Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A vacinação contra a leptospirose bovina é um dos pontos mais importantes em um programa sanitário, que tem como objetivo a sua profilaxia. As vacinas utilizadas atualmente contra esta importante zoonose conferem:
Imunidade espécie específica por 12 meses.
Imunidade gênero específica por 12 meses.
Imunidade toxóide específica por 12 meses.
Imunidade sorovar específica por 06 meses.
Imunidade sorogrupo específica por 06 meses.
Dentre os alimentos que são oferecidos aos consumidores, encontram-se os produtos orgânicos. A Rotulagem de produtos orgânicos, seja de origem animal ou vegetal, aprovado pelo MAPA (Instrução Normativa n.º16, de 11/06/2004), não poderá sugerir efeitos sobre a saúde, sendo que, para o uso do termo Orgânico, os ingredientes deverão estar numa proporção mínima de:
85% ou mais de ingredientes orgânicos.
90 % ou mais de ingredientes orgânicos.
88% ou mais de ingredientes orgânicos.
95% ou mais de ingredientes orgânicos.
98% ou mais de ingredientes orgânicos.
A Instrução Normativa n.º 51/2002, do MAPA, Anexo VI, que trata do Regulamento Técnico da Coleta de Leite Cru Refrigerado e seu Transporte a Granel, estabelece no item 6. Procedimentos de Coleta que a eventual passagem do leite cru refrigerado na propriedade rural por um Posto de Refrigeração implica na refrigeração do produto em resfriador de placas até uma determinada temperatura, admitindo-se sua permanência neste tipo de estabelecimento por um período de tempo máximo. Qual das alternativas abaixo indica temperatura de resfriamento e tempo máximo que o Leite Cru Refrigerado pode permanecer no Posto de Refrigeração?
Temperatura não superior a 6 °C e tempo de permanência máximo de 10 h.
Temperatura não superior a 3 °C e tempo de permanência máximo de 12 h.
Temperatura não superior a 4 °C e tempo de permanência máximo de 6 h.
Temperatura não superior a 2 °C e tempo de permanência máximo de 24 h.
Temperatura não superior a 5 °C e tempo de permanência máximo de 18 h.
Nos últimos anos, o Brasil tem aumentado a sua produção de leite, tornando-se um dos países que mais cresce na produção leiteira, passando de um tradicional importador de leite para um exportador incipiente e, conforme analistas de mercado, com potencial para se tornar um grande exportador mundial de lácteos. Por outro lado, um dos maiores problemas está relacionado à qualidade da matéria-prima. Assim, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) criou o Programa Nacional de Qualidade do Leite com a finalidade de promover a melhoria da qualidade do leite e derivados, garantir a saúde da população e aumentar a competitividade dos produtos lácteos em novos mercados. Para atingir tais objetivos, novos requisitos de controle foram adicionados à legislação (Instrução Normativa n.º 51, de 18/09/2002) como a sanidade da glândula mamária - monitorada através da contagem de célula somática no leite, higiene de ordenha – monitorada através da contagem bacteriana total no leite e refrigeração do leite na propriedade rural – manutenção da carga microbiana inicial. O Estado do Paraná, como um estado de vanguarda, incorporou também esses novos requisitos de controle através da Resolução Nº 065/05, que aprovou o Regulamento da Inspeção Sanitária e Industrial para Leite e Derivados do Serviço de Inspeção do Paraná – SIP/POA. Com base no texto e nos seus conhecimentos, responda qual das alternativas abaixo está correta em relação aos padrões que serão adotados pelo Estado do Paraná a partir de 1º de julho de 2008:
Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 750.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 750.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 4 horas após a ordenha a uma temperatura mínimo de 7ºC.
Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 500.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 500.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 3 horas após a ordenha a uma temperatura mínima de 4ºC.
c) Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 550.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 550.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 3,5 horas após a ordenha a uma temperatura mínima de 5ºC.
Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 800.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 800.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 5,5 horas após a ordenha a uma temperatura mínima de 8ºC.
Contagem de Células Somáticas (CCS/ml): máximo de 650.000/ml; Contagem total de Bactérias (contagem padrão): máximo de 6500.000 UFC/ml; Resfriamento do leite em, no máximo, 5 horas após a ordenha a uma temperatura mínima de 3ºC.
Bovinos de uma propriedade rural mostraram emagrecimento progressivo. Alguns animais desenvolveram tosse, febre e dispnéia expiratória. Realizada necropsia foram observados focos de atelectasia. Colhido material para exame histopatológico que revelou em pulmão: hiperplasia das células caliciformes, moderada metaplasia do epitélio bronquial e bronquiolar, hiperplasia de folículos linfóides e musculatura lisa bronquiolar. Eosinófilos foram também encontrados. Tais dados são compatíveis com:
Felino com 5 anos de idade, com sinais de obesidade, mostrou comportamento alterado. Em poucos dias parou de comer, tornou-se apático e ictérico. Exames complementares revelaram moderada anemia regenerativa, fosfatase alcalina e alanina aminotransferase aumentadas, parênquima hepático hiperecóico. Quadro clínico do animal evoluiu para encefalopatia hepática e óbito. Na necropsia confirmou-se a hepatomegalia, além de coloração levemente amarelada de fígado. Tais dados são significativos para o diagnóstico de:
Hepatite crônica ativa.
Lipidose hepática.
Colangiohepatite.
Hepatite viral.
Intoxicação (exógena) crônica.
Dentre os princípios que norteiam a experimentação animal, considere as afirmativas a seguir.
I. Repetição de unidades experimentais.
II. Casualização das unidades experimentais.
III. Uniformidade dos animais experimentais.
IV. Desuniformidade na aplicação dos tratamentos e uniformidade do meio.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Com relação à Influenza Aviária Altamente Patogênica, é corretor afirmar:
Os casos de Influenza Aviária Altamente Patogênica são ocasionados por vírus influenza tipo A portadores do gene da hemaglutinina viral dos tipos H5 e H1.
Tanto a taxa de letalidade nos hospedeiros susceptíveis quanto a reatividade em testes laboratoriais, como ensaio imunoenzimático (ELISA) e imunodifusão em ágar gel, definem uma estirpe viral como altamente patogênica.
A virulência da estirpe viral identificada como altamente patogênica pode variar de acordo com a espécie de galináceo infectado. Com freqüência, uma estirpe viral altamente patogênica causa doença grave em galinhas, perus, codornas e faisões e doença branda em patos, gansos e outras aves aquáticas.
Com relação à transmissão nos hospedeiros naturais destacam-se os tipos fecal-oral e por aerossol.
Como diagnóstico diferencial devem ser consideradas as seguintes doenças infecciosas: Doença de Newcastle, Laringotraqueíte Infecciosa, Bronquite Infecciosa das Galinhas, Doença de Gumboro e infecções agudas por Escherichia coli.
Considerando focos de diarréia na maternidade e na creche de uma granja de suínos de ciclo completo. Assinale a alternativa que contemple uma provável etiologia:
Escherichia coli - vacinação dos leitões ao nascer.
Criptosporidium sp - vacinação das matrizes no terço final de gestação.
Rotavírus - vacinação das matrizes no terço final de gestação.
Clostridium perfringes - vacinação dos leitões aos sete dias de idade.
Coronavírus - vacinação dos leitões ao nascer.
Com relação à Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), assinale a alternativa que contemple ações que visam a manutenção da estabilidade de um sistema de produção:
Monitoramento da produção de ração para ruminantes com o objetivo de detecção de proteína de origem animal em sua constituição; adequação das graxarias com relação à temperatura, pressão e tempo de processamento das farinhas; eliminação de material de risco na linha de abate de bovinos.
Proibição da importação de bovinos vivos provenientes de países com casos autóctones de BSE; proibição da importação de farinhas (carne/osso/sangue) produzida a partir de ruminantes provenientes de países com casos autóctones de BSE; fiscalização na importação de produtos e subprodutos de origem animal que inclua material de risco proveniente de ruminantes de países com casos autóctones de BSE.
Proibição da importação de bovinos vivos provenientes de países com casos de BSE autóctone; eliminação de material de risco na linha de abate de bovinos; estabelecimento de rotina de diagnóstico de doenças neurológicas em bovinos que inclua a BSE.
Fiscalização na importação de produtos e subprodutos de origem animal que inclua material de risco proveniente de ruminantes; monitoramento da produção de ração para ruminantes com o objetivo de detecção de proteína de origem animal em sua constituição; eliminação de material de risco na linha de abate de bovinos.
Proibição da importação de farinhas (carne/osso/sangue) produzida a partir de ruminantes; adequação das graxarias com relação à temperatura, pressão e tempo de processamento das farinhas ; monitoramento da produção de ração para ruminantes com o objetivo de detecção de proteína de origem animal em sua constituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...