Questões de Turismo da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Turismo da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O fenômeno turístico explica alguns aspectos da economia nacional e demonstra que transcende o Produto Nacional Bruto (PNB). A determinação da influência do fenômeno turístico no PNB é obtida pela diferença entre a:

  • A.

    oferta turística total e as exportações do turismo.

  • B.

    demanda total e as exportações do turismo.

  • C.

    demanda turística total e as importações do turismo.

  • D.

    oferta turística total e as importações do turismo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os museus podem ser classificados como:

  • A.

    Exteriores, ao Ar Livre e Museus-Jardim.

  • B.

    Interiores, ao Ar Livre e Museus-Parque.

  • C.

    Exteriores, Museus-Parque e Museus-Jardim.

  • D.

    Interiores, ao Ar Livre e Museus-Jardim.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A demanda turística pode ser entendida, em termos econômicos, como a quantidade de bens e serviços consumidos pelos turistas. Dentre os diversos tipos de demandas existentes, pode-se citar a excessiva, que é maior do que a empresa pode ou deseja ter. Nesse caso, a empresa deve utilizar a ferramenta de marketing chamada DEMARKETING. Qual o objetivo do uso desta ferramenta?

  • A.

    Reduzir a demanda por meio de ações, como: elevação de preços e redução de promoções e serviços.

  • B.

    Alavancar a demanda por meio de ações, como: redução de preços e aumento de promoções e serviços.

  • C.

    Manter a demanda por meio de ações, como: manutenção de preços e de promoções e serviços.

  • D.

    Diversificar a demanda por meio de inovações estratégicas, como: alterações de preços, produtos e serviços.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre as Deliberações Normativas expedidas pelo Instituto Brasileiro do Turismo - EMBRATUR que regulam as atividades do turismo no Brasil, em qual delas as agências de viagens e turismo, registradas na EMBRATUR, se baseiam, para formatação dos contratos de seus programas de excursão?

  • A.

    DN 161

  • B.

    DN 616

  • C.

    DN 515

  • D.

    DN 618

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo o Instituto Brasileiro do Turismo_ EMBRATUR existem quatro tipos de meios de hospedagem. Dentre as alternativas a seguir, qual demonstra a classificação oficial brasileira?

  • A.

    Hotel Urbano, Hotel de Lazer, Hotel tipo Spa e Albergues da Juventude.

  • B.

    Hotel, Hotel de Lazer, Hotel de Luxo e Pousada.

  • C.

    Hotel, Hotel de Lazer, Hotel Histórico e Pousada.

  • D.

    Hotel, Hotel Resort, Hotel de Luxo e Pousada.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Uma das funções do marketing é divulgar os bens e serviços para os segmentos de mercado visitados. No mercado turístico isso não é diferente. Pouco adianta ter um excelente produto ou serviço, com preços atraentes, se o público não tiver conhecimento dele. Daí a importância dos meios de comunicação, entre os quais a publicidade, tanto comercial quanto institucional. Para atingir tais objetivos, a publicidade, institucional ou comercial, compra "espaços" ou "tempos" da mídia (imprensa escrita, falada e televisionada), para enviar suas mensagens. Dentre as alternativas a seguir, qual a que corresponde à função da publicidade comercial e institucional?

  • A.

    Criar, manter e melhorar a imagem da empresa ou de uma marca junto ao público e persuadir o público a comprar produtos ou adquirir serviços.

  • B.

    Persuadir o público a comprar produtos ou adquirir serviços e criar, manter e melhorar a imagem da empresa ou de uma marca.

  • C.

    Criar, manter e melhorar a imagem do produto ou serviço e persuadir o público a comprar tais produtos ou adquirir tais serviços.

  • D.

    Persuadir o público a acreditar na imagem da empresa levando-o a, finalmente, a comprar seus produtos ou adquirir seus serviços.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Uma das atividades inerentes às técnicas de relações públicas para a atividade de organização de eventos é a Assessoria e a Consultoria para eventos. Dentre as opções a seguir, qual a que expressa a atividade realizada por este profissional?

  • A.

    Realiza os levantamentos que entende necessários para respaldo seguro de seu trabalho, fazendo pesquisas institucionais, pesquisas de opinião pública e análise de resultados.

  • B.

    Elabora planos, programas e projetos de relações públicas e requisita recursos humanos e materiais para sua execução.

  • C.

    Sugere, à alta administração, políticas para os setores da organização que trabalham com opinião pública, tais como: políticas de relações públicas, de publicidade institucional; de relações industriais; de marketing, e políticas no tratamento com os diversos setores da opinião pública.

  • D.

    Realiza todos os trabalhos concernentes à divulgação, comunicação com os públicos dos eventos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das alternativas a seguir corresponde ao conceito de teorometria?

  • A.

    É a técnica de aplicação dos métodos econométricos à investigação do fenômeno turístico.

  • B.

    É a técnica de aplicação dos métodos econométricos à investigação da demanda turística de uma localidade.

  • C.

    É a técnica de aplicação dos métodos econométricos à investigação da oferta turística de uma localidade.

  • D.

    É a técnica de aplicação dos métodos econométricos à investigação do volume monetário gerado pelos eventos realizados em uma localidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um turista individualista é o que busca apenas sua satisfação durante uma viagem. Essa necessidade de liberdade pessoal em uma viagem provoca ações egoístas. Este ser humano exterioriza a falta de preocupação e de zelo com o ambiente, com o relacionamento interpessoal e com a preservação cultural dos povos visitados. Tal tipo de turista considera irrelevantes os efeitos que as viagens podem produzir em longo prazo. A partir deste texto, qual a afirmativa correta?

  • A.

    Os efeitos negativos da atividade turística não podem ser imputados ao turista, uma vez que ele está em seu direito de lazer e entretenimento.

  • B.

    Os problemas oriundos da atividade turística, no mundo globalizado, estão exclusivamente relacionados à irresponsabilidade do turista individualista.

  • C.

    A educação e a informação relativas aos efeitos negativos da atividade turística são fatores que contribuem para que o ser humano adquira consciência das conseqüências de seus atos.

  • D.

    Os efeitos de longo prazo do turismo sobre as comunidades são, invariavelmente, desastrosos para a população, a economia, o lazer, o ambiente e a sustentabilidade do local.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto ao planejamento do turismo, é correto afirmar:

  • A.

    Sua eficiência é questionável na medida em que não se aplica a todos os segmentos da atividade.

  • B.

    Permite a adaptação a novas descobertas, possibilitando o controle de situações inesperadas e a reestruturação do empreendimento em curto prazo de tempo.

  • C.

    Permite a criação do cenário desejado, evitando situações de descontrole e possibilita a adaptação às variáveis que porventura possam surgir.

  • D.

    Tem seu grau de importância restrito, devido à dinamicidade da atividade, o que acarreta a impossibilidade de funcionamento de qualquer tipo de planejamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...