Questões de Administração

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Quanto ao tema processo decisório, analise as afirmativas abaixo:

1. Segundo o princípio de Pareto, a maior quantidade de ocorrências ou efeitos depende de uma quantidade pequena de causas.

2. O diagrama de Ishikawa, que tem por finalidade organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas e os efeitos, é também conhecido como diagrama de Pareto.

3. A espinha de peixe é um gráfico que tem por finalidade selecionar prioridades quando se enfrenta um grande número de problemas.

4. O diagrama 4M ou diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para identificar a causa dos efeitos (problemas).

5. Uma das formas de utilizar o princípio de Pareto consiste em fazer o levantamento das causas de uma ocorrência e contar quantas vezes cada causa ocorre.

Está (ão) correta(s) apenas

  • A.

    1, 4 e 5.

  • B.

    4.

  • C.

    1, 2, 3 e 5.

  • D.

    2, 3, 4 e 5.

  • E.

    3 e 5.

Uma empresa de transporte rodoviário de passageiros decidiu ampliar sua atuação também para o negócio de transporte de cargas. Visando a gerenciar a mudança estratégica, os executivos optaram por formar três equipes especiais voltadas, respectivamente, ao estudo da concorrência, à estratégia de comunicação com prospects e ao controle de resultados.

Qual estilo de gestão de mudança foi adotado pela empresa?

  • A.

    Coerção

  • B.

    Intervenção

  • C.

    Direção

  • D.

    Educação

  • E.

    Colaboração

A respeito da qualidade de vida no trabalho, julgue os próximos itens.

Constituem foco dos programas de qualidade de vida no trabalho as condições de trabalho, a organização do trabalho e as relações sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a planejamento estratégico, gestão empresarial e marketing, julgue os itens de 93 a 100.

As ações de marketing para a colocação de um produto no mercado devem preceder às de merchandising.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os objetivos da acreditação hospitalar, analise as seguintes proposições:

1) estimular a melhoria contínua da qualidade dos serviços e da segurança na assistência.

2) agregar valor, respeito, confiabilidade e competitividade à imagem da instituição.

3) otimizar, racionalizar, tornar eficazes e eficientes os resultados dos processos de trabalho. 4) minimizar os erros, os desperdícios e os custos.

5) desenvolver avaliação educativa, auxiliando no estabelecimento de processos de utilidade prática e segura para o cliente e demais envolvidos.

6) diagnosticar responsáveis pelas ações de orientações.

7) realizar avaliação formativa, eliminando o caráter fiscalizador da implementação, e manter um processo de qualidade.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 3, 5 e 7, apenas.

  • B.

    2, 3, 4, 5, 6 e 7, apenas.

  • C.

    1, 2, 3, 4 e 7, apenas.

  • D.

    1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

  • E.

    1, 2, 4, 5, 6 e 7, apenas.

Uma empresa terceirizada que realiza manutenção em equipamentos de refinaria é contratada no dia 20/02, inicia seus serviços em 10/03, finaliza e emite nota fiscal de prestação de serviços no dia 02/04. O valor dos impostos incidentes sobre a receita deverá ser reconhecido como despesa referente a

  • A.

    fevereiro

  • B.

    março

  • C.

    abril

  • D.

    maio

  • E.

    março e abril

Com relação à gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Para ser considerado justo, o sistema de avaliação de desempenho deve incluir informações acerca do contexto de trabalho a que se submetem os empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

As mudanças são fundamentais nas empresas, pois permitem o desenvolvimento e o crescimento de forma mais acelerada.

Associe as dimensões das mudanças que ocorrem nas organizações às suas características.

As associações corretas são:

  • A.

    I – P , II – R , III – S

  • B.

    I – Q , II – R , III – P

  • C.

    I – R , II – S , III – Q

  • D.

    I – S , II – P , III – R

  • E.

    I – S , II – Q , III – R

A respeito da qualidade de vida no trabalho, julgue os próximos itens.

A desagregação entre produtividade e bem-estar constitui o objetivo das correntes contemporâneas de gestão de programas de qualidade de vida no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a administração da assistência hospitalar, é incorreto afirmar que:

  • A.

    todo hospital deve possuir filosofia de serviço, contendo políticas assistenciais claras, normatizadas e atualizadas, para que norteiem a razão de ser da entidade.

  • B.

    para que as políticas se materializem com a execução de planos e orçamentos econômicofinanceiros, é indispensável manter equilíbrio entre custos e benefícios.

  • C.

    o trabalho do diretor inclui apenas modificação de políticas e modernização tecnológica dos serviços assistenciais.

  • D.

    a epidemiologia e outros fatores sociais naturais influem nas respostas efetivas às demandas de serviços.

  • E.

    supervisão permanente, efetiva atualização e segurança dos serviços prestados, através de uma política de certificação de qualidade, assim como a manutenção ativa da comissão de ética médica e a auditoria sobre serviços prestados, garantem o sucesso da assistência ao cliente, desde a admissão até a alta.

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