Questões de Administração

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As limitações encontradas no conceito tradicional de cargos (descrição, avaliação e classificação) têm levado a variações em seu uso no estabelecimento de salários. O conteúdo ocupacional dos cargos tem sido focalizado de diferentes maneiras. Nos modelos de gestão salarial por competências podemos afirmar que a descrição do conteúdo ocupacional NÃO tem por foco:

  • A.

    A agregação de valor econômico à organização e valor social ao indivíduo, mas a simples aquisição de conhecimentos ou habilidades.

  • B.

    A definição de competências com base na análise da organização, do seu conjunto de valores, e de sua visão de futuro e das suas orientações estratégicas.

  • C.

    A definição de competências necessárias aos profissionais para que mantenham a organização competitiva no longo prazo.

  • D.

    A agregação de valor econômico à organização por meio da definição das competências necessárias aos profissionais e sua evolução no exercício dessas competências.

A respeito de compras e administração dos contratos de fornecedores e serviços, julgue os itens de 64 a 69.

O negociador efetivo tem como pontos fortes: ser um facilitador das relações entre os membros dos grupos de negociação; possuir capacidade de estabelecer e manter boas relações com pelo menos uma parte dos membros do outro grupo; ser sensível às reações dos negociadores – importância dos sentimentos e emoções; e possuir a habilidade de construir a confiança e de examinar as forças e fraquezas do oponente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

A finalidade do benchmarking é descobrir e mensurar o gap entre uma organização e outra que seja 100% eficiente em determinada atividade. Trata-se de uma tecnologia de absorver e copiar a melhor solução empregada por uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os benefícios ou "salários indiretos" são concedidos pelas organizações em complementação aos salários básicos, em espécie, pagos aos seus funcionários. Os benefícios oferecidos pelas organizações podem subdividir-se em benefícios compulsórios e benefícios espontâneos. São benefícios compulsórios:

  • A.

    Aqueles que a organização concede aos seus empregados em atendimento às exigências da lei ou norma legal.

  • B.

    Aqueles que a organização concede aos seus empregados em atendimento às exigências da lei, acordos ou convenções coletivas de trabalho e do mercado de mão de obra.

  • C.

    Aqueles que a organização concede aos seus empregados em atendimento a vontade própria dos empregados e de sua direção.

  • D.

    Aqueles que a organização concede aos seus empregados em atendimento da lei e ao plano de benefícios flexíveis adotado pela organização.

A respeito de compras e administração dos contratos de fornecedores e serviços, julgue os itens de 64 a 69.

Entre as atividades executadas por compras estão a manutenção de cadastros de fornecedores, a emissão de pedidos de compras, a elaboração de cotações e o diligenciamento ou acompanhamento de fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todo sistema é composto de uma estrutura básica: objetivo, entrada, processo de transformação, saídas, padrões de qualidade e subsistema de controle e avaliação. Acerca de gerenciamento de informações, assinale a opção correta.

  • A.

    As informações são as entradas do sistema de informação.

  • B.

    O processamento dos dados refere-se ao processo de transformação do sistema de informação.

  • C.

    Os padrões de controle são necessários para verificar se as informações processadas pelo sistema atendem aos objetivos estabelecidos.

  • D.

    Os dados são as saídas do sistema de informação.

  • E.

    Os objetivos indicam a qualidade da informação desejada

A respeito de projeto e de planejamento estratégico, julgue os itens que se seguem.

O benchmarking interno caracteriza-se por pesquisar, dentro da organização, práticas que se tenham revelado as melhores e por identificar líderes em funções, qualquer que seja o ramo de atuação em que estejam atuando. Em tal espécie de benchmarking, torna-se mais difícil sua implantação, pois, geralmente, há rivalidade acirrada entre os indivíduos componentes das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em recursos humanos, o conjunto de princípios e diretrizes para adequar o comportamento das pessoas e reger as relações delas com as organizações, denomina-se

  • A.

    planejamento.

  • B.

    práticas.

  • C.

    políticas.

  • D.

    desenvolvimento.

  • E.

    procedimentos.

Com a transformação do chefe de departamento de pessoal em gerente de recursos humanos, o novo papel desse gestor de pessoas exige, hoje, a utilização de modelos estratégicos, que implicam envolvimento pleno na vida da organização e nas suas constantes mudanças estruturais. Considerando esse assunto, julgue os itens seguintes acerca dos conceitos atuais de gestão de pessoas.

Na gestão de pessoas, conhecer o conceito de cultura possibilita a definição de fronteiras claras para todos os membros de uma organização, um modo consistente na abordagem de novas situações, a união do grupo e a garantia de um padrão conhecido de sucesso para essa organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes com relação a análise de cargos, recrutamento, seleção e avaliação de desempenho e treinamento. A análise de cargos focada na pessoa do ocupante é aquela que descreve as atividades de uma ocupação, cargo ou função.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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