Questões de Turismo da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A profissão do Turismólogo não é regulamentada, mas há mais de vinte anos vem-se pleiteando essa conquista. Entretanto, em 1991, o Instituto Brasileiro de Turismo - EMBRATUR institui a Deliberação Normativa N. 390, de 28 de maio, que se configura um importante instrumento legal para a atuação deste profissional. A partir desta Deliberação Normativa é correto afirmar:

I. Os projetos de empreendimentos turísticos encaminhados a esta autarquia, para fins de financiamento ou incentivo por parte do Estado, através de recursos do FUNGETUR, somente serão autorizados quando acompanhados de parecer técnico emitido por profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo.

II. As cartas-consulta e os projetos de empreendimentos turísticos, situados na área de atuação da SUDAM e da SUDENE, deverão ser acompanhados de parecer técnico, emitido por profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo.

III. Os pedidos de apoio institucional ou financeiro, oriundos de estados e de municípios turísticos ou de potencial turístico, assim definidos por deliberação específica, terão prioridade de análise e atendimento, quando tiverem como interlocutor profissional egresso de cursos superiores de Bacharel em Turismo.

IV. Recomendar às Prefeituras Municipais que indiquem para ocupar cargos em comissão das áreas de turismo, profissionais egressos de cursos superiores de Bacharel em Turismo.

V. Os Planos de Desenvolvimento do Turismo de municípios turísticos devem ser elaborados e executados por equipe multidisciplinar, com a participação direta do Bacharel em Turismo.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II, III, IV e V.

  • C.

    I, II, III e V.

  • D.

    IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Ministério das Relações Exteriores é o órgão responsável em estabelecer prazo de validade do visto de turista no país. Considerando os critérios de reciprocidade, poderá proporcionar múltiplas entradas em um limite máximo. Entretanto, a permanência do turista será de um menor período. Esses prazos são, respectivamente

  • A.

    Sete anos e dois meses.

  • B.

    Cinco anos e noventa dias.

  • C.

    Quatro anos e cinco meses.

  • D.

    Nove anos e três dias.

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Em razão da necessidade do Brasil se adequar às normas internacionais estabelecidas pela ICAO/ONU e, efetivamente, implementar um documento de viagem mais seguro, que propiciasse ao cidadão brasileiro maior credibilidade internacional, além de modernizar todo o sistema de controle do tráfego internacional no país, foi criado, em 2006, o novo modelo de passaporte que contém mudanças de formato, cor e, principalmente, de segurança, com novas tecnologias que dotarão o documento de maior credibilidade (DPF, 2007).

Com base na atual legislação brasileira, qual o prazo de validade do passaporte brasileiro?

  • A.

    Quinze anos.

  • B.

    Seis meses.

  • C.

    Oito anos.

  • D.

    Cinco anos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Teoria Geral do Sistema - TGS evidenciada nos estudos de Mário Beni, coloca o turismo como um Sistema de Turismo - SISTUR que regula e organiza a operacionalização da atividade. O modelo referencial prevê input e output, que contribuem para auto-organização desse sistema. Assim, a partir da análise da figura abaixo, é correto afirmar que o Sistema de Turismo é:

  • A.

    aberto e fechado.

  • B.

    um subconjunto.

  • C.

    fechado.

  • D.

    aberto.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir de 1841 Thomas Cook organiza o turismo como atividade de negócio. Desde então, vários organismos internacionais são criados para regular o setor, dentre esses, a Organização Mundial de Turismo - OMT. Nesta perspectiva, o turismo é estruturado segundo suas dimensões e práticas de mercado para atender a clientela e suas motivações. Dessa maneira, é correto afirmar que o turismo é trabalhado em diferentes formas e categorias, como:

  • A.

    Doméstico, Interno e Externo.

  • B.

    Regional, Local e Intercontinental.

  • C.

    Receptivo e Emissivo.

  • D.

    Global e Emissivo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Organização Mundial de Turismo ? OMT, o maior órgão intergovernamental a tratar de turismo, foi pioneiro no estabelecimento de um conjunto de definições para uso geral. Em 1991, a OMT e o governo do Canadá organizaram a International Conference of Travel and Tourism Estatistics, realizada em Ottawa, que adotou uma série de resoluções e recomendações referentes a conceitos, definições e classificações em turismo (OMT, 2003).

Considerando o enunciado acima, analise as afirmações a seguir:

I. Turismo é a atividade de pessoas que viajam e permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual, por não mais de um ano consecutivo, para lazer, negócios ou outros objetivos.

II. Turista é a pessoa que se desloca entre dois ou mais lugares por vinte e quatro horas.

III. Turista é a pessoa que desfruta de, pelo menos, um pernoite em alojamento coletivo, ou particular, no lugar visitado.

IV. Turismo é a atividade de deslocamento de pessoas que permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual por não menos do que três meses.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A atividade turística é um complexo resultado de relações entre diferentes fatores que devem ser considerados conjuntamente como um sistema, e que evoluem de forma dinâmica. Concretamente, quais são os elementos básicos que fazem parte do mercado turístico, entre as opções apresentadas a seguir?

  • A.

    A diferença entre entrada e saída de divisas originárias do turismo; a demanda, a oferta, a tipologia de turismo utilizada na região objeto de análise, e os operadores do mercado.

  • B.

    A demanda, a oferta, o espaço geográfico e os operadores de mercado.

  • C.

    A demanda, a oferta, o espaço geográfico, os operadores de mercado e o montante financeiro gerado pelo turismo.

  • D.

    A demanda e a oferta, os operadores de mercado, a tipologia de turismo utilizada na região objeto de análise e o montante financeiro gerado pelo turismo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A identificação da capacidade carga do meio ambiente refere-se à quantidade máxima que um determinado atrativo pode suportar por dia/mês/ano sem que ocorram alterações no meio ambiente físico e social, tampouco na satisfação do turista. Michael Raymond, citado por Ruschmann (1994), afirma tratar-se de uma questão perceptual pois, enquanto moradores de uma localidade acham que o número de turistas é excessivo, os economistas esperam um número muito maior de visitantes para viabilizar financeiramente os equipamentos e a infra-estrutura básica instalada. Recomenda-se, então, a consideração de algumas variáveis para que não ocorram divisões acentuadas na delimitação da capacidade de carga. Dentre as alternativas apresentadas a seguir, indique quais são estas variáveis:

  • A.

    A duração da estada dos visitantes, a dispersão e a distribuição dos turistas dentro da área, as características do local visitado, as características dos turistas e a época do ano em que ocorre a visita.

  • B.

    A duração da estada dos visitantes, a dispersão e a distribuição dos turistas dentro da área, as características do local visitado, a previsão de gastos dos turistas e a época do ano em que a visita ocorre.

  • C.

    O tempo máximo previsto para estada dos visitantes, a dispersão e a distribuição dos turistas dentro da área, a quantidade real de dinheiro a ser gasto pelos turistas e a época do ano em que a visita ocorre.

  • D.

    O tempo mínimo previsto para estada dos visitantes, a dispersão e a distribuição dos turistas dentro da área, a quantidade de oferta de atrativos existente na área visitada, a previsão de gastos dos turistas e a época do ano em que ocorre a visita.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para fins de classificação do turismo rural brasileiro, sugere-se dois grandes grupos relacionados basicamente ao patrimônio cultural, sendo um de cunho histórico e outro de cunho contemporâneo. Qual das alternativas a seguir indica corretamente tais agrupamentos?

  • A.

    Turismo Rural Tradicional, representado por empreendimentos de origem agrícola, hotéisfazenda e pousadas rurais; e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por empreendimentos de colonização européia, campings rurais e pousadas simples.

  • B.

    Turismo Rural Tradicional, representado por empreendimentos de origem agrícola, hotéisfazenda e pousadas rurais e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por empreendimentos de colonização européia, campings rurais e a segunda residência campestre.

  • C.

    Turismo Rural Tradicional, representado por empreendimentos de origem agrícola e de colonização européia; e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por hotéis-fazenda, pousadas rurais, segunda residência campestre e campings rurais.

  • D.

    Turismo Rural Tradicional, representado por empreendimentos de colonização européia e campings rurais; e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por empreendimentos de origem agrícola e pousadas simples; e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por empreendimentos como hotéis-fazenda, pousadas rurais e segunda residência campestre.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O patrocínio é a principal fonte de renda da maioria dos eventos culturais, sejam novos ou já existentes. Os gerentes de eventos muitas vezes se engajam ativamente em tarefas, tais como: identificar patrocinadores, preparar propostas para estes patrocinadores e atendê-los. O patrocínio, antes uma tarefa nebulosa do marketing, é hoje aceito como parte do mix promocional de muitas organizações. Qual das alternativas a seguir define corretamente, patrocínio?

  • A.

    É um investimento em atividades as mais diversas (esportivas, culturais, artísticas, públicas, etc.), numa causa ou num indivíduo que ofereça retorno comercial para o patrocinador. O investimento pode ser de natureza financeira, material e humana.

  • B.

    É um investimento válido, desde que seja em um evento de grande porte, desenvolvido principalmente para ampliar a conscientização, o apelo e a lucratividade de seu patrocinador a curto prazo.

  • C.

    É um investimento que tem importância pequena em eventos de marca, uma vez que já são conhecidos e pouco altera a estrutura temporal na qual o investimento ocorre.

  • D.

    É um investimento que sempre deve ser feito, ao se levar em consideração a facilidade em acompanhar as atividades, o conteúdo do programa e a infra-estrutura de apoio turístico, independente de ser um evento de marca.

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