Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à segmentação de mercado, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A utilização da variável sexo na segmentação de mercado de consumidores vem perdendo cada vez mais a sua força, pois os homens e mulheres travam lutas ferrenhas por direitos igualitários na sociedade o que resvala no comportamento de consumo.

  • B.

    Ao definirmos os compradores pelo status de fidelidade ao produto ou serviço devemos prestar atenção aos fiéis divididos que não são fiéis a nenhuma marca.

  • C.

    A segmentação de mercados consumidores por estilo de vida é a mais eficaz de todas, pois, após a análise de um mercado a equipe de marketing poderá replicar as estratégias em outra localidade. Principalmente em empresas multinacionais, o que gera uma economia nos custos com pesquisa.

  • D.

    Uma empresa que opta por selecionar um mercado-alvo utilizando a especialização por produto irá atuar em um segmento fechado com vários produtos.

  • E.

    Algumas variáveis são utilizadas como base para segmentação do mercado organizacional. Entre elas podemos citar: operacionais, abordagem de compras e fatores situacionais.

A gestão por processos de uma organização, para cumprir seus objetivos estratégicos, tem como característica a

  • A. organização em unidades funcionais verticais.
  • B. interfuncionalidade e a transformação de insumos em serviços, como o objetivo de agregar valor ao cidadão/cliente.
  • C. sincronia em unidades funcionais verticais em insumos, infraestruturas e regras, com o objetivo de agregar valor interno.
  • D. estrutura baseada na hierarquia funcional e departamental, com objetivo de agregar valor ao cidadão/cliente.
  • E. interfuncionalidade e a sincronia dos insumos e infraestrutura das unidades verticais, exclusivamente.

Muitas empresas buscam diminuir seus custos de operação terceirizando algumas atividades. Porém, não se pode, com o objetivo de reduzir custos, abrir mão da qualidade. Para evitar que isso ocorra, as empresas, na contratação de serviços terceirizados, elaboram um Acordo de Nível de Serviço. Esse Acordo pode ser feito entre um cliente e um fornecedor, ou até mesmo entre diferentes áreas de uma empresa. Por ser um processo complexo, as empresas precisam tomar uma série de precauções. Ao elaborar um Acordo de Nível de Serviço, a empresa contratante deve

  • A. deixar que o fornecedor estabeleça as condições contratuais, já que está terceirizando a atividade e não quer assumir o compromisso com os resultados.
  • B. deixar que o fornecedor conheça e gerencie a estrutura de relacionamento com a empresa contratante.
  • C. deixar que o fornecedor estabeleça os indicadores de desempenho que servirão de base para a empresa contratante avaliar o nível de seus serviços.
  • D. deixar que o fornecedor estabeleça as penalidades e multas, caso ela não cumpra com as cláusulas contratuais.
  • E. definir de quem é a responsabilidade em cada atributo do contrato.

São deveres do Almoxarife, EXCETO:

  • A.

    Organizar e manter atualizado o registro de estoque do material existente no almoxarifado.

  • B.

    Efetuar ou supervisionar o recebimento e a conferência de todas as mercadorias.

  • C.

    Zelar pela conservação do material estocado.

  • D.

    Realizar a manutenção da rede elétrica.

  • E.

    Manter o estoque em condições de atender às unidades, examinando periodicamente o volume de mercadorias e calculando as necessidades futuras para reposição.

Nas situações de atendimento, devido a atitudes grosseiras e poucos sensíveis, é comum ocorrer mal-estar entre atendentes e clientes. Para evitar tais situações, o atendente deve

  • A.

    insistir para o cliente levar um item ou adquirir um bem.

  • B.

    reconhecer a necessidade de o cliente efetuar suas próprias escolhas.

  • C.

    transferir a ligação ou desligar o telefone sem avisar.

  • D.

    acompanhar, de forma insistente, o cliente por toda a loja.

  • E.

    insistir em conversas sobre os assuntos que incomodam o cliente.

Em relação ao planejamento e à avaliação de programas e projetos, julgue os itens que se seguem.

É consenso na literatura que o processo de avaliação só ocorre quando este estiver sido formalizado por meio da apresentação de relatório final.

  • C. Certo
  • E. Errado

O composto mercadológico, composto de marketing ou marketing mix pode ser denominado por meio da fórmula:

  • A.

    4Ps, conjunto de pontos de interesse aos quais as organizações devem estar atentas, caso desejem atingir objetivos de marketing.

  • B.

    MPMP ou marketing, propaganda, merchandising e promoção, estreitamente associados para dinamizar o relacionamento das organizações com seus públicos.

  • C.

    RPMd ou relações públicas e marketing direto, que envolve o conceito de público e afirma que uma ação individualizada é mais eficaz que ações massificadas.

  • D.

    CIM ou comunicação integrada de marketing, que utiliza ferramentas de comunicação para atingir objetivos estratégicos específicos.

  • E.

    SIM ou sistema informações de marketing, constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos de coleta, análise e distribuição de informações necessárias às decisões de marketing.

Gestão por competências é um modelo de gestão utilizado pelas organizações, visando a orientar os esforços dos gestores de pessoas no planejamento, captação, desenvolvimento e avaliação das competências organizacionais e humanas necessárias à consecução dos seus objetivos. Analise o gráfico e os itens I a IV abaixo:

De acordo com os dados fornecidos, é correto o que consta APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
  • E. II, III e IV.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção. O PCP pode ser decomposto em Planejamento, Programação e Controle. Por Planejamento, deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas que alimentarão a Programação. Assim, o Planejamento se constitui na(o)

  • A. definição das quantidades a serem produzidas a cada período, das necessidades de materiais e dos prazos.
  • B. programação das atividades que serão realizadas ao longo do processo produtivo.
  • C. controle sobre os itens que comporão o processo produtivo, de forma integrada.
  • D. projeto do produto, definição do processo e das quantidades a serem produzidas.
  • E. controle sobre o processo e as quantidades a serem produzidas no prazo determinado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...