Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Brasil, atualmente, é o maior exportador mundial de carne de frango de corte, porém, a partir de janeiro de 2006, o Mercado Comum Europeu proibiu a importação de carne de animais em que se utilizaram os promotores de crescimento antibióticos na sua criação. Assim, as grandes empresas brasileiras estão se adequando a este novo modelo de produção, visando manter os atuais índices produtivos. Para isto, estão utilizando outros aditivos nas rações. Entre estes aditivos tem-se dado grande destaque aos seguintes:
I. Prebiótico: são microrganismos que são fornecidos aos animais e que contribuem para o balanço microbiano do intestino, pois colonizam o trato digestório e atuam principalmente por exclusão competitiva com microrganismos enterapatogênicos, melhorando, desta forma, a eficiência alimentar e a sanidade animal.
II. Probiótico: são substâncias presentes nos ingredientes das rações e/ou adicionadas a elas, que não são digeridas no trato digestório por falta de enzimas específicas. Desta forma, serão substrato nutricional para uma ou mais cepas de bactérias benéficas, resultando em melhor equilíbrio da microbiota intestinal, favorecendo os processos de digestão, absorção e sanidade animal.
III. Ácidos orgânicos: são substâncias como o ácido fumárico, cítrico e lático que melhoram o equilíbrio da microbiota intestinal, favorecendo o hospedeiro, visto que a redução do pH elimina principalmente as bactérias enteropatogênicas, além de melhorar o processo de digestão e absorção de nutrientes (minerais e aminoácidos).
IV. Enzimas exógenas: são adicionadas às rações e visam remover ou promover a hidrólise de fatores antinutricionais e aumentar a digestibilidade dos nutrientes, principalmente aqueles que não são aproveitados pelos animais monogástricos.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
A necessidade de obter animais mais produtivos para transformar, de forma eficiente, proteínas de origem vegetal em carne, leite ou ovo é atendida com diferentes técnicas de melhoramento animal. Considerando as particularidades das espécies de interesse zootécnico, julgue os itens que se seguem. Na bovinocultura de leite, o método do teste de progênie é muito utilizado para avaliar geneticamente o valor de um indivíduo. Um dos pressupostos desse método é que a vaca contribui mais para o melhoramento genético da produção de leite que o touro.
O mercado consumidor tornou-se mais exigente, procurando além de preços, produtos de qualidade. Assim, além de peso para o abate, os bovinos devem ter uma boa expressão de massa muscular e um mínimo de cobertura de gordura na carcaça (3 a 5 mm). Avaliando as diferentes raças ou mesmo uma determinada raça, existem animais com as mais diferentes características morfológicas, o que pode influenciar no custo de produção e qualidade do produto final. A escolha de animais geneticamente superiores, oriundos de seleção ou cruzamento de raças de corte específicas para a produção de carne, quando combinados com manejo e alimentação adequada, promoverão alto grau de rendimento e melhoria da qualidade da carcaça. De acordo com o texto, considere as afirmativas a seguir.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
A necessidade de obter animais mais produtivos para transformar, de forma eficiente, proteínas de origem vegetal em carne, leite ou ovo é atendida com diferentes técnicas de melhoramento animal. Considerando as particularidades das espécies de interesse zootécnico, julgue os itens que se seguem. Os índices zootécnicos do rebanho bovino brasileiro melhoraram nos últimos quinze anos em função da maior utilização de animais das raças Mediterrâneo e Murrah nos sistemas produtivos.
A necessidade de obter animais mais produtivos para transformar, de forma eficiente, proteínas de origem vegetal em carne, leite ou ovo é atendida com diferentes técnicas de melhoramento animal. Considerando as particularidades das espécies de interesse zootécnico, julgue os itens que se seguem. Em programas de melhoramento genético de frango de corte, é necessário selecionar características múltiplas em cada geração. Para predizer o valor reprodutivo de uma ave, com base no seu desempenho e no de seus parentes, emprega-se a técnica da melhor predição linear sem viés.
A necessidade de obter animais mais produtivos para transformar, de forma eficiente, proteínas de origem vegetal em carne, leite ou ovo é atendida com diferentes técnicas de melhoramento animal. Considerando as particularidades das espécies de interesse zootécnico, julgue os itens que se seguem. Para os ovinos, o controle zootécnico é necessário para identificar e selecionar os animais mais produtivos. Os reprodutores e as matrizes selecionados no próprio galinhame podem provocar uma endogamia, o que acarretaria aumento de pares de genes homozigotos e redução de pares de genes heterozigotos.
A necessidade de obter animais mais produtivos para transformar, de forma eficiente, proteínas de origem vegetal em carne, leite ou ovo é atendida com diferentes técnicas de melhoramento animal. Considerando as particularidades das espécies de interesse zootécnico, julgue os itens que se seguem. A produção de ovos, a idade à postura do primeiro ovo, o tamanho dos ovos, a resistência e a cor das cascas dos ovos, a presença de manchas de sangue nos ovos e a eficiência alimentar são características utilizadas no processo de seleção de poedeiras para atender às condições impostas pelo mercado consumidor.
Atualmente, barreiras sanitárias e de segurança alimentar foram criadas por grupo de países que formaram blocos econômicos de livre comércio, o que resultou na necessidade de adotar tecnologias e protocolos específicos para exportar produtos mais elaborados e com qualidade. Com relação a esse assunto e suas implicações, julgue os itens a seguir. Ionóforos estão sendo utilizados para melhorar o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras, com a redução do intervalo entre partos para nove meses.
Atualmente, barreiras sanitárias e de segurança alimentar foram criadas por grupo de países que formaram blocos econômicos de livre comércio, o que resultou na necessidade de adotar tecnologias e protocolos específicos para exportar produtos mais elaborados e com qualidade. Com relação a esse assunto e suas implicações, julgue os itens a seguir. Antibióticos podem ser usados na dieta de bezerros desmamados precocemente, durante seis meses, para evitar o aparecimento de doenças bacterianas. Esse procedimento é recomendado para diminuir o estresse do animal durante a desmama e para evitar o crescimento de microrganismos patógenos no rúmen.
Atualmente, barreiras sanitárias e de segurança alimentar foram criadas por grupo de países que formaram blocos econômicos de livre comércio, o que resultou na necessidade de adotar tecnologias e protocolos específicos para exportar produtos mais elaborados e com qualidade. Com relação a esse assunto e suas implicações, julgue os itens a seguir. O governo federal liberou a utilização de anabolizantes em ruminantes para acelerar o ganho de peso dos animais e proporcionar maior produção de novilhos precoces prontos para o abate.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...