Questões de Turismo da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Turismo da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A cultura tradicional e popular é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundada na tradição, expressadas por um grupo ou por indivíduos e que, reconhecidamente, respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social, as regras e os valores se transmitem oralmente, por imitação ou de outras maneiras. Suas formas compreendem, entre outras, a literatura, a música, a dança, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato, a arquitetura e outras artes. (UNESCO, 1989).

Nesse sentido, é correto afirmar que o trabalho das vendedoras de ervas do Ver-O-Peso é uma tradição que:

  • A.

    deixou de ser patrimônio imaterial, uma vez que seus antepassados não deixaram registrados seus saberes.

  • B.

    deixou de ser patrimônio imaterial, uma vez que os artefatos comercializados já estão registrados.

  • C.

    é patrimônio imaterial, uma vez que os saberes ainda não foram registrados.

  • D.

    é patrimônio imaterial, uma vez que os saberes e fazeres expressam a essência da cultura do povo

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O marketing de turismo pode ser definido como um processo administrativo através do qual as empresas e organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciarem suas necessidades, desejos e motivações nos planos local, regional, nacional e internacional em que atuam, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima da demanda. (BENI, 1998). Em conformidade com o texto, é correto afirmar que o marketing do produto turístico compreende:

  • A.

    Pesquisa de mercado; planejamento do produto; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.

  • B.

    Pesquisa de mercado; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.

  • C.

    Planejamento do produto; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.

  • D.

    Planejamento do produto; pesquisa de mercado; canais de veiculação; publicidade e promoção e preço

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A relação turismo e cultura é intrínseca. Desde os primeiros registros de deslocamentos tendo a cultura como motivação principal, em meados do século XVIII, nas viagens denominadas grand tours até a atualidade, as preferências e gostos dos turistas alteraram-se. Foram incorporadas novas formas de ocupação do tempo livre e, especialmente, de relacionamento com a cultura dos visitados, levando à caracterização do segmento denominado turismo cultural. (EMBRATUR, 2005). Sobre o turismo cultural, é correto afirmar:

  • A.

    compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

  • B.

    está ligado diretamente aos aspectos culturais dos habitantes dos núcleos receptores.

  • C.

    compreende as atividades turísticas relacionadas à valorização e promoção dos bens materiais e imateriais.

  • D.

    compreende as atividades turísticas que dependem de políticas governamentais voltadas à preservação da memória e cultura locais, e que estão voltadas à cultura do outro como maneira de respeitar e reconhecer as diferenças entre os povos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Hospitalidade é um importante elemento para a organização e para o planejamento das atividades turísticas. Leia o texto a seguir sobre este assunto:

A indústria da hospitalidade é um setor diversificado que abrange hotéis, restaurantes, bares credenciados, pousadas, empresas de catering (produção de refeições para consumo próprio ou para fornecimento a terceiros) dos setores público e privado: na verdade, qualquer organização que sirva alimentos e/ou bebidas e/ou ofereça hospedagem para pessoas que estão longe de casa. É uma indústria importante para a economia mundial (GUERRIER, 2000).

Com base no texto considere as afirmativas a seguir.

I. Hospitalidade refere-se a suprir as necessidades humanas básicas de comida, bebida e um lugar para dormir de pessoas que não são membros habituais da família.

II. Ao oferecer hospitalidade generosa aos hóspedes, os anfitriões são recompensados com o aumento de prestígio da comunidade.

III. Hospitalidade é uma troca para o benefício mútuo de anfitrião e hóspede.

O correto está em:

  • A.

    I, somente.

  • B.

    I e II, somente.

  • C.

    III, somente.

  • D.

    I, II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

[...] são voltados para as viagens de férias ou descanso. Localizam-se principalmente em balneários, rios, lagos, regiões montanhosas, áreas rurais ou pólos turísticos. Oferecem infraestrutura para atividades esportivas, como piscinas, quadras de esporte e salas de jogos. Realizam atividades de entretenimento coordenadas por animadores, como passeios de barco, caminhadas e competições (GAZETA MERCANTIL, 1999).

O texto acima se refere a um tipo específico de hotel, qual seja:

  • A.

    Negócios.

  • B.

    Lazer.

  • C.

    Selva.

  • D.

    Trânsito.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A palavra hotel originou-se do francês hôtel, que significava, originalmente, residência do rei. O termo também era utilizado para designar os edifícios suntuosos e imponentes, pertencentes à aristocracia francesa. Em meados do século XVIII, alguns hôtels passaram a alugar quartos para fidalgos e altos funcionários, como alternativa aos albergues, hospedarias, mosteiros e castelos, e assim foram associados aos meios de hospedagem luxuosos (GAZETA MERCANTIL, 1999).

Portanto, de uma maneira geral, pode-se afirmar que os empreendimentos hoteleiros são classificados como:

  • A.

    Luxo, intermediário e econômico.

  • B.

    Luxo, standart e econômico.

  • C.

    Luxo, econômico e simples.

  • D.

    Standart, econômico e simples.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com base na figura abaixo, identifique a classificação dos viajantes:

I. Turista é aquele visitante que gasta pelo menos um dia no local visitado; Excursionista é aquele que não gasta uma noite no país visitado; Membros de tripulação são aqueles estrangeiros que trabalham em aviões ou navios e que utilizam acomodações no país visitado.

II. Excursionista é aquele que permanece um mês no local visitado; Turista permanece no local visitado por, aproximadamente, quinze meses.

III. Visitante reside no local visitado e exerce atividade remunerada; Tripulação exerce atividade remunerada no local visitado e permanece por mais de cinco meses consecutivos.

IV. Viajante não pratica o deslocamento entre países; Turista é aquele que estabelece laços afetivos e exerce atividade remunerada com o local visitado.

O correto está somente em:

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

[...] é resultado do processo produtivo da atividade turística que consiste na exploração dos recursos turísticos, isto é, atrativos naturais e culturais de um determinado país, fazendo uso de tecnologia, trabalho e capital. Sendo assim, [...] é um conjunto composto de bens e serviços produzidos em diversas unidades econômicas, que sofre uma agregação no mercado ao serem postos em destaque os atrativos turísticos [...] (BENI, 2003).

A partir do texto acima, marque a opção correta.

  • A.

    Demanda turística.

  • B.

    Mercado turístico.

  • C.

    Infra-estrutura turística.

  • D.

    Produto turístico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A comunicação com vocês, os turistas, é uma questão e tanto. Quando chegam à nossa ilha, ficam entre si e não tentam estabelecer relações conosco. Bem, relações talvez fosse exigir muito. Bastariam algumas palavras para que nos tornássemos amigos ? e amizade não é o que procura a maioria das pessoas? Para ter amigos, devemos falar com os outros, mas parece que vocês não têm essa necessidade (KRIPPENDORF, 2001).

A partir da análise do texto acima, é correto afirmar:

  • A.

    O turista deve visitar o atrativo e manter-se afastado da comunidade.

  • B.

    O silêncio do turista é primordial para garantir o desenvolvimento do turismo.

  • C.

    As relações estabelecidas entre turistas e comunidade são importantes para a vivência e troca de experiências.

  • D.

    O turista não deve vivenciar a cultura local.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo Veblen (1974), a ociosidade nega o trabalho, o lazer o supõe. O lazer beneficiou-se, basicamente, da redução da jornada de trabalho. E é neste sentido que se diz que o lazer é um produto do trabalho. Mas, em menor grau, beneficia-se, também, da redução de tempo gasto com outras obrigações cotidianas e mesmo de algumas necessidades prementes, como o sono e a alimentação.

A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre lazer, é correto afirmar:

  • A.

    As características das atividades de lazer são a escolha pessoal, gratuidade, prazer e a liberação.

  • B.

    Lazer e trabalho se confundem no cotidiano.

  • C.

    O turismo não é uma atividade de lazer.

  • D.

    O tempo de lazer e ócio possui as mesmas características.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...