Questões de Administração

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Em relação à administração de materiais, julgue os itens que se seguem.

Na avaliação dos estoques pelo custo de reposição, seus valores são atualizados em razão dos preços de mercado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao planejamento, a consolidação das informações e atividades desenvolvidas e que apresenta uma visão estática da decisão em relação a custos e benefícios constitui o seguinte documento:

  • A.

    programa

  • B.

    diretriz

  • C.

    diretriz

  • D.

    plano

  • E. meta

A partir das ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes.

O processo de alinhamento às demandas e aos desafios do novo mercado deve ser acompanhado da adequação da equipe de atendimento, pela via da qualificação e da avaliação de desempenho, observada particularmente pelos esforços de todos para atender as necessidades dos públicos com os quais se relaciona.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do Customer Relationship Management (CRM), é correto afirmar que

  • A. são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.
  • B. é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa.
  • C. podem ser definidos como o movimento eletrônico de documentos-padrão de negócio entre, ou dentro, de empresas.
  • D. são pequenos bancos de dados que armazenam informações agrupadas, usadas no departamento de pessoal da empresa para auxiliar na tomada de decisão.
  • E. são sistemas que oferecem suporte às atividades da área de marketing, ampliando o relacionamento com clientes e parceiros da organização.

Acerca de administração de materiais e de licitações, julgue os itens a seguir.

Uma desvantagem de se utilizar a classificação de materiais do tipo importância operacional é que ela não fornece análise econômica dos estoques.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marque a única informação sobre ergonomia que está incorreta.

  • A.

    Ergonomia física: está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

  • B.

    Ergonomia cognitiva: refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

  • C.

    Ergonomia organizacional: concerne à otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, teletrabalho e gestão da qualidade.

  • D.

    Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a tornálos compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

  • E.

    A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano.

João é presidente de empresa que possui trinta e cinco franquias de uma rede de lojas de informática. Ele orgulha-se de saber tudo sobre seus empregados e sempre procura conhecer as necessidades e expectativas deles. Para João, não há segredos na empresa, todos devem agir abertamente e contar os problemas pessoais que possam interferir no desempenho individual e organizacional. A premissa de trabalho de João é embasada na ideia de que o líder deve fazer aquilo que um bom amigo faria, embora também aja de forma autoritária, pois instrui seus empregados a fazerem o que lhes é dito para fazer. Para o presidente, vale a seguinte regra: “Só vou falar isso para você uma vez. Se houver reincidência no erro, a demissão é certa”. Ao mesmo tempo, João acredita na abertura, integridade e honestidade e espera receber o mesmo que oferece. As pessoas parecem gostar de trabalhar com ele, pois permanecem, em média, dez anos na empresa, enquanto o tempo estimado de permanência das pessoas no segmento de informática é de três anos.

A partir da situação hipotética descrita, julgue os itens seguintes.

João ajusta seu estilo de liderança de acordo com os comportamentos dos empregados da empresa que lidera.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à administração de materiais, julgue os itens que se seguem.

A paletização impede a utilização do espaço aéreo do almoxarifado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de estrutura e desenho organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    As estruturas organizacionais mais modernas fazem opção por um desenho que reforça a padronização dos procedimentos como meio básico de coordenação, de forma a fazer seu papel, com objetivo de maximizar a eficiência do sistema como um todo.

  • B.

    Ao representar os aspectos concretos da vida organizacional, a estrutura permite a visão da organização como um processo que se reorganiza a partir dos comportamentos individuais e se torna objeto dos anseios coletivos.

  • C.

    A estrutura materializa-se no organograma da organização, que especifica quais objetivos serão seguidos, quais metas devem ser alcançadas e quais mecanismos operacionais e estratégicos serão usados para tal finalidade.

  • D.

    A estrutura organizacional pode ser composta por vários níveis, com divisões diferenciadas. Uma das propostas divide essa estrutura em núcleo operacional, cúpula estratégica, linha intermediária, tecnoestrutura e assessoria de apoio.

  • E.

    Na definição das características estruturais da organização, de forma geral, podem ser considerados os mecanismos de divisão e de enriquecimento. Nesse contexto, o trabalho necessita ser dividido e, em seguida, enriquecido para que os indivíduos não operem em funções monótonas e sem sentido.

Acerca dos grupos existentes dentro de uma organização, assinale a alternativa que apresenta os grupos formais, criados pela organização, usados normalmente para resolver conflitos internos, recomendar decisões para a administração superior e gerar ideias e soluções inovadoras para os problemas enfrentados.

  • A. grupos funcionais
  • B. grupos de tarefas
  • C. grupos de interesse
  • D. grupos de colegas de trabalho
  • E. comitês
Provas e Concursos

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