Lista completa de Questões de Turismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto ao planejamento do turismo, é correto afirmar:
Sua eficiência é questionável na medida em que não se aplica a todos os segmentos da atividade.
Permite a adaptação a novas descobertas, possibilitando o controle de situações inesperadas e a reestruturação do empreendimento em curto prazo de tempo.
Permite a criação do cenário desejado, evitando situações de descontrole e possibilita a adaptação às variáveis que porventura possam surgir.
Tem seu grau de importância restrito, devido à dinamicidade da atividade, o que acarreta a impossibilidade de funcionamento de qualquer tipo de planejamento.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando que a sustentabilidade é elemento indispensável para o desenvolvimento da atividade turística, ao tomar a decisão de implantação de um grande resort internacional, no litoral bragantino, com estrutura de turismo, hospedagem, lazer e entretenimento, assinale a opção que corresponde à preocupação compatível com as premissas de sustentabilidade:
Rentabilidade do empreendimento e prazo de retorno do dinheiro investido.
Total de empregos gerados para a comunidade local e faixa de renda limitada à condição social de cada indivíduo.
Taxa de investimento na localidade e quantidade de divisas a serem enviadas para o exterior que deve ser sempre em maior quantidade.
Proteção do patrimônio natural com imposição de diversas limitações nas áreas públicas e indefinição de restrições para as áreas privadas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A respeito do assunto abordado neste texto, julgue os itens a seguir:
I - A área do entretenimento pode agregar valor aos serviços e aos produtos turísticos.
II - Alguns autores do turismo que são críticos do modelo capitalista, consideram o entretenimento uma forma de alienação da sociedade.
III - A oferta de entretenimento, importante atividade geradora de emprego e renda, tem sua origem em diferentes campos, tais como: notícias, artes, educação e turismo.
IV - A área do entretenimento é uma atividade exclusiva do turismo de aventura, portanto, não deve ser inserida em outros segmentos.
O correto está em:
I, apenas.
III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Dentre as novas tendências do turismo mundial destaca-se o turismo genealógico. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que expressa a conceituação deste tipo de turismo:
É o tipo de viagem que oferece opções de lazer e a busca do conhecimento da história de seus ancestrais.
É o tipo de turismo que oferece opções de lazer e a busca de conhecimento da história das tradições do local visitado.
É o tipo de turismo que oferece opções de lazer e a degustação da gastronomia local.
É o tipo de turismo que oferece opções de lazer e contato com ambientes naturais, desenvolvendo a prática do ecoturismo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Segundo Ycarim Melgaço Barbosa (2002, p.33), a atividade turística teve seu desenvolvimento a partir da realização de viagens de estudos. O Grand Tour foi o estopim para o crescimento do setor, em meados dos séculos XVIII e XIX. Considerando tal afirmativa, é correto afirmar:
As viagens de estudos eram prerrogativas de servidores públicos a serviço dos governos, durante os séculos XVIII e XIX, e muito comuns em países da Europa Ocidental.
Thomas Cook, considerado o precursor do turismo moderno, deu início ao ciclo de viagens denominadas Grand Tour, com a primeira excursão em direção à Ásia.
As viagens de estudos, à época denominadas Turísticas, findavam com uma certificação que acrescia status social à juventude aristocrática de então, uma vez que o Grand Tour relacionava o fazer turismo ao desenvolvimento cultural do indivíduo.
O primeiro Grand Tour de que se tem notícia foi feito por um grupo de jovens aristocratas franceses, com o objetivo de obter status social por serem os primeiros a fazer a volta ao mundo com um guia de turismo acompanhante.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
No Brasil, a teorometria foi introduzida na década de 1980, mas teve pequena repercussão como área de pesquisa na comunidade acadêmica brasileira. Ainda hoje, são relativamente poucos os estudos teorométricos encontrados no país. A teorometria é considerada uma modalidade da econometria, disciplina desenvolvida no âmbito das Ciências Econômicas. Econometria, segundo sua etimologia, significa "medida econômica". Entretanto, na atualidade, a econometria tem sido considerada algo mais abrangente do que a simples medida. (GUJARATI, 2000, p. XXVI apud SANTOS, 2006).
Com base no texto é correto afirmar:
A utilização de modelos estatísticos no estudo do turismo tem sido denominada teorometria.
A teorometria é utilizada no turismo para explicar as médias aritméticas e geométricas dos gastos dos turistas.
Os modelos teorométricos são divididos em três categorias principais: modelos de séries temporais, modelos causais e modelos assimétricos.
A utilização de modelos estatísticos, no estudo do turismo, tem sido denominada economia.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As dimensões continentais do Brasil, as especificidades regionais, a diversidade cultural em bens materiais e imateriais, a miscigenação do povo, contribuiu para que a formação cultural brasileira seja uma das mais ricas do mundo. Neste sentido, atualmente, percebe-se uma gama de manifestações culturais sendo realizadas, como: festivais de cinema, dança, música, poesia, teatro, gastronômico, entre outros. A celebração destes eventos culturais constitui, portanto, uma estratégia efetiva de diversificação da oferta turística, de modo a captar novos segmentos da procura e/ou renovar o interesse de visitantes já habituais, justificando investimentos públicos e privados, quer na vertente turística quer na vertente cultural. Portanto, é correto afirmar:
I. A organização e planejamento de eventos culturais são insignificantes na diversificação da oferta turística;
II. Para o planejamento e organização de eventos culturais são necessárias alternativas de financiamentos público e privado;
III. Os festivais culturais não são elementos importantes para a organização de eventos culturais;
IV. Para o sucesso destas iniciativas revela-se fundamental a coordenação e colaboração entre os agentes envolvidos, quer públicos, quer privados, sem esquecer o papel dos residentes.
O correto está somente em:
I, II e IV.
II e IV.
I e III
II e III.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O Centro de Convenções e Eventos HANGAR DA AMAZÔNIA será inaugurado em 2007, na cidade de Belém, com a realização do Congresso Brasileiro de Turismo - CBTUR, com a presença das principais autoridades do país, entre elas o Presidente da República, a Governadora do Estado do Pará, Ministro do Turismo, Prefeito de Belém, Presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo/ABBTUR - Nacional, Presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo/ABBTUR - Seção Pará e Presidente da Companhia Paraense de Turismo – PARATUR. Considerando tal acontecimento, o serviço de relações pública e cerimonial do evento deverá organizar a mesa de abertura oficial, na qual estarão sentadas todas as autoridades citadas. Seguindo o protocolo do cerimonial do evento, escolha a opção correta quanto à ordem de chamada das autoridades para compor a mesa de abertura:
Presidente da ABBTUR/Pará; Presidente da República; Prefeito de Belém; Governadora do Estado do Pará; Ministro do Turismo; Presidente da ABBTUR/Nacional e Presidente da PARATUR
Presidente da ABBTUR/Pará; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da PARATUR; Prefeito de Belém; Governadora do Estado do Pará; Ministro do Turismo e Presidente da República.
Presidente da ABBTUR/Pará; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da PARATUR; Prefeito de Belém; Ministro do Turismo; Governadora do Estado do Pará e Presidente da República.
Presidente da PARATUR; Prefeito de Belém; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da ABBTUR/Seção Pará; Governadora do Estado do Pará; Presidente da República; Ministro do Turismo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará foi criado em 2001 pela Companhia Paraense de Turismo – PARATUR, com objetivo de ordenar as ações de planejamento turístico no estado, considerando as dimensões territoriais do Pará. Assim, seguindo o conceito de pólo turístico, o Pará foi dividido, de acordo com as peculiaridades das microrregiões, em cinco pólos turísticos, que são:
Amazônia, Xingu, Tapajós, Belém e Salgado.
Belém-Costa Atlântica, Pará, Marajó, Xingu e Amazônia.
Belém-Costa Atlântica, Araguaia-Tocantins, Marajó, Xingu e Tapajós.
Mojú, Xingu, Pará, Amazônia e Tapajós.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O conhecimento das realidades regionais naturais e culturais das diversas destinações turísticas, do ponto de vista sazonal, combinado com o conhecimento do provável comportamento anual da demanda nas áreas emissoras, é uma das chaves da produção e diversificação da oferta dos serviços turísticos. E a ciência que auxilia na explicação das mudanças provocadas pelo turismo nos contextos regionais e locais é a geografia do turismo. Portanto, é correto afirmar:
A observação das áreas emissoras de turistas (áreas de demanda), prescinde do conhecimento detalhado das estruturas e tendências das variáveis demográficas, para o sucesso e sustentabilidade do empreendimento turístico.
Estudando a Amazônia, para o desenvolvimento do turismo, a Geografia pode enfocar as características e tendências demográficas da população visitante (turistas) ou da população residente (local), ou de ambas. Pode, ainda, desenvolver estudos sobre as características e tendências demográficas das regiões emissoras daqueles fluxos turísticos.
Os índices demográfico-geográficos são elementos supérfluos na análise e planejamento do turismo, e para avaliação da capacidade de suporte de um espaço turístico.
A geografia do turismo deixa de lado o estudo das relações entre os assentamentos turísticos e o meio ambiente; as formas, as dinâmicas e as diferenciações das paisagens que se criam pela difusão e desenvolvimento do turismo, assim como as representações que se fazem das paisagens turísticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...