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O evento realizado com o objetivo de promover novo produto ou serviço de uma empresa comercial, pode ser corretamente classificado como
promocional.
educativo.
científico.
de entretenimento.
promocional, educativo e cultural.
José Carlos é caixa bancário há mais de dez anos. No último ano, em conversas com os colegas de trabalho, ele tem comentado que se sente muito cansado após cada dia de atividade, que já não se sente tão satisfeito com a atividade que realiza e que o banco não é mais um local onde ele sente prazer de trabalhar. O supervisor imediato de José Carlos observou que ele tem faltado com mais frequência ao trabalho e já não é tão pontual e que os clientes atendidos por ele têm reclamado da indiferença com que José Carlos lhes tem tratado.
Com base na situação hipotética apresentada, assinale a opção correta no que se refere aos fatores afetivos no trabalho.
José Carlos demonstra claramente baixo envolvimento com a carreira, que é uma das dimensões da motivação profissional.
A situação apresentada evidencia que José Carlos tem uma percepção errada da relação de trabalho com seus colegas e do clima organizacional.
No caso em questão, há indícios de que José Carlos está com baixa satisfação no trabalho, menor comprometimento organizacional afetivo e com esgotamento em relação à atividade que exerce.
Na situação apresentada, há indicadores de que José Carlos vivencia uma síndrome de exaustão no trabalho, em função da falta de apoio gerencial para a execução de sua atividade laboral.
A motivação de José Carlos, hoje, é menor que a de dez anos atrás porque ele se tornou mais velho, o que é natural.
Entende-se como autoritarismo organizacional:
Um estilo de personalidade caracterizado por uma atitude em face da autoridade.
Princípio da igualdade natural em que prevalecem o respeito e a justiça.
Valor moral que prioriza a justiça do grupo.
Um estilo de personalidade caracterizado pelo princípio ético do assédio moral.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes, que tratam de administração de material, administração de recursos humanos e administração financeira.
Caso o mercado de trabalho esteja em situação de oferta, o gestor de recursos humanos terá a expectativa de que o recrutamento de pessoal apresentará rendimento elevado.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação a administração de materiais, julgue os itens seguintes.
Considere os seguintes dados referentes aos valores de consumo de um material nas últimas 7 semanas (ordenadamente): 2 unidades, 3 unidades, 1 unidade, 5 unidades, 3 unidades, 4 unidades, 5 unidades. Nessa situação, o cálculo das médias móveis para três períodos resultará nos seguintes valores: 2, 3, 3, 4, 4.
Administração - Educação Corporativa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
É possível notar, entre muitos gestores públicos, preocupação crescente com a sustentabilidade de suas ações e com a estrutura necessária para dar continuidade e consolidar suas gestões. Elevar o nível de maturidade na gestão é garantir terreno fértil para o desenvolvimento e a perenidade de práticas positivas. Quanto ao conceito, aos modelos e aos componentes da maturidade, julgue os itens de 114 a 116.
Os princípios básicos que inspiram este código das melhores práticas de governança corporativa são: transparência (disclosure), equidade (fairness), prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa (compliance).
Com relação à seleção de pessoas como uma responsabilidade de linha e uma função de staff, considere as afirmativas abaixo.
I. A escolha final do candidato cabe ao chefe ou gerente do órgão requisitante, mas, o responsável pela indicação dos melhores candidatos é o órgão de recursos humanos.
II. A tendência atual é para a centralização e a concentração de serviços de recrutamento e seleção, admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração nas áreas de ARH.
III. A área de ARH está se transformando num tipo de consultoria interna para preparar e orientar os gerentes para a nova realidade.
IV. Quando não existe uma distinção clara entre linha e staff nas organizações, tende a ocorrer conflitos sobre quem tem autoridade de tomar as decisões sobre pessoas.
V. Pelo princípio da responsabilidade de linha e função de staff deve-se descentralizar a gestão das pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro, se mantém a função de assessoria e consultoria interna através do órgão e de RH.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e IV.
I, III e V.
I, III, IV e V.
III, IV e V.
II, III, IV e V.
Um verdadeiro Líder precisa estar ciente de todos os elementos que compõem uma tomada de resolução numa empresa. Portanto, a Teoria das Decisões é um mix de vários fatores, porém, podemos dizer que os primordiais para uma tomada de decisão são:
Tomador de Decisão; Elaboração de objetivos; Critérios de avaliação final; Estabelecimento de propósitos; Análise de Cenários; Avaliação de resultados.
Tomador de Decisão; Elaboração de objetivos; Enumeração dos critérios usados para as escolhas corretas; Estabelecimento de estratégias; Análise de Cenários; Análise de Swot; Avaliação de resultados.
Tomador da Sentença; Elaboração de custos monetários; Critérios usados para escolha de moeda estrangeira; Estabelecimento de estratégia; Análise de Cenários; Avaliação de resultados.
Tomador de Sentença; Elaboração de custos; Critérios usados para triagem de elementos organizacionais; Estabelecimento de meios éticos; Análise de Swot; Avaliação de resultados.
Tomador de Decisão; Elaboração de produtos e serviços; Enumeração de critérios diversos; Estabelecimento de metas; Análise de Cenários; Avaliação de resultados.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de compras e administração dos contratos de fornecedores e serviços, julgue os itens de 64 a 69.
Quando a relação de parceria entre uma empresa e seu fornecedor atinge um grau elevado de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, ela é denominada comakership.
Ainda sobre liderança, podemos entender que a análise de Swot é primordial para uma deliberação final de um gestor numa organização. Portanto, entendemos a análise de SWOT, como a análise de:
Pontos Administrativos, Pontos de RH, Projetos e Ameaças de uma determinada empresa.
Pontos Motivacionais, Pontos de RH, Projetos e Ameaças de uma determinada empresa.
Pontos Fortes, Pontos Administrativos, Oportunidades e Ameaças de uma determinada empresa.
Pontos Motivacionais, Pontos Fracos, Oportunidades e Projetos de uma determinada empresa.
Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças de uma determinada empresa.
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