Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do processo decisório, julgue os itens a seguir.

As decisões programadas maximizam a necessidade de gerentes ou administradores exercitarem seus critérios para tomada de decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à teoria geral da administração, julgue os itens a seguir.

A administração científica, estruturada por Taylor, é embasada no estudo de tempos e movimentos, na padronização de ferramentas e do modo de fazer e na separação entre planejamento e execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à administração financeira nas empresas, assinale a opção correta.

  • A.

    Em um dado momento, uma empresa que gera lucro pode estar em dificuldade financeira por não gerar caixa.

  • B.

    As atividades de investimentos financeiros e de financiamentos geram as despesas financeiras e as receitas financeiras, respectivamente.

  • C.

    Em um empréstimo pago pelo sistema de amortização francês (tabela Price) a amortização é de mesmo valor em todos os meses e a prestação é decrescente.

  • D.

    Via de regra, as empresas buscam no mercado de crédito os recursos de médio e longo prazo, necessários para aplicar na produção, enquanto que as necessidades de caixa de curto prazo são supridas no mercado de capitais.

A seguir é apresentado um diálogo, frente a frente, entre João (profissional de atendimento) e Júlia (cidadã solicitando um serviço). João: — A senhora é cadastrada na nossa empresa? Será que a senhora poderia me dar o número de identificação do cliente que aparece logo acima do logotipo na parte da frente da conta? Júlia: — Já dei essas informações da última vez em que estive aqui. Vocês não guardam os registros? João: — Entendo a sua preocupação, Dona Júlia. Se a senhora puder me ajudar a responder algumas perguntas, eu a colocarei em contato com a pessoa certa para resolver o seu problema. Júlia: — Hum, tudo bem. Então registre logo esses dados. Estou com muita pressa! O número é: 7765931.... 

                                   

Considerando o texto, julgue os itens de 56 a 60 com relação ao processo de comunicação interpessoal.

Houve ruídos na comunicação entre os dois. Um deles foi: a falta de clareza de João ao dirigir-se à Júlia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao assumir uma nova posição como administrador, um empregado de determinada organização se defrontou com as seguintes situações: diversos empregados desenvolviam sua própria maneira de elaborar as planilhas de prestação de contas que deveriam ser submetidas ao departamento financeiro; os empregados estavam frustrados com a remuneração recebida no desempenho de suas atividades. A principal medida adotada pelo novo administrador foi instituir um programa de cargos e salários com o objetivo de avaliar o mérito de cada empregado por meio de uma avaliação de desempenho do tipo escala gráfica. Essa reestruturação de cargos demandou uma nova estrutura organizacional, com a criação de dois novos departamentos. Esses novos departamentos estão em conflito, pois se consideram merecedores do recebimento da maior parte da provisão de recursos previstos.

Com relação à situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir, de acordo com as teorias da administração.

Caso o administrador adote uma liderança liberal, as questões serão debatidas e decididas pelo grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O acrônimo SWOT, derivado das iniciais de quatro palavras em inglês, é utilizado em planejamento estratégico para analisar estudo do ambiente organizacional, referindo- se

  • A.

    aos pontos fortes e fracos da organização e às oportunidades e ameaças com que vai se deparar no futuro.

  • B.

    respectivamente, à estratégia, ao trabalho, à organização empresarial e às tarefas a serem desenvolvidas.

  • C.

    às oportunidades e ameaças internas e aos pontos fortes e fracos do mercado no qual atua.

  • D.

    aos colaboradores e parceiros institucionais e aos pontos fortes e fracos que estes possuem.

  • E.

    à missão e visão estratégicas e às oportunidades e ameaças que permitem vislumbrar.

Acerca da dinâmica das organizações e da cultura organizacional, julgue os itens a seguir.

A existência de um sistema social em uma organização implica que esse ambiente organizacional seja um conjunto de relações estáticas, conforme descrito em um organograma empresarial.

  • C. Certo
  • E. Errado

São exemplos de planos de remuneração variáveis utilizados pelas empresas:

I - por unidades produzidas;

II - participação no lucro da empresa;

III - horas extras e banco de horas;

IV - participação nos resultados de produtividade.

Estão corretos os planos

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. I, II e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

As forças básicas que definem o nível de produtividade individual, segundo a Teoria Contingencial da Motivação de Victor Vroom, são

  • A.

    valência, expectativa e instrumentalidade.

  • B.

    autocontrole, individualidade e performance.

  • C.

    remuneração, produtividade e satisfação.

  • D.

    expectativa, esforço e resultado.

  • E.

    crença, valência e performance.

"Os conceitos utilizados em avaliação foram desenvolvidos pela economia e estão associados à função de produção que vincula recursos, insumos, processos e produtos." (Cohen; Franco, 2004). Em relação à avaliação de projetos, considere:

I. A cobertura de um projeto é o grau em que se alcançam os objetivos e metas de tal projeto em um determinado período de tempo.

II. A eficiência, nos casos em que a quantidade de produto estiver predeterminada, refere-se à minimização do custo total do projeto.

III. A eficácia e eficiência das metas e objetivos intermediários é uma condição necessária, mas não suficiente para a consecução dos objetivos finais de um projeto.

IV. A efetividade é expressa pela relação entre o custo real e o custo programado em um determinado período de tempo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...