Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões 39 e 40
Eqüinos de uma propriedade rural vêm apresentando febre recorrente, fraqueza e falta de apetite. Alguns animais apresentam ainda edemas nos membros e abdome, hemorragias petequiais, sendo que alguns morrem no decorrer de duas a três semanas.
O método de diagnóstico laboratorial mais indicado para a enfermidade descrita no texto é o(a)
Texto para as questões 39 e 40
Eqüinos de uma propriedade rural vêm apresentando febre recorrente, fraqueza e falta de apetite. Alguns animais apresentam ainda edemas nos membros e abdome, hemorragias petequiais, sendo que alguns morrem no decorrer de duas a três semanas.
Considerando as informações do texto, é correto afirmar que a provável enfermidade em questão é
Considere que o teste de tuberculinização (PPD) intradérmico cervical realizado em um bovino tenha apresentado o seguinte resultado: 3,9 mm, muita dor e consistência macia à palpação, com presença de necrose. Segundo o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal, a interpretação para o resultado apresentado é
incompleta, devendo ser feito um teste com o antígeno B19 para a complementação do resultado.
inconclusiva, devendo uma amostra de sangue ser enviada a um laboratório oficial para realização de análise microbiológica.
Considere que alguns bovinos vieram a óbito com suspeita de enfermidade do sistema nervoso central. Nessa situação, assinale a opção incorreta quanto a recomendações para coleta de encéfalo de bovinos para exame laboratorial.
Deve-se coletar informações sobre a data e a hora da morte, o tempo decorrido entre a morte e a necropsia e sobre qualquer demora entre a coleta e fixação do material.
Doenças que oferecem risco para a saúde humana, como a raiva e a listeriose, devem ser consideradas antes da realização dos exames, e os cuidados necessários, como o uso de luvas de borracha e de um visor (óculos) durante a abertura do crânio, são recomendados.
Se o material for destinado ao exame histológico, é importante que o manuseio do tecido nervoso, ainda não fixado, seja o mais completo possível para auxiliar o exame macroscópico.
Não é recomendável misturar tecidos de animais diferentes, mesmo que representem casos de uma mesma doença.
Tecidos de cada animal devem ser identificados claramente.
Acerca da criação de animais em zona urbana, assinale a opção incorreta, segundo o Código Sanitário Municipal de Vitória – ES.
A exibição de toda e qualquer espécie de animal bravio ou selvagem é permitida em vias e logradouros públicos ou locais de livre acesso ao público.
É de responsabilidade dos proprietários dos animais a perfeita condição de alojamento, alimentação, saúde e bem- estar, bem como as providências pertinentes à remoção dos dejetos por eles deixados nas vias públicas.
É proibido abandonar animais em qualquer área pública ou privada.
Os animais indesejados deverão ser encaminhados pelo proprietário ao Serviço de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.
Todo proprietário de animal é obrigado a mantê-lo permanentemente imunizado contra a raiva, de acordo com a legislação sanitária.
Uma pequena propriedade rural vem apresentando mortalidade de alguns bovinos. Inicialmente, os animais doentes eram isolados do lote. No exame clínico, os animais apresentavam o pêlo eriçado, dilatação pupilar, sonolência e depressão. Foram observados movimentos anormais dos membros posteriores, incoordenação muscular e contrações tônico-clônicas de músculos do tronco e das extremidades, lacrimejamento, secreção nasal, dificuldade de deglutição, e feridas no pescoço e dorso.
Considerando a situação hipotética acima, é correto afirmar que a provável enfermidade apresentada pelos bovinos é
Os objetivos de unidades de controle de zoonoses não incluem o(a)
controle dos animais domésticos, visando à profilaxia das zoonoses onde esses animais possam atuar como reservatórios, hospedeiros e(ou) vetores, assim como quando eles causarem incômodos e agravos à população.
controle de enfermidades infectocontagiosas de interesse econômico como a aftosa.
controle das espécies animais sinantrópicas para prevenção das zoonoses.
execução das ações de vigilância epidemiológica das zoonoses e de doenças transmitidas por vetores na área.
atuação na área de educação em saúde e mobilização social para as zoonoses, doenças transmitidas por vetores e acidentes por animais peçonhentos.
As doenças transmitidas por roedores ao homem e a animais domésticos incluem a
Considere que o Centro de Controle de Zoonoses de Vitória tenha sido procurado pelo proprietário de um pequeno supermercado para reclamar da presença de roedores em seu estabelecimento. O mesmo capturou uma porção de fezes, colhidas no estabelecimento, para fazer a identificação da espécie. As fezes se apresentavam em forma de cápsulas com extremidades rombudas. Nessa situação, a provável espécie de roedores presente no estabelecimento é
Historicamente, a fixação do homem à terra, gerando excedentes alimentares a partir do advento da agricultura, e o desenvolvimento dos povoados, cidades até as megalópoles, criaram condições ideais à ligação comensal dos roedores com o homem, originando um processo de sinantropia. Esta sinantropia dos roedores e a precariedade dos processos de urbanização, com problemas crescentes de disposição de resíduos sólidos, drenagem adequada de águas pluviais e de construção e tratamento de esgotos, exigem a integração das ações da municipalidade e da comunidade como mecanismo básico para a implantação de um programa de controle de roedores capaz de resultados consistentes.
Os principais roedores sinantrópicos comensais, de que trata o texto acima, são
Rattus rattus, Rhipidomys spp. e Trinomys spp.
Rattus rattus, Bolomys spp. e Akodon spp.
Akodon spp., Bolomys spp. e Cavia spp.
Rattus rattus, Rattus norvegicus e Bolomys spp.
Rattus rattus, Rattus norvegicus e Mus musculus.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...