Lista completa de Questões de Zootecnia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos alimentos, considere as afirmativas a seguir.
I. Os alimentos que se classificam como concentrado protéico apresentam menos que 20% de FB na matéria seca e mais que 18% de proteína bruta na matéria seca.
II. O farelo de algodão é uma boa fonte proteica para ruminantes, porém para animais monogástricos seu uso é limitado em função do gossipol presente neste.
III. A soja é um dos grãos mais produzidos pelo homem visto que, através desta, pode-se extrair grandes quantidades de óleos e como co-produto é produzido o farelo de soja, que apresenta grande importância na nutrição animal. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para inativar vários fatores antinutricionais presentes na soja, como inibidor de tripsina, hemaglutininas, saponinas e fatores gointrogênicos.
IV. O estado do Paraná, em 2005, foi o maior produtor de trigo do Brasil, com uma produção de 3.012.040 toneladas, sendo que o destino deste é basicamente para produção de farinha de trigo. Como co-produto deste é produzido o farelo de trigo, que é utilizado na produção animal e que é classificado como concentrado proteico.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
A produção animal, em geral, tem alcançado índices de produtividade elevados, graças ao melhoramento genético, nutrição, manejo e sanidade, além da ambiência. Assim, para se obter o máximo desempenho animal é necessário que todos estes itens sejam aplicados de maneira correta. Atualmente, o termo ambiência tem ganhado grande destaque na produção animal, pois em função das condições deste, os animais irão responder satisfatoriamente ou não, como pode ser observado nas tabelas e figura abaixo.
Com relação à importância da ambiência e morfo-fisiologia dos animais sobre a produção animal, considere as afirmativas a seguir:
I. Em temperaturas inferiores os animais Taurinos apresentam melhor desempenho. Já em temperaturas superiores os animais Zebuínos têm um desenvolvimento superior, mostrando que as características morfológicas e fisiológicas do animal e as condições climáticas da região têm grande importância na produção animal.
II. Os animais de origem Zebuína normalmente apresentam coloração do pêlo claro, pele escura, maior quantidade de barbela, visando se proteger melhor das altas temperaturas, enquanto que animais de origem Taurina, normalmente são mais compactos, de pele clara e pêlo escuro.
III. A temperatura ambiental é importantíssima na reprodução animal, visto que temperaturas elevadas causam altos índices de embriões anormais e com baixo desenvolvimento, além de que podem causar ausência de estro ou detecção ineficiente do cio.
IV. Em temperaturas elevadas, isto é, acima da temperatura crítica superior, os bovinos e aves perdem calor principalmente através de processos evaporativos, isto é, pela transpiração e respiração.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Num rebanho de gado holandês contendo 250 vacas adultas, 50 novilhas e 30 touros, foram estimadas as herdabilidades para as características PRODUÇÃO DE LEITE (PL) de 0,25 e QUANTIDADE DE GORDURA NO LEITE (G) de 0,20. De acordo com o exposto, pode-se afirmar que:
A variação entre os indivíduos para a característica PL tem 25% de probabilidade de ser de origem genética e 75% de ser conseqüência de outros fatores não aditivos.
A variação entre os indivíduos para a característica G tem 80% de probabilidade de ser de origem genética e 20% de ser conseqüência de outros fatores não aditivos.
Não é possível estimar herdabilidade para estas características, pois touros não produzem leite.
A variação entre os indivíduos para a característica PL tem 75% de probabilidade de ser de origem genética e 25% de ser conseqüência de fatores ambientais.
A variação entre os indivíduos para a característica G tem 22,5% de probabilidade de ser de origem genética e 77,5% de ser conseqüência de outros fatores não aditivos.
Os gestores dos sistemas produtivos das diferentes espécies de interesse zootécnico devem estar atentos aos fatores que afetam a qualidade final da carne comercializada. Nesse sentido, o zootecnista deve saber que a maturação da carne bovina está associada ao processo de lise das proteínas da carne da carcaça do animal durante o processo de armazenamento.
Com relação às características de uma instalação para um galpão de frangos de corte, considere as afirmativas a seguir.
I. A orientação do galpão é importante, visto que o sentido leste-oeste impede que os raios solares adentrem na instalação durante o verão, protegendo, assim, as aves.
II. As telhas de fibrocimento amianto pintadas de branco na face externa e com forro, permitem condições de cobertura satisfatória em relação a outros tipos de cobertura, com um excelente custo/benefício.
III. O sistema de resfriamento através de ventiladores são mais eficientes do que através de exaustores, considerando um manejo adequado.
IV. A utilização de sobre-cortina é importante para manter a temperatura interna do galpão, principalmente nos primeiros dias de vida, quando os pintainhos não apresentam um sistema regulador da temperatura corporal eficiente.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Os gestores dos sistemas produtivos das diferentes espécies de interesse zootécnico devem estar atentos aos fatores que afetam a qualidade final da carne comercializada. Nesse sentido, o zootecnista deve saber que uma das grandes dificuldades da criação de tilápia-do-nilo é o baixo rendimento de carcaça, que não ultrapassa 40%, o que afeta a filetagem e a industrialização da carcaça.
Você é o gerente de um frigorífico de bovinos e recebe uma encomenda de 5.000 kg do músculo Longíssimus dorsi para ser exportado para um determinado país. Qual o número de bovinos que deverão ser abatidos para que se possa atender este importador, considerando que:
Assinale a alternativa correta:
Os gestores dos sistemas produtivos das diferentes espécies de interesse zootécnico devem estar atentos aos fatores que afetam a qualidade final da carne comercializada. Nesse sentido, o zootecnista deve saber que a carne pálida, mole e exudativa é conseqüência do manejo errado no final da criação e no período pré-abate, que provoca uma redução do pH para valores abaixo de 5,8.
Sobre a conservação de forragens, considere as afirmativas a seguir.
I. A recomendação geral é que a planta de milho deva ser colhida nos intervalos de 30 a 35% de MS para confecção de silagens. Teores de MS abaixo de 30% estariam relacionados com menor produção de MS, perdas de matéria seca por lixiviação, baixa qualidade da silagem e redução no consumo por animais.
II. Os teores de 30 a 35% são obtidos nas plantas de milho no momento em que a consistência dos grãos estiver variando entre o estádio pastoso e o farináceo duro, o que corresponde à visualização da linha de leite entre 1/3 e 2/3.
III. Tradicionalmente o material mais utilizado para ensilagem é a planta de milho, devido a sua composição bromatológica preencher os requisitos para confecção de uma boa silagem como: teor de matéria seca (MS) entre 30% a 35%, e no máximo de 1,5% de carboidratos solúveis na matéria original, alto poder tampão e por proporcionar uma boa fermentação microbiana.
IV. Os teores de 40 a 45% são obtidos nas plantas de milho no momento em que a consistência dos grãos estiver variando entre o estádio pastoso e o farináceo duro, o que corresponde à visualização da linha de leite entre 1/4 e 1/2.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Os gestores dos sistemas produtivos das diferentes espécies de interesse zootécnico devem estar atentos aos fatores que afetam a qualidade final da carne comercializada. Nesse sentido, o zootecnista deve saber que fatores como maturidade sexual, atividade física e o método de conservação da carcaça podem afetar a maciez da carne de frango.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...