Questões de Administração

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Características de personalidade influenciam as relações humanas nas organizações. A personalidade refere-se aos padrões de comportamento persistentes e duráveis de um indivíduo, expressados numa grande variedade de situações. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A.

    Os traços associados ao fator introversão incluem ser sociável, agregado, assertivo e ativo.

  • B.

    Uma pessoa afável é amigável e cooperativa. Ela possui traços de cortesia, confiabilidade, flexibilidade e tolerância.

  • C.

    As pessoas que tem alta abertura para a experiência possuem intelectos subdesenvolvidos e os traços associados a esse fatos incluem a introspecção e acanhamento.

  • D.

    Algumas pessoas tem disposição para arriscar em situações de perigo para conseguir emoções. Pessoas com esse perfil são danosas para as organizações.

  • E.

    Pessoas com alto grau de conscientização tendem a procrastinar as tarefas complexas com regularidade, distribuindo-as aos outros membros do grupo.

Cultura organizacional

I. é a maneira tradicional de pensar e fazer compartilhada por todos os membros de uma organização.

II. refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros que distingue a organização das demais organizações.

III. exprime as estratégias das lideranças atuais de uma organização que, pela capacidade de impor determinados valores aos membros, fazem com que esses valores passem a impregnar todas as práticas da organização.

IV. tem como essência a maneira como a organização atua, como trata os clientes e empregados e o grau de autonomia e liberdade que existe nos departamentos ou escritórios.

V. tem seus valores sempre compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e, por basear-se na tradição, toda cultura organizacional é forte.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    III e V.

Julgue os próximos itens, a respeito da evolução da administração e do processo administrativo.

Segundo a análise SWOT, nas organizações, a baixa qualificação dos servidores não caracteriza exemplo de ameaça.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, referentes à gestão de pessoas nas organizações.

No cenário brasileiro, a psicologia aplicada às organizações e ao trabalho começou a surgir associada a tentativas de racionalização e à procura de um caráter científico e inovador no controle dos processos produtivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, o mercado não se preocupa somente com os números ou com a capacidade produtiva das empresas, mas também com a forma pela qual estas administram os recursos naturais, humanos e com a capacidade na repetição de resultados. Por isso, algumas empresas, baseadas em normas ou padrões, desenvolveram um sistema integrado que cuidará da gestão de alguns itens. Nessa perspectiva, analise os seguintes itens:

I - responsabilidade socioambiental;

II - segurança e saúde ocupacional;

III - tecnologia da informação;

IV - segurança física dos ativos;

V - qualidade.

São componentes do sistema integrado de gestão APENAS os itens

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. I, II, IV e V.

Sobre a aplicação da epidemiologia e a avaliação dos resultados na gestão hospitalar, é incorreto afirmar que:

  • A.

    a epidemiologia é a ciência da medição, que apresenta um enfoque quantitativo dos fenômenos em saúde e cujos resultados finais são úteis para proporcionar melhores serviços aos usuários.

  • B.

    o uso da epidemiologia na gestão e administração dos serviços de saúde é importante apenas para oferecer os dados para as pesquisa acadêmicas.

  • C.

    os diferentes projetos de estudos epidemiológicos, observacionais e experimentais, fornecem informações úteis para todas as fases da gestão hospitalar.

  • D.

    a pesquisa epidemiológica realizada na universidade é a melhor forma de autocrítica do funcionamento dos serviços de saúde. Sem esta ciência básica não é possível medir com segurança o desempenho da organização.

  • E.

    o uso da epidemiologia nos serviços de saúde ocorre em administração e gestão dos serviços, na pesquisa etiológica, na avaliação das práticas médicas, na docência e nos programas de educação formal.

As _________ são fundamentalmente sistemas de normas. A figura da _______ é definida pela lei, que tem como objetivo a __________ das decisões baseadas em critérios ___________ .

A frase, extraída da obra T.G.A, de Antonio C. Amaru Maximiano (2004), define a característica da formalidade do tipo ideal de burocracia de Max Weber.

Assinale a alternativa cujos termos preenchem corretamente as lacunas, de acordo com o autor.

  • A.

    estruturas ... pessoa ... impessoalidade ... objetivos

  • B.

    burocracias ... autoridade ... racionalidade ... impessoais

  • C.

    burocracias ... liderança ... impessoalidade ... objetivos

  • D.

    estruturas ... autoridade ... impessoalidade ... objetivos

  • E.

    burocracias ... pessoa ... impessoalidade ... racionais

O planejamento de longo prazo envolve a determinação dos objetivos da empresa e de um plano apropriado para atingir esses objetivos. O orçamento representa, em termos financeiros e à luz das condições correntes, a expressão desses planos. Acerca do orçamento empresarial, julgue os itens a seguir.

O orçamento de compras é feito para dimensionamento dos recursos a serem consumidos no processo produtivo, tendo em vista o orçamento de vendas. Uma precondição para que se viabilizem as projeções de vendas é a adequação da capacidade produtiva instalada da planta com o nível de saídas previstas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe, julgue os itens de 94 a 102.

A competência interpessoal é revelada na relação indivíduoindivíduo e nas relações indivíduo-grupo, englobando, assim, atitudes individuais e coletivas que jamais são indissociáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações humanas no ambiente de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A.

    As pessoas, nas suas relações interpessoais, devem não só agir com fragilidade ao se expressar, mas também não devem impor limites em seus relacionamentos pessoais e profissionais.

  • B.

    Os efeitos dos conflitos dos grupos de trabalho são sempre negativos. Os gestores devem lidar com eles com muita rapidez para evitar que se demonstrem com frequência.

  • C.

    Relações abaladas entre funcionários que desempenham as mesmas funções são benéficas para a organização, uma vez que isto estimula o espírito competitivo dos empregados, gerando resultados mais positivos.

  • D.

    O afrouxamento da cobrança de disciplina produz crescimento no grau de satisfação dos empregados, contribuindo para uma maior eficiência no trabalho.

  • E.

    O relacionamento entre os funcionários é um dos aspectos mais importantes para a eficácia do trabalho em equipe, exigindo que seus membros tenham empatia, postura profissional participativa, capacidade de comunicação e respeito à individualidade do outro.

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