Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A proprietária de um filhote canino da raça Rottweiler, com 5 meses de idade, leva o animal para atendimento veterinário com um quadro clínico de diarreia. Assinale a alternativa que apresenta uma das doenças que podem ser o diagnóstico de cães com este quadro clínico.
Parvovirose - o vírus causador afeta o epitélio respiratório, tratos digestório e urogenital.
Rotavirose - em filhotes com menos de 4 semanas de idade o rotavírus pode afetar os miócitos, resultando em um quadro de miocardite que pode provocar insuficiência cardíaca.
Giardíase - cistos de Giardia podem ser detectados nas fezes por vários métodos. Um dos métodos tradicionais é o método da flutuação em solução de sulfato de zinco.
Coronavirose - causa perda das células da cripta, levando a um achatamento das vilosidades.
A pasteurelose acomete bovinos de qualquer raça, sexo ou faixa etária, predispondo principalmente em animais jovens quando expostos a fatores estressantes. Os bovinos apresentam uma maior incidência de problemas respiratórios durante as três semanas iniciais no confinamento. Esta enfermidade acarreta sérios transtornos financeiros aos confinadores, pois os animais infectados apresentam queda na conversão alimentar, redução no ganho de peso (GDP) diário e final, consequentemente um menor desenvolvimento corporal aumentando o período de dias da engorda ao abate. Os animais acometidos se isolam dos demais, ficam deprimidos e com apetite reduzido associado a um aumento acentuado da freqüência respiratória caso sejam movimentados nos currais. Sobre a pasteurelose septicêmica dos bovinos assinale a alternativa incorreta:
aproximadamente 45% dos bovinos normais, nas fazendas associadas a esta enfermidade, albergam o agente etiológico da Pasteurelose Septicêmica dos bovinos.
nas fases mais avançadas da doença pode haver envolvimento pulmonar.
os sinais clínicos da doença ocorrem na forma de septicemia aguda e caracteriza-se por febre súbita, salivação profusa, petéquias na mucosa, depressão grave e morte em 72 horas.
responsável por grandes perdas, principalmente em regiões baixas e quando os animais estão expostos ao calor e a umidade.
Um veterinário atendeu um cão com histórico de emagrecimento progressivo, descamação na pele, áreas de alopecia e onicogrifose. O animal estava vacinado e vermifugado. Ao realizar exame citológico de material proveniente de uma punção do linfonodo poplíteo do referido animal, foram encontrados parasitos no citoplasma de macrófagos. Esses parasitos apresentavam morfologia arredondada, com núcleo e cinetoplastos bastante visíveis e flagelo indistinguível. Provavelmente, trata-se de um caso de
leishmaniose.
demodicose.
escabiose.
erliquiose.
A mastite caracteriza-se por um processo inflamatório da glândula mamária frente a diversas agressões, sendo principalmente causado por bactérias assim ocasionando grandes perdas econômicas devido a composição e produção do leite. O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo com cerca de 21 bilhões e litros/ano segundo dados do departamento de agricultura dos Estados Unidos USDA) de 1998, apresentando uma evolução média de 3,3% ao ano no período de 1980 a 1998, com destaque para os anos de 1995 e 1996 em que o crescimento da produção foi de 9 e 11%, respectivamente (GOMES, 2001). O Paraná é o quinto maior produtor nacional com 1,85 bilhões de litros após Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, respondendo por 8,42% da produção nacional. Uma das causas que exerce influência físico- químicas do leite, é a mastite (PRADO et al., 1997). Sobre a mastite é correto afirmar:
para detectar a mastite subclinica uma das técnicas mais utilizadas é a prova da caneca telada ou caneca do fundo escuro.
no método Califórnia Mastit Test, muito utilizado para detecção de mastite subclínica, observa-se um aumento de células somáticas no leite o que caracteriza a presença de micro-organismos no leite.
a contaminação da mastite ambiental ocorre sempre no ato da ordenha.
o pré e pós-dipping é uma das principais formas de controlar a mastite.
A toxoplasmose é uma infecção parasitária de distribuição mundial e que afeta diferentes espécies animais. A primoinfecção de mulheres, durante a gestação, pode causar malformações ou até mesmo morte fetal. Em relação a este assunto, assinale a alternativa que apresenta uma das formas de se evitar a infecção por Toxoplasma gondii.
Evitar o contato com fezes e urina de pombos.
Evitar o contato com fezes e urina de ratos.
Evitar o consumo de carne suína crua ou mal cozida.
Utilizar inseticidas para repelir os vetores do protozoário.
Sobre imunobiológicos em aves é correto afirmar:
as vacinas vivas contêm adjuvantes de imunidade.
em matrizes, as vacinas inativadas são recomendadas para proteção da produção de ovos e transferência de imunidade aos pintos.
quanto a duração da imunidade, as vacinas vivas apresentam menor tempo de duração.
as alternativas b e c estão corretas.
O Manual de BPF é um documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, controle da higiene e saúde dos manipuladores, e o controle e garantia de qualidade do produto final. Assinale a alternativa que não apresenta um objetivo do Manual de BPF.
Visa a conscientizar profissionais quanto à importância e necessidade de segurança alimentar, ensinando aos manipuladores e supervisores os conceitos básicos de segurança alimentar.
Gera um diferencial de qualidade dos profissionais e estabelecimentos nos produtos e serviços oferecidos aos clientes.
Auxilia os manipuladores e supervisores a prevenir surtos de doenças de origem alimentar, como contaminações ou intoxicações.
Proporciona um comprometimento do consumidor com a segurança dos alimentos.
A febre amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. Apresenta-se como infecções subclínicas e/ou leves, até formas graves, fatais. O quadro típico tem evolução bifásica (período de infecção e de intoxicação), com início abrupto, febre alta e pulso lento em relação à temperatura (sinal de Faget), calafrios, cefaléia intensa, mialgias, prostração, náuseas e vômitos, durando aproximadamente 3 dias, após os quais se observa remissão da febre e melhora dos sintomas, o que pode durar algumas horas ou, no máximo, 2 dias. Tem um espectro clínico muito amplo, podendo apresentar desde infecções assintomáticas e oligossintomáticas até quadros exuberantes com evolução para a morte, nos quais está presente a tríade clássica que caracteriza a falência hepática da Febre Amarela. O que é a Tríade clássica da Febre Amarela?
icterícia, albuminúria e hemorragias.
hospedeiro, ambiente e alimento.
agente, ambiente, hospedeiro.
nenhuma das alternativas corretas.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são práticas preventivas aplicadas à industrialização/ manipulação de alimentos, necessárias para garantir a segurança destes. São elementos das BPF, exceto
a higiene pessoal.
a limpeza e sanitização.
a manutenção de equipamentos e utensílios.
o controle de custos de produção.
A brucelose é uma zoonose que acomete primariamente várias espécies de animais domésticos e silvestres, podendo infectar o homem. De todas as espécies do gênero Brucella, quatro podem transmir-se dos animais ao homem, sendo raríssima a transmissão entre pessoas. Entre as espécies podemos citar:
B.melitensis (biovariedades 1- 3), infecta primariamente bovinos e bubalinos, assim como o homem, sendo que maiores prejuízos causa à bovinocultura do país, em função da extensão dos rebanhos brasileiros e de áreas com prevalências altas.
B.suis (biovariedades 1-6,9), que infecta primariamente suínos, está presente no Brasil, mas com uma prevalência muito baixa.
B.abortus (biovariedades 1-5), que infecta caprinos e ovinos, é a mais patogênica para o homem. A presença desta espécie bacteriana nunca foi reconhecida no Brasil.
B.canis é a que apresenta menor patogenicidade para o homem e está bastante difundida no Brasil, especialmente nas grandes cidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...