Lista completa de Questões de Veterinária da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da anatomia e fisiologia dos animais domésticos, julgue os itens a seguir. O tipo esplâncnico ou visceral de esqueleto, presente nos diferentes animais domésticos, consta o osso cardíaco dos bovinos, no hioide das aves e no peniano dos carnívoros.
Acerca da anatomia e fisiologia dos animais domésticos, julgue os itens a seguir. A fáscia muscular, superficial ou profunda, do músculo estriado esquelético é uma estrutura cuja função é fixar o músculo nos ossos, nas cápsulas articulares e em outros músculos.
Acerca da anatomia e fisiologia dos animais domésticos, julgue os itens a seguir. Nos bovinos, as glândulas mamárias estão arranjadas morfologicamente, constituindo o úbere, cuja particularidade é a presença de quartos, dois craniais e dois caudais, que se relacionam intimamente.
Acerca da anatomia e fisiologia dos animais domésticos, julgue os itens a seguir. Para a manutenção da função endócrina da neuro-hipófise, é necessário haver um eixo de comunicação desse lobo da hipófise com o hipotálamo, que é o local responsável pela produção dos hormônios que serão armazenados e secretados pela neuro-hipófise.
Os valores referentes à contagem de reticulócitos e a hiperbilirrubinemia indicam que o animal apresenta anemia regenerativa, compatível com a babesiose, devendo ser tratado com dipropionato de imidocarb e transfusão sanguínea.
A intensa aglutinação, a esferocitose e os demais parâmetros clinicopatológicos observados permitem concluir que o animal apresenta anemia hemolítica imunomediada arregenerativa, consistindo o tratamento dessa enfermidade na transfusão, em caso de risco de óbito do animal por hipóxia tecidual, e na prescrição de prednisona em dose imunossupressora, para prevenção da hemólise, e de heparina, para prevenção da tromboembolia.
Acerca das afecções intestinais em equinos, julgue os itens subsequentes.
Equinos que já foram submetidos a procedimentos cirúrgicos apresentam menor propensão à cólica, em consequência das aderências causadas pela cirurgia, que evitam a rotação do cólon, ao passo que animais que já apresentaram episódios anteriores de cólica têm de quatro a cinco vezes mais chances de recidivas.
Acerca das afecções intestinais em equinos, julgue os itens subsequentes.
Equinos mantidos estabulados e alimentados com concentrado são mais predispostos à cólica. Evidências científicas indicam que equinos alimentados com 5 kg de ração/dia apresentam risco seis vezes maior de desenvolver cólica que animais com acesso a pastagem.
Acerca das afecções intestinais em equinos, julgue os itens subsequentes.
Tratando-se de animal com suspeita de cólica, a presença de bactérias no interior da célula, de restos vegetais e de neutrófilos degenerados no material coletado por meio de abdominocentese evidencia que a amostra foi obtida do interior do lúmen intestinal. Nesse caso, deve-se proceder a nova coleta, dado que, para o diagnóstico de cólica em equino, deve-se colher amostra do líquido peritoneal, para verificação do aumento da proteína total e contagem de leucócitos.
Julgue os próximos itens, relativos à epilepsia.
Se, após dois dias do uso do fenobarbital por via oral, o animal portador de epilepsia não apresentar melhora, o medicamento deverá ser prontamente substituído por outro anticonvulsivante eficaz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...