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De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.
turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura
turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca
turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura
turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura
turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo
O conceito de cluster turístico diz respeito ao(à)
forma de turismo interno que visa ao aumento das viagens entre os setores da população cuja renda não lhes permite utilizar os serviços convencionais da prestação turística.
conjunto de agentes econômicos ligados diretamente ao setor de prestação de serviços para o turismo: agências de turismo, hotéis, operadoras, restaurantes e outras entidades empresariais.
área limítrofe ou intermediária entre dois ecossistemas.
profissional que exerce atividades de acompanhamento, orientação e informação de pessoas ou grupos em excursões.
conjunto de atrativos turísticos em um determinado espaço que apresenta adequada estrutura de serviços e equipamentos.
Destinos turísticos sustentáveis são aqueles que adotam ações realizáveis e de planejamento estratégico, que se estendem a todas as fases do ciclo de vida e que determinam a direção, os benefícios e o crescimento do destino sob a ótica da sustentabilidade. O planejamento estratégico de um destino contempla três fases, que correspondem aos impulsos da gestão do destino. Assinale a alternativa que apresenta essas fases.
análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações
análise estratégica da situação do destino; definição de estratégias; e implementação de estratégias por meio de ações
alcance do produto/mercado; aplicação de recursos necessários às estratégias; e análise das vantagens competitivas
identificação de oportunidades de crescimento; análise do mercado externo; e definição de políticas públicas de turismo
seleção de instrumentos de gestão adequados; análise das competências do destino; e estruturação do produto turístico
As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)
setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.
representações de estados brasileiros no exterior.
representações de estados brasileiros no exterior.
escritórios brasileiros de turismo.
consulados.
Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser
distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.
distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.
genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.
De acordo com essa definição, assinale a alternativa que apresenta apenas modalidades de turismo sob a ótica da segmentação.
turismo rural; ecoturismo; turismo predador; e turismo de aventura
turismo cultural; turismo sustentável; turismo místico; e turismo de pesca
turismo náutico; turismo de incentivo; turismo rural; e turismo de aventura
turismo de negócios; turismo de eventos; turismo emissivo; e turismo de aventura
turismo arqueológico; turismo da melhor idade; turismo GLS; e turismo receptivo
As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)
setores de promoção comercial das embaixadas brasileiras.
representações de estados brasileiros no exterior.
câmaras brasileiras de comércio.
escritórios brasileiros de turismo.
consulados.
Segmentação, no que se refere ao turismo, é o processo de divisão de um mercado global em grupos de consumidores potenciais com necessidades e(ou) características semelhantes, os quais provavelmente exibirão comportamentos de compra semelhantes. De acordo com Kotler e Armstrong (1999), Chisnall (1985), Middleton e Hawkings (1998), é possível se ater a cinco critérios principais, que devem ser aplicados a qualquer segmento, caso possam ser usados ou acionados em marketing. Com base nessas informações, cada segmento deve ser
distinto, mensurável, estratégico, viável e sustentável.
distinto, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
genérico, mensurável, viável, apropriado e sustentável.
distinto, estratégico, viável, apropriado e sustentável.
genérico, estratégico, apropriado, viável e sustentável.
Como importante fator de fomento ao setor de turismo, vem sendo destacada a atuação do Ministério do Turismo (MTur). Acerca da análise desses investimentos públicos, assinale a alternativa correta, considerando os anos de 2003 a 2009, conforme dados constantes do Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014.
O orçamento autorizado do MTur vem apresentando crescimento desde o ano de 2007, em face de, a partir desse ano, a EMBRATUR ter criado condições para adquirir dados para o monitoramento periódico das tendências turísticas e dos mercados emissores internacionais, sobretudo no âmbito do comportamento e dos interesses do turista potencial.
O governo federal, especialmente no período de 2007 a 2009, vem trabalhando em colaboração com os governos estaduais e municipais, com destaque do Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional.
Percebe-se claramente que um dos mais sérios problemas dos investimentos federais na área do turismo é a baixa execução orçamentária que o MTur tem conseguido efetuar em relação aos créditos autorizados.
De 2004 a 2009, os gastos em promoção do turismo foram voltados, predominantemente, para o mercado interno, com o objetivo de reverter a saída de turistas brasileiros para o exterior.
Somente em 2009, verifica-se um esforço administrativo do MTur no sentido de aumento da execução orçamentária em relação aos créditos disponíveis.
O Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014 é referência para o debate e a formulação das políticas públicas no setor do turismo brasileiro bem como para a orientação aos investimentos, públicos e privados, na área. Nele, entre várias análises privilegiadas, destacam-se os números da receita cambial, em bilhões de dólares, decorrente do turismo, bem como o saldo do fluxo proveniente do que entra de divisas e do que é gasto por brasileiros no exterior. Em relação ao período 2002-2009, assinale a alternativa correta no que diz respeito a esses indicadores.
Houve estabilização da receita cambial, ao menos desde 2004, em face da crescente valorização do real em relação ao dólar.
No período indicado, o crescimento da receita cambial brasileira em turismo acompanhou a elevação do índice em termos mundiais.
Em 2008, foi registrado o ponto máximo histórico em receitas cambiais turísticas, e esperou-se, para 2009, a superação desses números.
No período em exame, vem sendo registrado superavit crescente, com reversão somente a partir de 2008.
Em 2009, o deficit apresentou números próximos do próprio volume das receitas.
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