Questões de Turismo da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.

  • A.

    turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura

  • B.

    turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca

  • C.

    turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura

  • D.

    turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura

  • E.

    turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo

O conceito de cluster turístico diz respeito ao(à)

  • A.

    forma de turismo interno que visa ao aumento das viagens entre os setores da população cuja renda não lhes permite utilizar os serviços convencionais da prestação turística.

  • B.

    conjunto de agentes econômicos ligados diretamente ao setor de prestação de serviços para o turismo: agências de turismo, hotéis, operadoras, restaurantes e outras entidades empresariais.

  • C.

    área limítrofe ou intermediária entre dois ecossistemas.

  • D.

    profissional que exerce atividades de acompanhamento, orientação e informação de pessoas ou grupos em excursões.

  • E.

    conjunto de atrativos turísticos em um determinado espaço que apresenta adequada estrutura de serviços e equipamentos.

Destinos turísticos sustentáveis são aqueles que adotam ações realizáveis e de planejamento estratégico, que se estendem a todas as fases do ciclo de vida e que determinam a direção, os benefícios e o crescimento do destino sob a ótica da sustentabilidade. O planejamento estratégico de um destino contempla três fases, que correspondem aos impulsos da gestão do destino. Assinale a alternativa que apresenta essas fases.

  • A.

    análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações

  • B.

    análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações

  • C.

    alcance do produto/mercado; aplicação de recursos necessários às estratégias; e análise das vantagens competitivas

  • D.

    identificação de oportunidades de crescimento; análise do mercado externo; e definição de políticas públicas de turismo

  • E.

    seleção de instrumentos de gestão adequados; análise das competências do destino; e estruturação do produto turístico

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

  • A.

    setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.

  • B.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • C.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • D.

    escritórios brasileiros de turismo.

  • E.

    consulados.

Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser

  • A.

    distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.

  • B.

    distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • C.

    genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • D.

    distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.

  • E.

    genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.

De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.

  • A.

    turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura

  • B.

    turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca

  • C.

    turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura

  • D.

    turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura

  • E.

    turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo

As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)

  • A.

    setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.

  • B.

    representações de estados brasileiros no exterior.

  • C.

    câmaras brasileiras de comércio.

  • D.

    escritórios brasileiros de turismo.

  • E.

    consulados.

Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser

  • A.

    distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.

  • B.

    distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • C.

    genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.

  • D.

    distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.

  • E.

    genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.

Como importante fator de fomento ao setor de turismo, vem sendo destacada a atuação do Ministério do Turismo (MTur). Acerca da análise desses investimentos públicos, assinale a alternativa correta, considerando os anos de 2003 a 2009, conforme dados constantes do Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014.

  • A.

    O orçamento autorizado do MTur vem apresentando crescimento desde o ano de 2007, em face de, a partir desse ano, a EMBRATUR ter criado condições para adquirir dados para o monitoramento periódico das tendências turísticas e dos mercados emissores internacionais, sobretudo no âmbito do comportamento e dos interesses do turista potencial.

  • B.

    O governo federal, especialmente no período de 2007 a 2009, vem trabalhando em colaboração com os governos estaduais e municipais, com destaque do Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional.

  • C.

    Percebe-se claramente que um dos mais sérios problemas dos investimentos federais na área do turismo é a baixa execução orçamentária que o MTur tem conseguido efetuar em relação aos créditos autorizados.

  • D.

    De 2004 a 2009, os gastos em promoção do turismo foram voltados, predominantemente, para o mercado interno, com o objetivo de reverter a saída de turistas brasileiros para o exterior.

  • E.

    Somente em 2009, verifica-se um esforço administrativo do MTur no sentido de aumento da execução orçamentária em relação aos créditos disponíveis.

O Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014 é referência para o debate e a formulação das políticas públicas no setor do turismo brasileiro bem como para a orientação aos investimentos, públicos e privados, na área. Nele, entre várias análises privilegiadas, destacam-se os números da receita cambial, em bilhões de dólares, decorrente do turismo, bem como o saldo do fluxo proveniente do que entra de divisas e do que é gasto por brasileiros no exterior. Em relação ao período 2002-2009, assinale a alternativa correta no que diz respeito a esses indicadores.

  • A.

    Houve estabilização da receita cambial, ao menos desde 2004, em face da crescente valorização do real em relação ao dólar.

  • B.

    No período indicado, o crescimento da receita cambial brasileira em turismo acompanhou a elevação do índice em termos mundiais.

  • C.

    Em 2008, foi registrado o ponto máximo histórico em receitas cambiais turísticas, e esperou-se, para 2009, a superação desses números.

  • D.

    No período em exame, vem sendo registrado superavit crescente, com reversão somente a partir de 2008.

  • E.

    Em 2009, o deficit apresentou números próximos do próprio volume das receitas.

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