoras de ervas do Ver-O-Peso é uma tradição que:
deixou de ser patrimônio imaterial, uma vez que seus antepassados não deixaram registrados seus saberes.
deixou de ser patrimônio imaterial, uma vez que os artefatos comercializados já estão registrados.
é patrimônio imaterial, uma vez que os saberes ainda não foram registrados.
é patrimônio imaterial, uma vez que os saberes e fazeres expressam a essência da cultura do povo
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O marketing de turismo pode ser definido como um processo administrativo através do qual as empresas e organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciarem suas necessidades, desejos e motivações nos planos local, regional, nacional e internacional em que atuam, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima da demanda. (BENI, 1998). Em conformidade com o texto, é correto afirmar que o marketing do produto turístico compreende:
Pesquisa de mercado; planejamento do produto; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.
Pesquisa de mercado; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.
Planejamento do produto; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.
Planejamento do produto; pesquisa de mercado; canais de veiculação; publicidade e promoção e preço
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A relação turismo e cultura é intrínseca. Desde os primeiros registros de deslocamentos tendo a cultura como motivação principal, em meados do século XVIII, nas viagens denominadas grand tours até a atualidade, as preferências e gostos dos turistas alteraram-se. Foram incorporadas novas formas de ocupação do tempo livre e, especialmente, de relacionamento com a cultura dos visitados, levando à caracterização do segmento denominado turismo cultural. (EMBRATUR, 2005). Sobre o turismo cultural, é correto afirmar:
compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.
está ligado diretamente aos aspectos culturais dos habitantes dos núcleos receptores.
compreende as atividades turísticas relacionadas à valorização e promoção dos bens materiais e imateriais.
compreende as atividades turísticas que dependem de políticas governamentais voltadas à preservação da memória e cultura locais, e que estão voltadas à cultura do outro como maneira de respeitar e reconhecer as diferenças entre os povos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Hospitalidade é um importante elemento para a organização e para o planejamento das atividades turísticas. Leia o texto a seguir sobre este assunto:
A indústria da hospitalidade é um setor diversificado que abrange hotéis, restaurantes, bares credenciados, pousadas, empresas de catering (produção de refeições para consumo próprio ou para fornecimento a terceiros) dos setores público e privado: na verdade, qualquer organização que sirva alimentos e/ou bebidas e/ou ofereça hospedagem para pessoas que estão longe de casa. É uma indústria importante para a economia mundial (GUERRIER, 2000).
Com base no texto considere as afirmativas a seguir.
I. Hospitalidade refere-se a suprir as necessidades humanas básicas de comida, bebida e um lugar para dormir de pessoas que não são membros habituais da família.
II. Ao oferecer hospitalidade generosa aos hóspedes, os anfitriões são recompensados com o aumento de prestígio da comunidade.
III. Hospitalidade é uma troca para o benefício mútuo de anfitrião e hóspede.
O correto está em:
I, somente.
I e II, somente.
III, somente.
I, II e III.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
[...] são voltados para as viagens de férias ou descanso. Localizam-se principalmente em balneários, rios, lagos, regiões montanhosas, áreas rurais ou pólos turísticos. Oferecem infraestrutura para atividades esportivas, como piscinas, quadras de esporte e salas de jogos. Realizam atividades de entretenimento coordenadas por animadores, como passeios de barco, caminhadas e competições (GAZETA MERCANTIL, 1999).
O texto acima se refere a um tipo específico de hotel, qual seja:
Negócios.
Lazer.
Selva.
Trânsito.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A palavra hotel originou-se do francês hôtel, que significava, originalmente, residência do rei. O termo também era utilizado para designar os edifícios suntuosos e imponentes, pertencentes à aristocracia francesa. Em meados do século XVIII, alguns hôtels passaram a alugar quartos para fidalgos e altos funcionários, como alternativa aos albergues, hospedarias, mosteiros e castelos, e assim foram associados aos meios de hospedagem luxuosos (GAZETA MERCANTIL, 1999).
Portanto, de uma maneira geral, pode-se afirmar que os empreendimentos hoteleiros são classificados como:
Luxo, intermediário e econômico.
Luxo, standart e econômico.
Luxo, econômico e simples.
Standart, econômico e simples.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com base na figura abaixo, identifique a classificação dos viajantes:
I. Turista é aquele visitante que gasta pelo menos um dia no local visitado; Excursionista é aquele que não gasta uma noite no país visitado; Membros de tripulação são aqueles estrangeiros que trabalham em aviões ou navios e que utilizam acomodações no país visitado.
II. Excursionista é aquele que permanece um mês no local visitado; Turista permanece no local visitado por, aproximadamente, quinze meses.
III. Visitante reside no local visitado e exerce atividade remunerada; Tripulação exerce atividade remunerada no local visitado e permanece por mais de cinco meses consecutivos.
IV. Viajante não pratica o deslocamento entre países; Turista é aquele que estabelece laços afetivos e exerce atividade remunerada com o local visitado.
O correto está somente em:
I.
I e II.
III e IV.
II e III.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
[...] é resultado do processo produtivo da atividade turística que consiste na exploração dos recursos turísticos, isto é, atrativos naturais e culturais de um determinado país, fazendo uso de tecnologia, trabalho e capital. Sendo assim, [...] é um conjunto composto de bens e serviços produzidos em diversas unidades econômicas, que sofre uma agregação no mercado ao serem postos em destaque os atrativos turísticos [...] (BENI, 2003).
A partir do texto acima, marque a opção correta.
Demanda turística.
Mercado turístico.
Infra-estrutura turística.
Produto turístico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A comunicação com vocês, os turistas, é uma questão e tanto. Quando chegam à nossa ilha, ficam entre si e não tentam estabelecer relações conosco. Bem, relações talvez fosse exigir muito. Bastariam algumas palavras para que nos tornássemos amigos ? e amizade não é o que procura a maioria das pessoas? Para ter amigos, devemos falar com os outros, mas parece que vocês não têm essa necessidade (KRIPPENDORF, 2001).
A partir da análise do texto acima, é correto afirmar:
O turista deve visitar o atrativo e manter-se afastado da comunidade.
O silêncio do turista é primordial para garantir o desenvolvimento do turismo.
As relações estabelecidas entre turistas e comunidade são importantes para a vivência e troca de experiências.
O turista não deve vivenciar a cultura local.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...