Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É um procedimento cirúrgico que permite o acesso à medula espinhal mediante a remoção dos processos espinhosos e articulares e pedículos das vértebras envolvidas. Atualmente, é indicada para o tratamento de pacientes com neoplasias envolvendo a medula espinhal e no tratamento da síndrome da cauda equina (Kalfas 2000, Toombs & Waters 2003, Sharp & Wheeler 2005, Fossum 2007). Referimo-nos a uma técnica descompressiva denominada:
Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997). Os ligamentos intracapsulares (intra-articulares) são encontrados dentro das articulações e são rodeados pela membrana sinovial. Os ligamentos extracapsulares (periarticulares) são externos à cápsula articular (DYCE et al., 1997; FRANDSON et al., 2005). Os ligamentos do cotovelo dos equinos é um:
É uma alteração do desenvolvimento que afeta a cabeça do fêmur e o acetábulo, caracterizada radiograficamente pelo arrasamento do acetábulo, achatamento da cabeça do fêmur, subluxação ou luxação coxofemoral e alterações secundárias da articulação (LUST et al., 1985; SHEPHERD, 1986; LUST, 1997). A doença afeta muitas raças caninas, sendo mais comum nas de grande porte, tais como Pastor-Alemão, Setter Inglês, São Bernardo e Cão dos Pirineus (FERREIRA; COSTA, 1983; LUST et al., 1985; GEROSA, 1995). Referimo-nos a:
Assinale a alternativa que se refere aos órgãos que se deslocam de sua localização anatômica normal para uma cavidade neoformada ou natural através de um orifício anatomicamente fraco:
O termo Peri operatório é empregado para descrever todo o período da cirurgia, incluindo antes e após a cirurgia em si. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as três fases dos cuidados Peri operatórios:
A complexidade da dor ultrapassa a fronteira física e é influenciada pelo meio ambiente e pela resposta psíquica do animal. Desta forma é considerada como um fenômeno que envolve os aspectos biológico, psíquico e social do indivíduo. Relaciona-se ao ambiente que o animal vive e às condições de tratamento do mesmo. Entretanto, alterações físicas e comportamentais podem indicar que o animal está com dor. Contemplando as diferentes manifestações do paciente e levando em consideração os sinais fisiológicos, as mudanças de conduta, conhecer e avaliar a alteração que provoca a dor e até mesmo antropomorfizar o quadro, ou seja, nos colocar no lugar do paciente, tentando pensar qual seria nossa resposta diante de tais lesões. São alterações comportamentais de dor no animal:
I. Imobilidade, podendo inclusive defecar e urinar sem abandonar o decúbito. II. Tendência a se esconder, conduta bastante comum em felinos. III. Aumento da frequência cardíaca em repouso. IV. Tendência à constipação. V. Redução na formação de urina. É correto afirmar que:A dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável com um atual ou potencial dano tecidual. Ela pode ser difusa ou localizada e normalmente produz um desejo de evitar, fugir ou destruir os fatores responsáveis pela sua produção. Historicamente, se pensava que os animais não sentiam dor, ou que a percebiam de forma diferente dos humanos. Sugeria-se que a dor que se seguia a uma cirurgia era benéfica aos animais por limitar seus movimentos e evitar injúrias. A dor resultante de uma lesão traumática, cirúrgica ou infecciosa, de início abrupto e curta duração. Tem caráter fisiológico e função de defesa, evitando injúrias ao local lesado. É autolimitante e tende a desaparecer com a cura dos danos físicos, chamamos de dor:
Caracterizam-se pela ruptura de um ou mais músculos, muitas vezes acompanhada pela protusão de outras estruturas anatómicas, como são exemplo: a gordura retroperitoneal, os vasos sanguíneos, as ansas intestinais, a bexiga ou a próstata. Tratamos de:
Caracterizam-se pela saída de vísceras de sua cavidade, através de um orifício, geralmente em locais de fragilidade tecidual. Quanto a sua origem podem ser: traumática (mais comum em animais), congênita ou hereditária (quando presente o paciente deve ser castrado). Referimo-nos a:
É empregado para descrever todo o período da cirurgia, incluindo antes e após a cirurgia em si. As três fases dos cuidados são: Pré-operatório, Transoperatório e Pósoperatório. Referimo-nos aos cuidados:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...