Lista completa de Questões de Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A figura representa um hipotético estudo epidemiológico com 9 cadelas na cidade X, no período de 2008 a 2012, com o objetivo de estimar a taxa de incidência de câncer.
Com base nas informações fornecidas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o coeficiente de prevalência, o coeficiente de incidência e a taxa de mortalidade por câncer em cadelas, respectivamente, em números percentuais.
A hepatite A e a gastroenterite viral (norovírus/Norwalk) são transmitidas principalmente pela falta de higiene no preparo dos alimentos. A principal forma de contaminação do alimento com os agentes virais ocorre
Doenças transmitidas por alimentos são consequentes da ingestão de alimentos contaminados/alterados por agentes biológicos, químicos ou físicos. A toxinose é definida como o quadro clínico em decorrência da ingestão de alimentos
A inspeção post‐mortem consiste no exame de todos os órgãos e tecidos, abrangendo a observação e apreciação de seus caracteres externos, sua palpação e abertura dos gânglios linfáticos correspondentes, além de cortes sobre o parênquima dos órgãos, quando necessário. Sobre o exame dos gânglios linfáticos, analise as afirmativas.
I. Frangos abatidos devem ter os gânglios linfáticos peitorais e cloacais inspecionados.
II. Em ovinos e caprinos, os gânglios pré‐escapulares e pré‐curais são examinados apenas com palpação, sendo incisados em caso de anormalidade.
III. Quando o gânglio linfático apresentar lesões tuberculosas, o órgão associado poderá ser encaminhado às câmaras frias caso apresente lesões discretas.
IV. Em bovinos devem ser sempre examinados após incisão os gânglios inguinais ou retromamários, os ilíacos, os pré‐crurais, os pré‐escapulares e os pré‐peitorais.
Estão corretas apenas as afirmativas
O complexo teníase‐cisticercose é um dos grandes problemas sanitários que atinge a produção de carnes brasileira e tem graves reflexos na saúde pública pelo seu potencial zoonótico. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o agente causador, a forma larvária, o hospedeiro intermediário e o hospedeiro definitivo do complexo teníase‐cisticercose.
Nos estabelecimentos de produtos de origem animal destinados à alimentação humana, a água de abastecimento deve se enquadrar em padrões microbiológicos e químicos. De acordo com os padrões estabelecidos pelo RIISPOA, assinale a alternativa correta.
A cinomose canina é uma doença cosmopolita, cuja prevenção vem sendo realizada com vacinas desde a década de cinquenta do século passado. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. Após a viremia, animais que têm boa resposta imunológica podem não apresentar sinais clínicos, de modo que o vírus se aloja no sistema nervoso central, gerando manifestação de sinais clínicos neurológicos tardios.
A cinomose canina é uma doença cosmopolita, cuja prevenção vem sendo realizada com vacinas desde a década de cinquenta do século passado. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. Após a viremia, cães com baixa resposta imunológica desenvolvem sinais multissistêmicos devido à disseminação do vírus para diversos tecidos, como pele, epitélio gastrintestinal, sistema nervoso central, trato respiratório e genitourinário.
No que se refere a neoplasias mamárias, jugue os itens a seguir. As neoplasias mamárias em cadelas são quase em sua totalidade malignas, enquanto que, em gatas, esse número fica próximo à metade dos casos.
No que se refere a neoplasias mamárias, jugue os itens a seguir. Em gatas com neoplasia bilateral, indica-se a mastectomia radical bilateral, ou duas mastectomias radicais com intervalos de 15 dias entre as cirurgias. Caso haja envolvimento da quarta glândula mamária, o linfonodo inguinal ipsilateral deve ser removido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...